Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

eliel_cardoso escreveu:estava lendo um post seu aqui no forum dizendo que o pistão flex passa 0,5mm para fora do bloco. Não vai pegar no cabeçote roletado original certo?
o pistao é o original dele.
eliel_cardoso escreveu:Outra coisa, este pistão cabe na biela do monza 2.0 normalmente ou tenho que comprar bielas do astra? Abraço e obrigado por tudo.
é o mesmo pistao a alcool amigo, porem sem o domo, pode por, se tem duvidas veja o topico do Dutra, ele fez no dele isso.

não existe biela de astra amigo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Hoje comprei todas as peças para começar a montagem. Mas o motor só vai sair da retífica na segunda. Já li muitos tópicos sobre a questão de qual óleo usar, mas ainda persiste um pequeno frio na barriga por conta do óleo 5w30. Comprei um cabeçote roletado 2009 e estou colocando no meu bloco 1990. Vai ficar tudo novo, bloco, vira, bielas, bronzinas, pistões, bomba, tudo novo. Será que ele (o bloco) aguenta o 5w30? Não seria fino demais para ele? Poderia me indicar o óleo mais recomendado para essa minha empreitada? Qual a melhor Marca/modelo/especificação? Desde já obrigado.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

leia o topico, ja expliquei isso. se tu por um oleo pela tua vontade teu motor vai quebrar, simplesmente assim!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 587
Registrado em: 20 Out 2008, 18:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Surfin »

Se a bomba estiver boa (e deve estar pois é nova), pode usar sem problemas. Peça para medir a pressão pra tirar a dúvida.

Só pra confirmar Rafaelo, óleos 5w40 e 0w40 também podem ser usados com esse cabeçote, não?
Monza: SL/E 1993
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

pode, oque nao pode é ter oleo grosso. esse cabeçote quanto mais fino melhor. ate o 0w30 pode ser, ate hoje nunca bati tucho desde que tenho ele com o 5w30
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por DÉCO »

Surfin escreveu:Se a bomba estiver boa (e deve estar pois é nova), pode usar sem problemas. Peça para medir a pressão pra tirar a dúvida.

Só pra confirmar Rafaelo, óleos 5w40 e 0w40 também podem ser usados com esse cabeçote, não?
.
Surfim
Em nenhuma hipotese c pode usar oleo com viscosidade superior a 5w30 em motor com cabeçote LFVT , os furos de lubrificaçao sao finissimos (na verdade é jogado um jato de oleo direto no rolete).
C colocar oleo com viscosidade superior, vai PERDER o cabeçote em poucos minutos de uso.
O restante das peças que no meu caso sao de 1989 , acabam recebendo uma proteçao superior por este oleo.
NAO recomendado oleo 5w30 para veiculos sem o cabeçote roletado, me parece que o 15 pode ser usado em cabeçotes convencionais, tem varios topicos sobre o assunto.
Eu uso Lubrax Valora, 100% sintético, tem um otimo preço e caracteristicas muito superiores, muito acima do que seria necessario, é um oleo prodizido para condiçoes severas, altas temperaturas, veiculos de competiçao e turbo.
Na verdade, este oleo sai praticamente o mesmo preço de um oleo comum, afinal a km de troca dele é de 10.000 km, contra os 5.000 km dos comuns.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Leocastro »

A título de curiosidade, o Vinícius (vrsilva), colocou acidentalmente o 5w30 no Monza dele, que não é roletado (cabeçote revisado ano passado), e, já fez senão me engano uma troca de óleo, e manteve 5w30.
Um amigo meu em SP, também usava o 5w30 no motor do Monza dele, que, ele fez por inteiro o motor, e, foi de 5w30 quando montou tudo sem medo. Rodou 130 mil, e, vendeu o carro sempre usando 5w30.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

o oleo 5w30 pode ser usado no monza sem problemas. na epoca nao era recomendado pq nao existe ne.

o mesmo FGP de alto atrito que tem no monza usa o 5w30 de fabrica. so ae ja diz tudo, recente o oleo e sistema mantido como no monza.

é a mesma coisa quando o assunto é oleo da caixa, ainda tem pessoas que usam aquele oleo ultrapassado da ypiranga, oleo mineral monoviscoso. hoje temos sintetico ou semi 75w90 que é superior ao da epoca. nao justifica usar um oleo de trocentos anos atras so pq esta no manual. manual nao se atualiza, mas o oleo sim.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder