Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Leocastro »

A título de curiosidade, o Vinícius (vrsilva), colocou acidentalmente o 5w30 no Monza dele, que não é roletado (cabeçote revisado ano passado), e, já fez senão me engano uma troca de óleo, e manteve 5w30.
Um amigo meu em SP, também usava o 5w30 no motor do Monza dele, que, ele fez por inteiro o motor, e, foi de 5w30 quando montou tudo sem medo. Rodou 130 mil, e, vendeu o carro sempre usando 5w30.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

o oleo 5w30 pode ser usado no monza sem problemas. na epoca nao era recomendado pq nao existe ne.

o mesmo FGP de alto atrito que tem no monza usa o 5w30 de fabrica. so ae ja diz tudo, recente o oleo e sistema mantido como no monza.

é a mesma coisa quando o assunto é oleo da caixa, ainda tem pessoas que usam aquele oleo ultrapassado da ypiranga, oleo mineral monoviscoso. hoje temos sintetico ou semi 75w90 que é superior ao da epoca. nao justifica usar um oleo de trocentos anos atras so pq esta no manual. manual nao se atualiza, mas o oleo sim.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 83
Registrado em: 15 Mar 2013, 02:09
Cidade: Carapicuiba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por JUCELIO »

Rafaelo escreveu:o oleo 5w30 pode ser usado no monza sem problemas. na epoca nao era recomendado pq nao existe ne.

o mesmo FGP de alto atrito que tem no monza usa o 5w30 de fabrica. so ae ja diz tudo, recente o oleo e sistema mantido como no monza.

é a mesma coisa quando o assunto é oleo da caixa, ainda tem pessoas que usam aquele oleo ultrapassado da ypiranga, oleo mineral monoviscoso. hoje temos sintetico ou semi 75w90 que é superior ao da epoca. nao justifica usar um oleo de trocentos anos atras so pq esta no manual. manual nao se atualiza, mas o oleo sim.
Pois é Rafaelo... eu tinha a mesma dúvida sobre tipos de óleo de caixa... eu tinha a mesma impressão porque não faz sentido por exemplo um óleo ser aplicável por exemplo para um cambio F23 e não poder ser usado num F18 (o contrário talvez sim!!) mas para não fazer uma caca, eu coloquei no meu o velho isafluido 556 no F18 ahueahue

Nesse vídeo aquí o técnico dá uma geral nesse assunto, ele é meio confuso mas tem umas informações de manual do carro . Note que interessante: Ele comenta sobre o manual do vectra que distingue os óleos, porem, logo em seguida posta a foto de um manual de um celta que diz que ambos os tipos de óleo podem ser usados.

Vectra CD 1994/95 8v C20NE
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Jucelio, problema que o pessoal é bem leigo e somente eles vao oque manual fala, como ja disse enumeras vezes... manual nao se atualiza, o oleo sim. é o mesmo que oleo de motor, na epoca era uma coisa hoje é outra. mesmo oleo porem sintetizado ou ate mais fino que pode ser usado sem problemas. tem muita gente aqui que usa 5w30 no monza sem nenhum problema.

usar um oleo defasado e mineral como esse 556 é mesma coisa que usar massa plastica nos dias de hoje. nao tem sentido algum!

eu uso oleo semi sintetico 75W90 na minha F17 nao tenho problema algum. alias em 1997 quando saiu a F17 recomendavam o oleo mineral 80, em 2011 a mesma F17 recomendam o sintetico 75w85 pq sera? nao precisa ser um tecnico pra saber.

infelizmente muita gente cai nesse assunto, uma por nao trocar o oleo da caixa como o manual frisa e a outra por usar um oleo defasado como o manual frisa rsrsrsr. apenas que nao diz use somente esse oleo né!


obs: esse cara ae do video é vendedor nao é eng.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Pessoal, tô pra comprar esse cabeçote roletado, porém algumas dúvidas que após ler o tópico todo, gostaria de confirmar:

EFI 9,2:1 vai pra 9,4:1 com ele sem rebaixar nem nada. Enviarei para a retífica de um amigo para uma revisão geral, possível troca de retentores e um faceamento, será que o material tirado eleva a taxa pelo menos pra 9,5:1?

