o que aconteceu como retrovisor ?

Assuntos específicos relacionados à acabamentos externos, rodas e pneus.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

o que aconteceu como retrovisor ?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Boa tarde, preciso da ajuda de voces!! hoje pela manha, notei que a capinha do retrovisor (lado carona) estava solta e ai verifiquei que ela nao esta mais encaixando, a principio ela esta boa notei que o encaixe no retrovisor que nao esta legal, mas notei que te outro problema o retrovisor esta um pouco bambo, por onde eu posso começar a desmontar para verficar se tem como conserta-lo com certeza algo quebrou, provavelmente uma pancada de alguem na garagem.!!!

monza GLS 95 - retrovisores eletricos
a capa nao fixa, parece que a base preta que fica no carro esta quebrada em parte da sua beirada!!!(mais isso acho que da para resolver)
Imagem

Imagem

como faço para desmontar???
Imagem

ao mexer a mao pra frente ou pra tras essa parte balança tem uma folga muito grande deve ter quebrado ou algum parafuso solto
Imagem

essa parte onde tem um risco vermelho parece estar solta
Imagem

Essas presilhas onde fiz um circulo vermelho em uma delas, estao encaixadas.
Imagem

alguem tem uma ideia de onde pode ter quebrado, ou dicas para que eu possa desmontar essa parte, para tentar consertar, o motor esta bom!!!
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: o que aconteceu como retrovisor ?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Caramaneiro 1

Essa capa da cor do carro é presa por um ressalto no fundo dela. Ela não é presa à parte preta triangular de acabamento.
Isso porque o espelho é basculante, em caso de esbarrão ele desencaixa os dois pinos e fica preso numa peça que em alguns Monzas é de metal e em outros (o meu, 94) é de plástico.
Você vai ter de remover o acabamento pelo lado de dentro da porta, para começar. É um triângulo de plástico preto que é só encaixado e na parte de baixo assenta sob a borracha de acabamento.
Depois de remover o acabamento você verá 3 parafusos, que fixam o espelho na porta:
Vista pelo lado interno:
Imagem

Vista pelo lado externo:
Imagem

A peça que aparece aqui é a peça que você diz estar solta. Ela é tipo uma dobradiça, que segura o espelho em caso dele desencaixar depois de um esbarrão:
Imagem

Essa peça, no meu carro, que originalmente era de plástico e quebrou, eu substituí por uma feita por mim mesmo, usando um vergalhão fininho desses de contrução:
Imagem

Depois de desmontar (cuidado para não arrebentar os fios dos motores elétricos) posta aqui o resultado.
O meu estava mole e tinha quebrado as partes plástica que seguram aqueles grampos. Eu fiz um reparo com fitas de metal e ficou perfeito:
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: o que aconteceu como retrovisor ?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Caramaneiro 2

Caso o problema seja igual o que ocorreu comigo, adianto pra você as fotos do conserto que fiz:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Resultado final
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: o que aconteceu como retrovisor ?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Luiz, obrigado pelas fotos, irei começar amanha a desmonta-lo nao sei se o problema e o mesmo do seu, nao me aparece que seje( digo isso pq ase vc reparar nas fotos, em volta dos pinos tem uns batentes pretos, me parece que estao bem presos, ja a parte do vergalhao parece solta, mas tenho que desmontar pelo menos uma parte para poder entender pq ele esta bem solto.

antes de tirar essa parte de dentro nao seria interessante soltar ele por fora???( forçar ele de frente para tras com as maos para ele desencaixar e ficar pendurado no plastico(vergalhao), aquele que vc trocou -- digo isso para nao precisar soltar os fios!!!

tenho que tirar o vidro tbm???

Obrigado pela ajuda!!!
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: o que aconteceu como retrovisor ?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

antes de tirar essa parte de dentro nao seria interessante soltar ele por fora???( forçar ele de frente para tras com as maos para ele desencaixar e ficar pendurado no plastico(vergalhao), aquele que vc trocou -- digo isso para nao precisar soltar os fios!!!

tenho que tirar o vidro tbm???
caramaneiro

Você pode sim desencaixar a parte de fora, forçando o espelho para desencaixar as presilhas dos dois pinos de sustentação.
Se fizer isso você verá se as presilhas estão bem fixadas na parte plástica
Mas se você soltar os 3 parafusos por dentro do carro, o conjunto todo vai sair, você puxa o chicote elétrico para cima e verá um plugue, fácil de desconectar.
Não é necessário remover nem o vidro nem o forro da porta. Nas minhas fotos o forro está fora por que eu estava fazendo um outro serviço na porta.
nao sei se o problema e o mesmo do seu, nao me aparece que seje( digo isso pq ase vc reparar nas fotos, em volta dos pinos tem uns batentes pretos, me parece que estao bem presos, ja a parte do vergalhao parece solta, mas tenho que desmontar pelo menos uma parte para poder entender pq ele esta bem solto.
O que mantém o espelho firme são os dois pinos e as duas presilhas. Se o espelho está com folga, certamente um desses elementos está com defeito. Sobre o vergalhão, ele não segura o espelho em situação normal, só quando ele desencaixa do lugar após um esbarrão. Você pode até tirar ele fora. No meu carro não tinha esse suporte, alguém já havia quebrado os dois, o do motorista e o do carona. Nesse caso, se o espelho desencaixar dos pinos, ele fica caído, preso apenas pelo chicote elétrico. Aconteceu comigo. Ainda bem que não arranhou a porta nem quebrou os fios.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: o que aconteceu como retrovisor ?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

sim, vou jogar um oleo primeiro, para facilitar o desencaixe por fora e posto fotos aqui!!
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: o que aconteceu como retrovisor ?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

caramaneiro

Você pode sim desencaixar a parte de fora, forçando o espelho para desencaixar as presilhas dos dois pinos de sustentação.
Se fizer isso você verá se as presilhas estão bem fixadas na parte plástica
Mas se você soltar os 3 parafusos por dentro do carro, o conjunto todo vai sair, você puxa o chicote elétrico para cima e verá um plugue, fácil de desconectar.
Não é necessário remover nem o vidro nem o forro da porta. Nas minhas fotos o forro está fora por que eu estava fazendo um outro serviço na porta.
Esta arrriscado tirar o retrovisor empurrando ele,como se tivesse levando uma pancada, pq o retrovisor esta rachado e ao forçar ali ele prov. vai quebrar vide foto abaixo.

Imagem

Soltando ele por dentro (pela porta) como vc me indicou!!! vai dar pra tirar sem forçar os dois pinos ?
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: o que aconteceu como retrovisor ?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Soltando ele por dentro (pela porta) como vc me indicou!!! vai dar pra tirar sem forçar os dois pinos ?
Caramaneiro

Para desencaixar os pinos no seu espelho está fácil, pois o espelho está sem a cobertura plástica e você pode usar uma chave de fenda e com ela abrir a presilha e desencaixar.
Se você tirar o conjunto todo vai ser a mesma coisa.
Quando o espelho está com a capa aí só forçando mesmo. E forçar é um passo para quebrar a fixação das presilhas.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder