Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração"

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por Murillo »

Bela aquisição Vini, tem que ver que o lado sentimental das coisas que também conta! kkkkkk O valor desses faróis praticados hoje só perde praticamente para o aerofólio do S/R (por enquanto!) :lol:
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por vini84 »

Boa tarde pessoal!

Sabem aquela velha máxima: "Nem tudo são rosas"? Pois é... Sempre me falavam: "restauração é teste de paciência e vocação!". Acompanhei vários tópicos por aqui, como o do Evandro por exemplo. E me convenci de que restaurar realmente é difícil. É um teste dos mais difíceis! Nesse pouco tempo ja testei meu coração (lembram da história do cara que cortou a minha ponteira do escapamento? - cardíaco OK), meu estômago... pois se até agora não tive uma "úlcera nervosa", acho que sou imune! rsrsrs.

Um breve resumo dos últimos dias...

Desde que vi o Pomarola pela primeira vez soube que ele não era um carro restaurado. Vários detalhes denunciavam que ele era um carro reformado. Pois bem. Havia muita coisa ja pronta, e em vista da experiência compartilhada aqui pelo forum, pensei: "vou encarar e final de "restauração". Acreditem: existe algo pior (do ponto de vista nervoso) do que restaurar! E esse algo é continuar a restaurar. As decepções, por vezes, são muitas. Você encontra várias coisas nas quais pensa que poderia ter feito diferente, ou não aceitaria tal coisa, enfim... acredito que na restauração iniciada/terminada por você mesmo também seja assim, mas quando vc esta apenas tocando em frente fica a clara sensação de que seria diferente se você estivesse la no começo.

Bem, deixando de bla bla bla, há alguns finais de semana atrás, decidi desmontar o tabelier por completo. Apanhei por um certo tempo do cabo do afogador, do radio, mas por fim cheguei no volante. E quem disse que o miserável saiu?! Nem com saca volante!!! Chegou a quebrar parte da base metálica interna (onde o saca solante prende as garras) e nada de sair. Era hora de se dar por vencido. Vamos olhar o lado bom: o painel desmontado vai permitir que cheque em detalhes os chicotes. E muitos "grilos" serão sanados. Ok. Ja que estava na vibe da desmontagem, resolvi desmontar os para-choques para troca dos suportes e realinhamento dos mesmos. Foi ai que minha sorte começou a mudar...

Desmontei o dianteiro e fui virar o carro na garagem para ter mais espaço para desmontar o traseiro. E quem disse que a primeira marcha engatava?! Desmontei o para-choque traseiro no lugar que o carro se encontrava mesmo e fui levá-lo ao mecânico para verificar o cabo de embreagem. Antes de sair fiz uma regulagem no que sobrou do cabo (estava praticamente rompido) e consegui o minimo de curso para ao menos engatar ré e primeira marcha. O resto era no tempo do motor mesmo. Ao chegar no mecânico, ja pedi que ele verifica-se o que precisava de reparo. E aqui cabe uma explicação:

Num primeiro momento, fiz a revisão do carro com um mecânico bom (porém não excelente) para que colocasse o carro em condições de funcionamento. A idéia era poder desloca-lo com segurança para que eu pudesse aos poucos instalando/reparando os itens faltantes e necessários (principalmente acabamento).

Porém, com o carro já com o interior feito (faltando uma boa limpeza e pouca perfumaria) e para-choques desmontados, pensei que era uma boa hora para uma revisão geral, no mecânico excelente (ai meu bolso....). Afinal de contas seria voltar da mecânica, montar para-choques, revisão elétrica, montar interior e correr para o abraço! Mas... havia uma pedra no meio do caminho. Que a lista de mecânica a revisar seria grande eu não tinha duvida, afinal ja convivemos há alguns km. O que eu não contava é com o painel corta fogo (dash) dominado por corrosão!! As bases de longarinas também ja estão com inicio de corrosão... é triste.

O baque foi grande... a decepção me desanimou bastante. Porém há males que vêm para o bem. A "vaca ja deitou", agora é tratar de levantá-la!

Todo o drivetrain do carro foi desmontado. Encontrei um ótimo funileiro/restaurador que fará o serviço de recuperação no carro. Ele esta indo para a oficina no dia 16/2. Nesse meio tempo estamos trabalhando na substituição de todo o sistema de freio (restou somente o pedal e os discos dianteiros... rsrs). Sistema de arrefecimento idem. Totalmente substituído (na primeira intervenção mecânica, bomba d'água, termostatica e limpeza haviam sido feitas... porém entendemos que as mangueiras e radiador deveriam ser substituídos também). Suspensão, só restou os amortecedores traseiros.

Um outro ponto que me desagradava será corrigido agora também: a pintura do cofre do motor. O carro chama atenção por causa da cor, mas ao abrir o caput dava aquela desanimada... agora isso vai mudar!

Enfim senhores... em breve posto fotos dos estragos/soluções!

Por enquanto é isso! Keep walking! rsrsrs


Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Porrra Vini, chato mesmo!!!!

Mas o lance é foco no resultado final. Daí vc atravessa qualquer deserto ou oceano!!!!!

O Pomarola vai ficar perfeito! Pense nisso. E ninguém vai ter um tão bonito como ele!!!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Guids
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 280
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por Guids »

Poh Vini.