Assim sendo, penso em rebaixar 0,5mm pra chegar aos 10:1 de taxa. Em uso "civil" não deve dar nada (creio eu), e quando tiver que andar na pista, penso em abastecer com Podium pra evitar uma possível pré-detonação, já que KS ele não tem e com o escape aberto, certamente não ouvirei uma batida de pino. Meu receio é que esse ligeiro aumento da taxa na prática provoque um esforço muito maior da parte "de baixo", que ainda é standard e tá com 127 mil km reais (tenho histórico de meu Monza desde zero). Zero de consumo de óleo, porém sempre rodou com 20W50 (coloquei 15W40 mas houve uma maior rumorosidade e vibração do motor, e um pequeno consumo de 500ml em 3 mil km). Não vejo mal em colocar o 5W30, ainda mais que estou com radiador de óleo do Kadett GSi e 4x1 com termotape, o que diminui bem a temperatura do conjunto. Um amigo disse que os anéis de pistão são menos sensíveis a "óleo fino" do que o cabeçote, procede?

Desculpem se é uma pergunta boba, mas há alguma maneira de aferir se a parte de baixo está 100% sem desmontar tudo? Única coisa que me vem a cabeça é medida da compressão cilindro a cilindro a "seco" e depois com uma colher de óleo, conforme instruem. Há algo mais que possa fazer?

Muito obrigado desde já! :)
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Ah, o diâmetro do duto de admissão passou de 33 pra 36mm. Seria bom eu abrir um pouco os dutos do coletor para chegar nessa medida, não?
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Rafael, usando o Cabeçote roletado correto, deixando a taxa original dele, vc nao vai ter problemas de "bater pino" , agora c rebaixar, nao sei c esta nossa "gasurina" vai aguentar sem bater pino, mas c isso acorrer "acredito" que a adiçao de um pouco de alcool no tanque resolveria, bem pouco mesmo, coisa de 10% .
No meu caso (totalmente diferente do seu, nao serve de parametro pra vc pois meu motor é 1.8 e uso roller 2.0), fiz muitos testes com vairas misturas diferntes, e com a taxa "estimada" do meu ficou em torno de 9 , lembrando q meu carro é original a alcool, nao consegui andar com gasolina pura, mas como o seu é original a gasolina, nao acretido que tenha problemas nao . . .

PARTE DE BAIXO :

Ela ter em torno de 125.000 km nao quer dizer quase nada, pode estar intacta como pode ja apresentar alguma folga, eu andei com um Kadett 92 zero que tive em torno de 260.000 km e vendi com esta km sem ABSOLUTAMENTE nada batendo, na minha mao chegava facil aos 400 k !, tem motores da familia do nosso com km acima de 1.250.000 km (um milhao, duzentos e cinquenta mil km) .

LFVT só pode andar com oleo 5w30 ou mais fino , pode colocar sem medo, 100% sintetico, que possue niveis de proteçao muuuuuuuito superiores quanto a atrito, amortecimento e tempetatura .

Da pra testar a parte de baixo sim, pelo menos parcialmente, removendo o carter, soltando uma biela e medindo com micrometro e comparando com a tabela, pelo menos vc fica mais tranquilo .
O sintoma q vc citou quando colocou oleo mais fino, acredito que seja causado pelos tuchos, problema q vc nao tera no "novo" cabeçote LFVT .
É muito sensato substituir os retentores e guias de valvulas no novo cabeçote, é barato e ja vai estar no "jeito" la na retifica , entao vc fica despreocupado com estas questoes.

Devemos ter em torno de 5 ou mais carros que foram instalados LFVT , ninguem reclamou, todos melhorararam significativamente, me parece que o meu foi um dos melhores resultados, ganhei 1km/l na cidade e quase 3 km/l na estrada, meu motor gira facil acima dos 8000 rpm, fica espetacular em baixa sem comprometer a alta, silencio, ausencia de vibraçao etc . . .

Vale cada centavo

C confirmando sua aquisiçao deste cabeçote LFVT seria legal vc abrir um topico somente para o seu projeto, e deixar o link do seu projeto aqui neste post .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Déco, muito obrigado pelo retorno!

O seu a álcool é 11,7:1 de taxa, com o LFVT chega a 11,9:1, não?

A sua melhora, ainda mais se tratando de um carburado a álcool, é surpreendente mesmo! Em % seria quanto? 20% de melhora?

Vou documentar todo o procedimento e farei sim um tópico, estou muito ansioso pelo resultado! Consegui cabeçotes mas em outras cidades, esta semana procurarei por aqui, para evitar problemas!
Responder