Monza Classic 2.0 87/87

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza Classic 2.0 87/87

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Começando com uma história...

Desde o distante ano de 1984 eu sou um apaixonado pelo Monza.

Raros eram esses carros onde eu morava, na periferia da cidade de Santo André, no ABC paulista.

O primeiro Monza que me chamou a atenção foi o do dono da farmácia do bairro, conhecido como Waltinho. Ele deixava seu hatch preto, zero, parado em frente da farmácia. Era simplesmente um carro que parava os que passavam pela rua.

Eu trabalhava no boteco que meu pai tinha, e desse modo, conhecia todo mundo do bairro.

Tinha um de nossos fregueses, pouco habitual, que tinha um Chevette GP, que tirou zero. Em 87, esse cara, chamado José, trocou seu Chevette GP praticamente zero (ele era a encarnação do Zé frisinho) por um Monza SL/E dourado, 2 portas, 2.0, interior tabaco, zero km.

O tempo passou, os filhos do Zé saíram de casa, sua esposa faleceu, ele teve um derrame...e esse carro ficou parado.

Durante mais de 10 anos eu fiquei na espreita para comprar aquele carro. Baixissima km e tratado com todo zelo. Mas, quis o destino que aquele carro nunca fosse meu. Nem sei mais se o "Zé do Monza", como o chamavamos lá em casa, ainda esta vivo.

Bom... isso foi para explicar o porque o "Zé", o Monza das fotos abaixo, me chamou a atenção.

Depois do hatch e do sedan 4 portas, desejava fechar a trinca de carrocerias montadas no "Brasil" (ok, o Hugo é venezuelano) para o Monza baseado no Ascona. Desse modo, já há algum tempo, estava atrás de um singelo SL/E 2 portas. Esse era o requisito. Monza SL/E, 2 portas, que fosse entre 85f2 e 90, e de preferência que não fosse prata lunar. Queria um SL/E por tratar-se do modelo mais corrente desse campeão dos anos 80.

Durante todos os dias, durante alguns meses, olhei nos classificados. Colegas e amigos me enviavam algumas sugestões, as quais agradeço aqui (afinal, foi assim que o Hugo veio parar comigo).

Incrível, mas como é difícil encontrar um carro que me chame a anteção, que me pegue pelo coração. Como é difícil achar aquele carro que vc perde o controle e fala: "é meu!".

Parece estranho, mas achar um SL/E bom e sem modificações, e com manual, é bem difícil. Muito...e os preços estão indo para a estratosfera. Carros que estejam absolutamente originais, dentro desse padrão, estão vendendo rapidamente, e por preços nem sempre "pagáveis". Mas mesmo assim, vendem.

Diante disso, virei meus canhões para outro alvo: Classic que fosse mpfi e com painel digital, cambio manual, e preferencialmente 92 ou 93. Impossível. Tem sorte os amigos Lott e Leocastro. Não larguem de suas joias, nunca !!!!!

Eis que tropecei com um anúncio de um Classic 87, já tarde da noite ou madrugada de uma sexta feira, há umas 3 semanas atrás.

Liguei para o cara no sábado de manhã, e sábado a tarde eu já estava com o carro. Sim. Foi aquele carro que me fisgou. Aquele que não me deixou pensar de modo racional. Aquele carro que me fez simplesmente dizer...sim...kkkk


Um pouco sobre o carro

Trata-se de um Monza Classic, como vcs podem ver, com bom nível de originalidade.

Único dono, 67 mil km rodados originais. Não, não se trata de um carro imaculado. Não se trata de uma pérola do Júlio Raridades ou do Reginaldo de Campinas. Não. Mas é um sobrevivente. É um carro que cruzou quase trinta anos com uma saúde impecável, e detalhes surpreendentes para mim.

O carro foi de um advogado, que era autoridade aqui na região. Tirou zero, na cidade de Campinas, na Concessionária Cedros. O carro ficou uns 10 anos parado, e voltou a andar esporadicamente nos ultimos anos, e mais intensivamente nos ultimos meses. O dono se foi para o andar de cima e a família o vendeu. E eu o comprei assim, na sorte.

Então, voltando para a história do outro Monza lá do "Zé do Monza". Esse Monza reúne alguns elementos que eu queria:
- 2 portas
- Classic 87 (já tinha comentado várias vezes com alguns amigos que esse era um carro que me chamava a atenção).
- A cor externa, identica ao do Monza dourado do "Zé do Monza"
- A interna tabaco, muito semelhante ao Monza já citado.
- As condições de preservação interna e externa do carro
- A baixa km
- Os detalhes que foram preservado ao longo dos anos, que postarei em fotos.

E, o nome, tomei emprestado do Zé do Monza. Aquele carro que quis por tantos anos, e nunca pude te-lo, e que teve um fim triste (ele foi roubado e dele não se tem mais notícias) foi o que me inspirou a adotar o "Zé", esse Classic dourado que vocês vão acompanhar por aqui.


Quais são os planos para o carro?

