Monza Classic SE 1992

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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Monza Classic SE 1992

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

No Manual do Proprietário do Monza (de maio de 1991), página 7-06, na "Tabela de lubrificantes e fluidos recomendados, verificações e trocas" pode-se ler na linha "Motor" as seguintes especificações recomendadas de óleo: Óleo SAE-10W30 ou 15W40 ou 20W40 ou 20W50 (API-SE, API-SF ou API-SG).
Ronaldo62

Eu pensei que o carro em questão fosse um Monza SE 92.
Como você deve ter visto na figura postada por mim, o óleo SAE 10W30 não está previsto no Monza 92.
Claro que o proprietário pode colocar o óleo que quiser, afinal o carro é dele. Tem gente, por exemplo que coloca um monte de aditivos desnecessários, que só servem para duas coisas: gastar dinheiro e estragar o óleo original.
Outros mudam de óleo mineral para sintético. Na minha opinião (fui mecânico de avião durante a vida toda), motores antigos não precisam desses óleos modernosos (e caros) de hoje. Basta seguir as intruções do manual e o motor vai durar mais que o carro.
Óleos com viscosidade mais baixa nem sempre fazem um serviço melhor. É preciso que o motor em questão seja adequado para aquela viscosidade.
Motores modernos usam óleo mais 'fino' simplesmente porque os processos de fabricação de motores evoluiu, permitindo folgas menores.
Não se esqueça de que a função do óleo não é só lubrificar. É manter um filme entre as peças, transferir calor e mais um monte de coisinhas.

No primeiro avião em que trabalhei, o Douglas C-47 bimotor, com dois motores radiais de 14 cilindros cada e 1200 HP, o óleo lubrificante não continha detergente (nessa época óleo nenhum tinha detergente) e quando surgiu um óleo com detergente, era proibido usar o óleo novo. Só depois de revisão geral do motor, quando ele era totalmente desmontado, limpo, regulado, etc. Simplesmente porque esse óleo novo poderia arrancar toda a borra que o motor continha em seus canais de lubrificação, entupindo tudo.
Quando eu resolvi mudar o óleo do meu Monza por um óleo da Shell, que contém mais detergente que os outros, fiquei com medo de acontecer algo parecido. Meu Monza estava batendo válvula quando frio, custava a preencher os tuchos, e eu achei que deveria haver borra neles. Felizmente resolvi o problema e não ocorreu nenhum entupimento.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
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