Me senti na sua pele, quando a gente começa uma reforma ou restauração, por mais pessimista que a gente seja, sempre somos surpreendidos por defeitos que nunca passaram pela nossa cabeça.

Mas o pior, é quando você dá um serviço para algum profissional e esse cara faz um serviço muito abaixo do esperado ou até mesmo pior do que você mesmo faria em casa.

Posso te dizer que isso faz parte, tanto faz tu começar do zero ou pegar um projeto em andamento, sempre vão haver problemas.

No meu caso mesmo não sendo uma restauração "placa preta", fiz e refiz muita coisa, por exemplo, na parte mecânica.

A carburação passou por 4 mecânicos, estou no segundo carburador, levou um ano até que o carro ficasse perfeito.

O setor de direção estava ruim, comprei um novo e apresentou defeito, estou com o terceiro no carro e vou ter que por outro.

O cabeçote tive que fazer duas vezes, por que apesar de levar em um cara conceituado o serviço ficou ruim, uma válvula de escape não vedava e o carro não tinha marcha lenta. O segundo resolveu.

Nem vou entrar na parte estética senão ficaria dias escrevendo hehehhehehe

Então amigo, relaxa, deixa a pressa de lado por que é isso aí.

Só é fácil nos programas de TV ou nas revistas, no mundo real são dez problemas para cada alegria.

Mas mesmo assim vale muuuuito a pena.

Abrasss
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por vini84 »

Srs., bom dia!

Evandro / Guids, obrigado pelo apoio!

É só mais uma pedra no caminho... logo ele estará tomando forma novamente!
Seguem as fotos do estrago:

Imagem

Imagem

O lado mais afetado foi o lado do motorista. Existe corrosão no assoalho também, mas como o carro ja estava fora do elevador não consegui bater fotos.

Mas, como dizem, o show não pode parar! Atual situação do interior do Pomarola:
Imagem

Imagem

E mais "caixinhas da alegria"! Amortecedores do porta-malas:
Imagem

Imagem


E por fim, a desesperadora lista da mecânica:
Imagem

Estive analisando a lista e cruzando com os serviços feitos anteriormente e cheguei a conclusão que montei um Monza novo! rsrsrs.

Tenho mais um item que comprei recentemente, mas esse estou sem foto no momento. E faço questão de divulga-lo com foto!! Portanto... aguardeemmmm.



Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Seu SR ficou show! Parabéns! Eu sou novo no fórum.
Sempre tive uma forte queda para ter um classic, já possui 3 monzas um 85 sle completo da mesma cor que você restaurou (Vermelho Bonanza) Um classic 86 mas estava muito ruim de lata e por último um SLE 90 completo, mas desgostei por que não ere um Classic! Estou pensando em restaurar um Classic SE 90 que adquiri há um 2 meses, mas começo a achar não será tarefa fácil. Eu já consegui várias peças originais no desmanche.(relogio digital com cronometro, console completo, tampa do filtro do ar, quebra-sol com lanternas, ) O que me animou é que praticamente tudo está funcionando, até o ar está gelando! mas também há muitos detalhes como algumas partes bem ruins como podres nas partes traseiras dos para-choques traseiros, e também no assolho do lado do motorista. A saia dianteira também está muito amassada e furada (alguém fjuou a lata para colocar os farosis de neblina, :smt021 ! Mas vou tentar fazer o melhor que puder. Ao ver o trabalho que você teve, me encorajou a fazer o mesmo. Valeu seu esforço.
Gilmar.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por vini84 »

Obrigado Gilmar! Assim que possível abra um tópico para tratar da restauração do seu Monza! O pessoal por aqui nos ajuda muito com informações e dicas que são muito valiosas! Fora o apoio emocional que é fundamental! rsrsrs.

Bem senhores, vamos ao andamento da intervenção no S/R:
Primeiramente, mais detalhes da principal área afetada:
Imagem

Aqui, a mesma área ja limpa e com grande parte da lataria comprometida pela oxidação já removida:
Imagem

E aqui uma visão geral do dash "limpo"...
A surpresa ficou por conta da "caixa" que abriga a caixa de ar e mecânismo dos limpadores. Logo após de remover a manta de isolamento acustico/térmico notamos um aspecto de queijo suiço! Mais lata para restaurar!
Imagem

Bem, e assim segue a vida do Pomarola! Para aproveitar o trabalho que ja esta sendo feito, resolvemos fazer limpeza e repintura do quadro de suspensão, tratar um pequeno ponto de oxidaçõa que esta na porta do motorista e fazer um lixamento completo do carro para corrigir imperfeições da pintura. Então estas novas "idéias" se somam à pintura completa do cofre do motor e o tratamento da corrosão no assoalho. Em resumo, acho que agora posso dizer que teremos mais um S/R restaurado (e não somente reformado).

Cenas dos próximos capítulos em breve!


Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Sem dúvidas trata-se de um restauro de alto nível!

O que vc falou é a mais pura vdd. Já gastou um carro só nos trabalhos. E provavelmente gastará outro.

Mas o resultado final é sempre compensador.

Acompanhando mais esse lindo S/R para seu ano de nascimento! Vida longa ao Pomarola!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Responder