Ao contrário do que fiz nos casos anteriores, não tenho a intenção de voltar para 1987. A intenção aqui é ir mais pelo caminho que seguia o saudoso LCD. O mínimo de intervenção, apenas para corrigir aquilo que esta gritantemente fora do padrão, e preservar o que está lá. Nada de trocar polainas por estarem riscadas. Nada de pintura geral.

O objetivo é deixá-lo como testemunho vivo de como um carro pode passar esses anos em condições dignas.

Depois desta breve introdução, posto abaixo as fotos do anuncio, e uma foto dele com seus novos irmãos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic 2.0 87/87

Mensagem não lida por Murillo »

PQP hein Evandro!!! E que enredo maravilhoso!!!

Esses dias vi que vc alterou sua foto do avatar e fiquei perguntando o que era aquele outro Monza junto com o Barão e o Hugo, eis a resposta! :lol: Pensava que tinha sido alguém em visita a sua residência! :lol:

Mas é um belo e raro Classic 87, É um casamento perfeito essa cor externa com o interior. Mil parabéns por mais essa nova aquisição meu caro! Você já possui um acervo de encher os olhos, agora foi a cereja do bolo! :lol:

Mas eu sei que vc não irá aguentar, com o passar do tempo vai deixar padrão Hugo e Barão, nem que seja superficial! kkkkkk

Finalizando: Mais fotos, please!! kkkkk

Abraço e muito desfruto com todos eles!
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
rmmnato
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 350
Registrado em: 26 Mar 2014, 11:51
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic 2.0 87/87

Mensagem não lida por rmmnato »

Evandro meu nobre guru monzeiro, como já tinha te falado, belo exemplar, bela história, escolha perfeita, isso é um ciclo viciante, mesmo sendo um amador, conte comigo pro que precisar.

Foto, mais fotos!!!
GM Monza SL/E 2.0 1989/1990 2p Gasolina - Cinza Berilo
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Classic 2.0 87/87

Mensagem não lida por Leocastro »

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Lembro muito bem de um amigo que me disse tempos atras: Se eu comprar outro Monza, a mulher me expulsa de casa! Portanto Evandro, qual seu novo endereço?!

Brincadeiras a parte, cara, sensacional este Monza, e, vou te falar, Se você gosta de Monza desde 1984, eu gosto desde 1987 (ano que nasci), e, olha o primeiro Monza que eu andei, me lembro muitíssimo, meu tio teve um dessa cor, SLE 2 portas, com interior tabaco, e, não sei porque, os bancos dele tinha o porta revistas atras. Eu, ia sentado no apoia braço do banco traseiro, e, quando sentia frio, colocava meu praço dentro do porta revista, pra me aquecer! kkkk.
Eu tenho uma foto ao lado desse monza, depois posto aqui no fórum!
Parabéns pelo carro! E, agora me deve volta em 3 Monzas! Você não mencionou se este Classic é completo, mas, se for, você já tem a grafia da chave do AC original dele em mãos, a que te enviei! Rs.
Grande abraço e, sucesso! Nos vemos em Agosto do próximo ano! (Ou antes, quem sabe!)
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic 2.0 87/87

Mensagem não lida por vini84 »

Meus parabéns Evandro!!

Só uma palavra resume a sua garagem: SENSACIONAL!

Muita saúde para continuar preservando a história do Monza!

Sobre o Zé, que configuração maravilhosa! Particularmente, eu acho o modelo mais bonito da linha Monza. Classic 86~87. Essa cor casa perfeitamente com o propósito do carro.

Grande abraço e que venha mais um tópico repleto de histórias sobre o Monza!


Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Tiago Grego
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 11 Fev 2011, 09:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic 2.0 87/87

Mensagem não lida por Tiago Grego »

Evandro, belíssima história.... uma introdução excepcional deste novo capítulo de vida desse lindo Classic '87..... Parabéns pela conquista e, claro, sempre acompanhando, com muito gosto, a cada novidade, mesmo que seja um simples limpeza..... 8) 8)

Abraço.
"Nunca diga a Deus o tamanho do seu problema, diga ao seu problema o tamanho do seu Deus!"

Abraço, Imagem
Tiago Grego
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic 2.0 87/87

Mensagem não lida por vrsilva »

Lindo carro, linda configuração e duas portas ainda... Luxo demais... Show de bola Evandro... Mostre nos mais dele!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic 2.0 87/87

Mensagem não lida por pablopttm »

Murillo escreveu:PQP hein Evandro!!! E que enredo maravilhoso!!!

Esses dias vi que vc alterou sua foto do avatar e fiquei perguntando o que era aquele outro Monza junto com o Barão e o Hugo, eis a resposta! :lol: Pensava que tinha sido alguém em visita a sua residência! :lol:

2x


Parabéns por essa conquista e me conta qual o segredo pra sua mulher deixar isso acontecer :smt005
Eu acho lindo esses monza na cor "café com leite" , poste fotos do interior , acho muito legal o veludo dele todo furadinho .

Abraço
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Responder