Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
ericovis
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:05
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Mensagem não lida por ericovis »

Essa semana tive o prazer de encontrar um Monza para chamar de meu. Depois de mais de 8 anos sem dirigir um Monza e de muito procurar por um carro com boa estrutura e com boa parte das peças originais acabei encontrado um Monza Classic 500 EF com um bom potencial para restauração.

Segue algumas fotos da criança:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em termos gerais o carro esta muito bom, com boa dirigibilidade e ótimo índice de originalidade. Olhando melhor o carro da pra perceber que ele teve bons donos ao longo dos tempos porém infelizmente o último dono não cuidou tão bem dele (talvez felizmente do contrário ele estaria vendendo por um preço muito maior :D)

O problema principal até o momento são alguns podres na lataria, parte devido ao ano e boa parte devido ao carro ter ficado em Navegantes - SC os últimos 4 anos pegando maresia como podem ser vistos nessas fotos:


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A maior parte do problema esta na parte dianteira do veículo, em especial nos paralamas e no encontro entre a parede corta fogo e o assoalho. No mais ele possui apenas alguns pontos de ferrugem superficial or pequena mas a lataria está bem alinhada precisando apenas de uma boa pintura.

Abri esse tópico para sanar as dúvidas iniciais são e as que forem surgindo ao decorrer da jornado, mas a pricípio o que eu gostaria de saber o quato antes é:

- Qual a cor original desse modelo? Vi em alguns locais preto perolizado, outros preto nobre, outros preto nobre perolizado, outros ainda falando sobre ser a mesma cor presente no onix atual (que na me lembro o nome), enfim, gostaria de um veredicto :D

- Quais eram as marcas dos farois (principal e neblina) deste ano? Eu sempre achei que eram Cibié mas tenho visto bastante locais dizendo que era Arteb, inclusive um dos meus faróis é da Arteb e tem o logo da GM.

- Quais era as marcas originais dos piscas dianteiros?

- O carro veio com o que me disseram ser o manual original, mas foram rasgadas algumas áginas incluindo a capa (dá pra ver na parte traseira que é do 500 EF). O problema é que eu não consegui encontrar a parte onde fica registrado as revisões e dados do proprietario, suspeito que esta informações ficariam nas ultimas paginas que também foram rasgadas (fico imaginando o motivo) mas se alguém puder me confirmar onde ficam essas informações vai ser de grande ajuda.

Além disso indicações de boas Oficinas em Joinville - SC ou região são bem vindas.

No mais é isso pessoal, obrigado desde já e no decorrer da restauração estarei postando mais fotos e descobertas aqui neste tópico.
Monza Classic 500 EF
Ex Monza SR 86
Ex Monza SL/E 91
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Bela empreitada hein amigo,logo logo pessoal aparece pra te ajudar.
Os faróis creio que são Arteb
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
MAGNOSL88
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Jun 2018, 21:54
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Mensagem não lida por MAGNOSL88 »

Belo clássico parabéns ,meu clássic se 89 são cibie os faróis picas e neblinas , e aposto que essa cor é preto granito o mesmo do meu.
MAGNOSL88
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Jun 2018, 21:54
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Mensagem não lida por MAGNOSL88 »

Está bem podre ae em baixo tem um serviço grande de funilaria tem que achar um bom profissional , a bobina tbm foi adaptada colocaram bobina de gol
ericovis
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:05
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Mensagem não lida por ericovis »

MAGNOSL88 escreveu: 22 Nov 2018, 22:59 Belo clássico parabéns ,meu clássic se 89 são cibie os faróis picas e neblinas , e aposto que essa cor é preto granito o mesmo do meu.
Obrigado!
Puts mais uma cor para o embate kkkk, to com medo de deixar a escolha pro olho do pintor mas tá difícil ter um veredicto sobre essa cor. Com sorte até o dia que ele entrar na oficina eu já sei certinho.
Quanto aos farois eu to começando a achar que são da Arteb para esse modelo mas não tenho certeza, nem sei se havia uma regra. Vou procurar por pares com o logo da GM, acho que não tem como errar muito dai :D

