Pneus para aro 13

Assuntos específicos relacionados à acabamentos externos, rodas e pneus.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pneus para aro 13

Mensagem não lida por rafamts »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 30 Jul 2021, 18:41
Tenho uma Uno com aro 13 e não gostaria de ter que usar aro 14 nela!
rafamts

Quando comprei meu (só no Rio de Janeiro chamam Uno de 'a Uno') Uno, um Mille EX 98/99, ele veio com pneus 165/70/13. Olhando o manual, vi que de fábrica esses carrinhos saíam com pneus 165/70/13 ou 145/80/13. Consegui encontrar pneus Goodyear nessa última medida e o carro melhorou muito, em termos de maciez de rodagem e leveza na direção, que não tem assistência.
Não sei quanto tempo mais vou ficar com esse carrinho, que quebra um galhão quando preciso transportar muitas tralhas, mas tenho certeza de que não encontrarei mais essa medida de perfil 80. Antigamente todos os nossos carros usavam perfil 80. É a marcha do 'progresso", que vai deixando tudo pelo caminho. O proprietário é obrigado a improvisar, e nem sempre esse improviso é satisfatório. :(

Abs
Exatamente! Temos que improvisar, ainda que não queiramos! Uno com aro 14 pode até ficar bonito, mas certamente perderá na economia do combustível (mesmo que não seja tanto). Vou ter que providenciar um jogo de pneus aro 13 para o Uno. Pretendo fazer uma viagem ao Nordeste final do ano (em torno de 5.000 km ida e volta!). Ainda não decidi se vou de Uno, Monza ou alugo um carro numa locadora! Rs! rs!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pneus para aro 13

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Atualizando as informações da minha última postagem.

Vinha eu a 80/90 Km/h no meu Fiat Mille Ex pela ponte do Galeão, entrando na Linha Vermelha, e de repente ouvi um ruído estranho, que não percebi na hora de onde vinha.
O ruído foi aumentando, ao mesmo tempo em que o volante começou a vibrar e puxar para a direita.
Saquei que alguma coisa havia acontecido com um pneu ou com a suspensão do carro.
Com cuidado e sinalizando com o braço esticado para fora do carro, consegui passar por umas 5 faixas de rolamento e parar à direita na Linha Vermelha, junto à mureta, alguns metros à frente de um posto da Polícia Militar que existe ali.
Saí do carro e vi o pneu murcho e destruído.
Recuei com o carro até uma área protegida e, no sol de meio dia, pela primeira vez na vida, troquei um pneu na estrada.
Como não percebi nenhum buraco na via que pudesse ter furado o pneu, comecei a me preocupar com a idade deles.
Segundo meu caderninho de anotações do Fiat, a última troca de pneus havia sido em 2009, quando substituí todos, e em 2010, quando precisei substituir um que furou num buraco do asfalto e não teve conserto.
Resolvi trocar todos os 5 pneus, que não quero morrer por causa de pneu estourado a 90/100 Km/h. Se for um traseiro, grande chance de virar tragédia.
Verificando os pneus, todos Goodyear GP2 145/80R13, vi que os dois dianteiros foram fabricados no Peru, em 2011. Os traseiros foram fabricados no Chile em 2009. Não entendi como pneus que eu substituí em 2010 podem ter sido fabricados em 2011. Acho que anotei errado.
Aí começou a minha luta para encontrar pneus na mesma medida. Nacional de marcas conhecidas não existe mais. Acho que em 2009 já não existiam, vinham todos de fora, como Chile, Peru, etc.
Depois de muita pesquisa, acabei comprando pela internet 5 pneus chineses da marca Fortune, aprovados pelo Inmetro e que custaram, à vista, 408 reais cada. Se bobear os pneus estão valendo mais do que o carro. Mas não custam mais do que a minha vida e da minha família. :lol:

Terminada a novela do Fiat Mille EX 1998/99, vamos à do Monza GLS 1994.
Seus pneus, apesar de estarem aparentemente zerados, pois quase não rodo, foram fabricados em 2008. Ou seja, não vou pisar fundo na Linha Amarela (100Km/h) ou na Rodovia Dutra (100 a 110) ou na Airton Senna (120 Km/h) tranquilo. Vou ficar sempre esperando um dos pneus esvaziar do nada e me causar problemas.
Estou pesquisando pneus nas medidas 185/70R13 de marcas conhecidas mas está osso. Só marcas importadas. Mudar os aros não mudarei nunca. Mais fácil vender o Monza.

