Pneus

Assuntos específicos relacionados à acabamentos externos, rodas e pneus.
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1456
Registrado em: 13 Dez 2006, 16:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Pneus

Mensagem não lida por dedehulck »

Pneus: aparentemente, muitas pessoas costumam trocá-los somente quando os mesmos começam a ficar "carecas". Mas um pneu tem vida útil de cinco anos. Após esse período, começam a ficar ressecados e, com isso, a rachar (dificultando até o balanceamento).

Sempre verifique a profundidade do sulco. A profundidade mínima exigida por lei é de 1,6 mm. Estando abaixo disso corre-se grandes riscos de derrapagens e aquaplanagens. O momento ideal para a troca é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles, são atingidas.

Ao efetuar a troca, dê preferência para as medidas indicadas pelo fabricante. Alguns tipos de rodas e pneus, apesar de darem uma aparência agradável, poderão alterar o comportamento da direção. A velocidade indicada no velocímetro também poderá ser enganosa e diferente da velocidade real.

A calibragem deverá ser feita uma vez por semana (ou antes de viajar) e ainda com os pneus frios (preferencialmente pela manhã). Utilize a pressão indicada, não se esquecendo de calibrar o estepe. Ao viajar com o carro carregado, verifique a pressão (que será maior) recomendada. Calibragem errada provoca desgastes irregulares nas bandas de rodagem, diminuindo a vida do pneu. Se a pressão for insuficiente, o pneu terá um desgaste nas bordas; se for excessiva, o desgaste será maior no centro. No Monza (pneus 185/70, aro 13), por exemplo, a pressão média ideal (até 3 passageiros) é de 26 libras em cada pneu. Acima deste limite, ou estando carregado, o ideal será colocar 29 libras nos pneus dianteiros e 31 libras nos pneus traseiros. Em relação ao estepe, é recomendável manter entre 28 / 30 libras. O uso da tampinha de válvulas é fundamental para evitar que o bico receba impurezas.

O rodízio deverá ser feito a cada 10.000 km. Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente. Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, ou seja, os traseiros trocam de lado com os dianteiros, que passam em linha reta para os traseiros, sem alternar os lados.
™Dedé Hulck ™
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Só lembrando:

Esse T.W.I geralmente é uma marquinha bem na ponta das bordas dos pneus, já na banda de rodagem mas, não no lado que entra em contato com o solo. E ela é um indicador de uma "faixa" de borracha que vai de ponta a ponta da banda de rodagem.
Quando a banda de rodagem se desgasta a ponto de começar a gastar essa faixa junto, é hora de trocar os pneus! ;)
Responder