MAGNOSL88 escreveu: 22 Nov 2018, 23:06 Está bem podre ae em baixo tem um serviço grande de funilaria tem que achar um bom profissional , a bobina tbm foi adaptada colocaram bobina de gol
Sim, ele pegou muita maresia, vou dar uma lavada por baixo dele esse fim de semana pra tirar o resto do sal e areia da praia. E sim, essa bobina me incomoda desde o dia que abri o capô pra olhar kkkkkk mas só vou mecher nela depois de arrumar a lataria

vitormenezes9 escreveu: 16 Nov 2018, 21:24 Bela empreitada hein amigo,logo logo pessoal aparece pra te ajudar.
Os faróis creio que são Arteb
Obrigado!
Pelo que tenho pesquisado os faróis para esse modelo são o Arteb mesmo, mas também tenho visto muita coisa dúbia, creio que a GM não tinha um padrão tão definido assim para essas coisas, talvez fosse na base do que estivesse disponível kkkk
Monza Classic 500 EF
Ex Monza SR 86
Ex Monza SL/E 91
MAGNOSL88
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Jun 2018, 21:54
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Mensagem não lida por MAGNOSL88 »

Pelo que pesquisei todos classic se sairam com o kit cibié ,e os 500ef acho que sairam com os artebs no milhas e faróis e lanternas traseiras carto importadas da Alemanha , essa parte de ferrugem tem a ser bem lá lavada e resolver logo esse problema porque vai partindo aos poucos com quebra molas freada e viradas e chuva do dia a dia.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Novidades do 500EF?

Fim de ano é maio complicado para esses projetos, geralmente oficinas fecham, a gente viaja, e tudo para.

Achei legal seu carro. Tem bastante coisas para fazer, mas no geral, é um carro pouco mexido, o que é muito bom, indica uma boa base. Carro muito mexido é dificil de retornar ao original.

A cor do carro é o preto nobre. Sem mistério.

Farois e piscas podem ser Cibié ou Arteb. Sem mistério tambem. Inclusive, eu particularmente misturo pisca arteb com farol Cibié e vice versa, nas versões pré 90 isso era relativamente comum, dada a falta de peças no mercado, a montadora montava o carro com o que tinha no estoque. Se vc observar, seu carro deve ter vidros Santa Marina, Blindex, Vivex (venezuela) ou até ppg (venezuela).

Os neblinas (a lente tem que ser raiada) são Cibié. Arteb eu nunca vi. Para os Classics até 87 e SR até 88/89 os neblinas eram Arteb.

O meu eu restaurei em 2013. Passados 6 anos desde então, as peças ficaram muito raras e bem mais caras...tenha paciência em procurar.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
ericovis
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:05
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Restauração Classic 500 EF - Dúvidas gerais

Mensagem não lida por ericovis »

Evandro Monza SR escreveu: 15 Jan 2019, 23:15 Novidades do 500EF?

Fim de ano é maio complicado para esses projetos, geralmente oficinas fecham, a gente viaja, e tudo para.

Achei legal seu carro. Tem bastante coisas para fazer, mas no geral, é um carro pouco mexido, o que é muito bom, indica uma boa base. Carro muito mexido é dificil de retornar ao original.

A cor do carro é o preto nobre. Sem mistério.

Farois e piscas podem ser Cibié ou Arteb. Sem mistério tambem. Inclusive, eu particularmente misturo pisca arteb com farol Cibié e vice versa, nas versões pré 90 isso era relativamente comum, dada a falta de peças no mercado, a montadora montava o carro com o que tinha no estoque. Se vc observar, seu carro deve ter vidros Santa Marina, Blindex, Vivex (venezuela) ou até ppg (venezuela).

Os neblinas (a lente tem que ser raiada) são Cibié. Arteb eu nunca vi. Para os Classics até 87 e SR até 88/89 os neblinas eram Arteb.

O meu eu restaurei em 2013. Passados 6 anos desde então, as peças ficaram muito raras e bem mais caras...tenha paciência em procurar.
Obrigado pelos esclarecimentos! Realmente vai em ajudar a dar os próximos passos mais tranquilo. A propósito eu curti demais teu tópico de restauração do 500 EF, os vídeos no youtube também, li o tópico ele quase que inteiro já (falta pouco) e aprendi muita coisa, assim como vc também vou ter q tirar a tinta dos parachoques e frisos e já deu pra ter uma noção disso e de várias outras coisas. Muito obrigado por compartilhar tudo aquilo, minha motivação em criar esse tópico veio depois de ler o teu pq a gente sempre aprende muita coisa compartilhando aqui.

