Boa noite senhores!
Antes de mais nada, obrigado pelo apoio Robson! Nesse mundo de "restauração", palavras de incentivo são sempre necessárias!! rsrs.
Bem, depois de um longo e tenebroso inverno, volto com notícias do Pomarola!
Não, ele ainda não esta pronto...
. É difícil conciliar família, trabalho, garagem do sogro/sogra, garagem dos pais e restauração! rs.
Desde julho, não fiz graaaaaandes progressos, mas alguns passos importantes foram dados. O primeiro deles, foi no tocante ao rumo dos trabalhos. No início, primava por peças de qualidade, mas sem grandes neuras em manter 100% de peças originais. Pouco depois, percebi que qualidade e originalidade andam sempre de mãos dadas. Visto isso, virei um Zé frisinho. Gostaria que tudo fosse exatamente como era quando o Pomarola saiu da linha de montagem la pelos idos de 1987. Tenho seguido fielmente o plano, mas algumas coisas começaram a "fugir" do controle... Por exemplo: cintos de segurança. Os originais do Pomarola estavam totalmente inutilizados. Pensei bastante, me irritei muito e por fim, decidi colocar um jogo completo de cintos de segurança novos e mais modernos. Foi neste ponto que abandonei o plano de 100% original. Os alto-falantes também estão mais modernos, sendo um jogo da Bravox. Inclusive, pelo acabamento dos tweeters serem vermelhos, retirei as telinhas dos suportes traseiros e deixei os alto-falantes aparentes. Confesso que gostei do detalhe.
Falando um pouco do progresso, o carro esta com interior praticamente montado. Restaurei as forrações laterais traseiras e do porta malas com as suas devidas fixações. Como já mencionei, os cintos de segurança foram todos trocados. Pequenos detalhes como tampas dos parafusos dos vidros traseiros basculantes, batente do acelerador, nova coifa do câmbio também estão em seu devido lugar.
Não tenho fotos dele, mas tenho fotos para ilustrar o que vem a seguir:
Eu já havia comentado que o motor ficou ótimo! Também, pudera... ele é praticamente 0km. Apesar de não sair com o carro, sigo rigorosamente a regra de liga-lo semanalmente. E de uns tempos para ca, havia notado que o funcionamento estava um pouco irregular quando o motor aquecia. Resolvi tira-lo da garagem e verificar como ele se comportava andando. Minha nossa.. o carro estava quadrado! Não permanecia ligado, na fase aquecida, mas nem por decreto. Pensei logo na regulagem carburado. E foi ai que veio minha surpresa! Eu já assisti 'n' vídeos no youtube sobre o 2e, por curiosidade mesmo... ao retirar a bandeija do filtro e bater o olho no carburador, logo vi conexões bastante estranhas ali. Sabe, depois de gastar tanto em mecânica, ver aquilo me deixou muito irritado. Resolvi então ir mais a fundo e retirar o carburador. E ai foi um show de horrores... A começar por um interruptor de marcha lenta! Até onde me constava, isso era somente aplicável às versões a gasolina. Depois notei que a borboleta do afogador estava "solta", sem qualquer controle. A conexão entre a haste e o eixo da borboleta estava quebrada. Ao abrir a tampa, o aspecto era péssimo. Corrosão, gicleurs com aspecto muito ruim (muitas marcas de chave de fenda), segundo estágio completamente travado! Analisando tudo, cheguei a uma conclusão: esse carburador é "cabrito"! Para mim, ele era originalmente a gasolina, e alguém o "transformou" para álcool trocando a giclagem. Posso não ter razão, mas os indícios me levaram a acreditar nisso. E assim, por conta disso, o Natal chegou mais cedo para o Pomarola:
Depois de todo o stress, fiquei muito feliz com a aquisição. Um investimento relativamente alto, mas que eu acredito que vai me trazer bastantes benefícios. Estou bastante ansioso para instalar no carro neste final de semana!
Espero voltar em breve com mais novidades.
Até o próximo capitulo!!
Att.,
Vini