Obs: Existe muita informação falsa na Internet que diz que a validade de um pneu é de 5 anos. Na verdade, segundo os próprios fabricantes, 5 anos é o prazo de garantia. Se um pneu apresentar problemas de fabricação, tipo deformação ou outra coisa, o fabricante terá de substituir o mesmo. Normalmente as concessionárias medem o desgaste do pneu e você pagar um valor proporcional ao desgaste dos sulcos. Mas os mesmos fabricantes recomendam que não se use um pneu por mais de 10 anos. Deu pena largar 4 pneus aparentemente bons. Mas como eu disse lá em cima, minha vida vale mais que os pneu do meu Mille, ou do meu Monza.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Ricardo Rico
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1462
Registrado em: 28 Jan 2014, 00:08
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Pneus para aro 13

Mensagem não lida por Ricardo Rico »

Matéria publicada no último domingo no programa Auto Esporte da Globo indica, o aro 13 está em extinção, confira:

SUMIÇO DO ARO 13
https://globoplay.globo.com/v/10965859

O meu GOL CL 1.8 1989 está calçado com pneus 175/70 SR13, os dianteiros são ano 2017 (dentro da validade de 5 anos) já os traseiros são ano 2012 (vencidos), todos estão meia vida com os traseiros ligeiramente mais gastos que os dianteiros. Todos são Pirelli P-400 sendo os dianteiros EVO e os traseiros TOURING.

A ideia é trocar todos (incluindo as rodas) pelos 185/60 HR14 que equipavam os esportivos GOL GTS e GTi
AVALIA CARROS
www.avaliacarros.com
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Pneus para aro 13

Mensagem não lida por tyo »

E pneu 13 já era... 185 do Monza não acha mais em lugar nenhum, nem na internet. Coloquei rodas aro 15 do Vectra no meu por isso.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pneus para aro 13

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

pneu 13 já era... 185 do Monza não acha mais em lugar nenhum, nem na internet.
Se procurar na internet ainda acha. Não sei por quanto tempo mais, mas acha.
O ruim é que são marcas não muito conhecidas. Tirando o Dunlop, que, aliás, foi o fabricante pioneiro na área de pneus nos Estados Unidos da América, outras marcas são estranhas para nós. O Kumho, por exemplo, uma das marcas pouco conhecida, é marca original de fábrica dos carros Audi. No meu prédio tem um Audi com esses pneus.

No exterior acho que ainda fabricam veículos com rodas aro 13.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Pneus para aro 13

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 27 Set 2022, 17:48
pneu 13 já era... 185 do Monza não acha mais em lugar nenhum, nem na internet.
Se procurar na internet ainda acha. Não sei por quanto tempo mais, mas acha.
O ruim é que são marcas não muito conhecidas. Tirando o Dunlop, que, aliás, foi o fabricante pioneiro na área de pneus nos Estados Unidos da América, outras marcas são estranhas para nós. O Kumho, por exemplo, uma das marcas pouco conhecida, é marca original de fábrica dos carros Audi. No meu prédio tem um Audi com esses pneus.

No exterior acho que ainda fabricam veículos com rodas aro 13.

Abs
Acha aro 13 sim, mas 185/70 não acha mais em site nenhum. Pode olhar, eu procurei muito, sempre mostra sem estoque. Eu achei remold no ML só, mas aí é complicado...
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pneus para aro 13

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Acha aro 13 sim, mas 185/70 não acha mais em site nenhum. Pode olhar, eu procurei muito, sempre mostra sem estoque. Eu achei remold no ML só, mas aí é complicado...
Fiz uma busca antes de postar minha mensagem e encontrei vários sites com estoque da medida citada. Dunlop, JK Tire, Starfire.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Ricardo Rico
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1462
Registrado em: 28 Jan 2014, 00:08
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Pneus para aro 13

Mensagem não lida por Ricardo Rico »

Uma dúvida: No Monza o aro 13 vai do modelo 1982 até o modelo 1990 ou até o fim da produção incluindo ai o Monza tubarão de 1991 a 1996?

Me parece que a roda do Monza tubarão é de um aro maior, ou estou enganado?

E o Monza SR é aro 13 também?
AVALIA CARROS
www.avaliacarros.com
Responder