MAGNOSL88 escreveu: 23 Nov 2018, 22:55 Pelo que pesquisei todos classic se sairam com o kit cibié ,e os 500ef acho que sairam com os artebs no milhas e faróis e lanternas traseiras carto importadas da Alemanha , essa parte de ferrugem tem a ser bem lá lavada e resolver logo esse problema porque vai partindo aos poucos com quebra molas freada e viradas e chuva do dia a dia.
Sim! eu já dei uma boa lavada por baixo dele pra "retardar" o problema da ferrugem.


----------------------------

Alguns updates da restauração, mas sem fotos até o momento é que eu fiz uma pequena revisão na mecânica do carro pois ele já me deixou parado na rua algumas vezes, o problema aconteceu depois que eu dei uma lavagem geral no carro (por dentro, fora, assoalho e motor) o carro simplesmente parava de funcionar e não ligava mais, imaginei que podia ser algo na bomba de combustível.

Acabei trocando a bomba pois a que estava nele não era a original (Estava até incomodado pois dava pra ouvir um zumbido com o carro funcionando, foi botar a bomba original e pronto, voltou a ser um Monza), troquei também muita coisa na ignição (bobina, tamba do distribuidor, rotor do distribuidor, velas e cabos de vela e bobina) pois estava incomodado com aquela bobina diferente além de que o cabo da bobina para a tampa do distribuidor estava completamente podre. Porém o problema do carro ficar parando na verdade persistiu.

Verifiquei todos os aterramentos do porta malas e não tinha nada de errado, ainda assim reforcei eles. Depois disso testei o rele da ingeção eletronica, isolei os cabos que estavam decapados, passei limpa contato nas emendas rápidas e conectores sem muito sucesso. O casso simplesmente funcionava quando queria.

Acabou que o problema na verdade era o aterramento do módulo da ignição eletronica, não sei se eles estava corretamente instalado mas o fio do aterramento ia na lata e ficava no mesmo parafuso de fixação do módulo o que gerava um mal contato partial eu imagino, sendo assim o carro conseuguia mandar centelha mas a corrente não era suficiente pra fechar o contato no relé da ingeção e assim mandar corrente para a bomba de combustível (não sou mecânico, estou assumindo isso kkk). Provavelmente depois da lavagem de motor o se mecheu ou o ate módulo de ignição se mecheu ou a água oxidou o aterrament o que causava o problema. Corrigi o problema do aterramento e agora o carro voltou a rodar normal.

Um problema que me incomodava porém é que o carro não estava com a marcha lenta muito ajustada e constantemente falha um pouco nas retomadas, em especial em terceira marcha, resolvi daí deixar ele na oficina pra fazer uma limpeza na admissão (coletor, flauta e bicos) quando o mecânico abriu tudo encontrou dois bicos injetores "importados" que além de não serem originais estavam injetando gasolina direto. No momento não estou com o carro ainda ele pois ele aguarda ainda a chegada dos bicos injetores que encomendei no Mercado livre então não sei se isso irá resolver o problema das falhas em retomadas (se é que isso é um problema pois são bem leves)

Espero que na terça feira eu possa pegar ele pra dar uma volta e ver como ficou. Pegando ele eu posto umas fotos do antes e depois do cofre do motor aqui além das minhas impressões gerais do funcionamento do carro depois da revisão.

No meio tempo também já comecei a garimpar algumas peças na internet pra quando começar a fase de acabamento, no momento to mais focado em conseguir uns spoilers originais em bom estado (e bom preço também) e a grade dianteira original, ainda não tiver tempo de garimpar isso nos ferro velhos aqui de Joinville mas devo fazer isso em breve.

Além disso já fechei contrato com uma oficina, eles devem começar a trabalhar no carro em Março (pelo menos é o combinado até agora).

Muito obrigado galera, vcs estão me ajudando demais :ok:
Monza Classic 500 EF
Ex Monza SR 86
Ex Monza SL/E 91
Responder