Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração"

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração"

Mensagem não lida por vini84 »

Boa tarde pessoal.

Depois da apresentação no seção adequada, resolvi abrir um tópico sobre o meu SR. Conforme mencionei no post anterior, comprei do colega de forum VectraGSI (Marcio) um Monza SR em fase final de restauração.

Toda a parte de funilaria e pintura foi concluída. Interno muito bem conservado e com trabalho (onde executado) bem feito. Tanto exterior quanto interior faltam detalhes, que seguem:

Exterior:
1) alinhamento do parachoque/polainas dianteiras;
2) alinhamento do parachoque/polaina direita traseira;
3) troca da polaina traseira esquerda;
4) troca da antena;
5) torca dos piscas e faróis dianteiros (estou com um jogo de ARTEBs novos);
5) instalação do limpador traseiro;
6) Conexão do esguicho traseiro do vidro traseiro com o reservatório (preciso providenciar a mangueira);

Interior:
1) retirar e recolocar tabelier e console (muitos barulhos, parece mal fixado);
2) revisão elétrica no painel (luzes espias não funcionam, exceto do afogador);
3) revisão elétrica do acionamento da ventilação forçada (não esta funcionando);
4) trocar comando do ar-quente/frio e direcionamento da saída de ar (esta sem a alavanca de acionamento do ar-quente);
5) colocação da tampa da caixa de fusíveis;
6) colocação dos curvões;
7) colocação do suporte do extintor de incêndio;
8) troca ou manutenção dos cintos de segurança (travamento não esta funcionando);
9) colocação dos acabamentos superiores do banco traseiro (aquelas pequenas "alças" que não sei para que servem, rsrs);
10) colocação dos pinos que destravam o banco traseiro para rebatimento (o tapeceiro simplesmente não os colocou!!!);
11) colocação do tampão do porta-malas (o antigo dono se dispos a me envia-lo);
12) troca da luz de salão;
13) colocação dos para-sóis (ambos estão com os suportes quebrados);
14) troca das maçanetas internas e molduras;
15) troca de todas as guarnições (portas, porta-malas, vidros basculantes, quebra-ventos);
16) troca da estrutura do quebra-vento lado do motorista (apresenta oxidação);
17) revisão dos vidros elétricos (subida dos vidros muito lentas);
18) capa da correia dentada;
19) troca da forração interna do caput do motor;

Enfim, parece bastante coisa!! rsrsrs.

Eu tenho quase tudo ja disponível, mas ainda faltam alguns itens, bem como informações! E é aqui que peço ajuda... Alguém poderia me dizer:

a) Todos os SRs 1987 tinham ar-quente? Ou existe a possibilidade do meu carro não ter ar-quente (e dessa forma não seria necessario eu trocar o comando do ar);
b) Todos os SRs 1987 tinham antena elétrica?
c) Polainas... eu consegui um par das polainas originais traseiras. Estão em om estado, porém foram pintadas de preto fosco (mal pintadas...) Teria como eu recuperá-las? Tirar a tinta e tratar com nuget? Qual removedor usar?
d) Estou sofrendo na procura do suporte do limpador traseiro... o meu carro veio desmontado e perderam o suporte... Alguém sabe onde posso encontrar?
e) Se possivel, alguém poderia colocar fotos do interior do porta-malas do SR 85/86/87 (que imagino ser iguais)? Estou desconfiado que o meu não segue o padrão original...
f) Onde posso encontrar a capa da correia dentada?

Bom pessoal.. muita informação e muitos pedidos de ajuda.. Por enquanto é só o que tenho! rsrsrs. Fotos, farei assim que o carro voltar da mecânica! Estamos fazendo uma revisão completa para colocar a maquina em forma novamente! Afinal de contas, foram 3 anos estacionado!!


Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Caramba Vini, posta fotos !!!!!!

Tentando ajudar nas perguntas:
a) Não
b) Sim, como opcional.
c) Use Pintoff para remover a tinta. Faça jateamento com micro-esferas de vidro e utilize Nugett. Ficarão zero km.
d) Desmanche - com muita sorte. Veja desenho no Cep Chev e furação na sua tampa, e tente achar alguém que reproduza. Um ponto importante: a fixação sem que usar arruelas com borracha, para amortecer a vibração do motor que passa para a tampa. No meu tópico de restauração tem fotos de todos os componentes do suporte (SR 89)
e) Acervo digital QR. Edicao de Setembro de 85 - pag 52 / Ed. de Fevereiro de 86, pag 28 / Ed. de Abril de 87, pag 51. Consulte também topicos de restauracao e fotos de Monzas SR 87 aqui no site que vc vai ver muita coisa boa.
f) Desmanche - com muita sorte.
e) Veja meus topicos de restauração. Só muda a cor. O meu é cinza, o seu, preto.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por vini84 »

Obrigado pela ajuda Evandro. Ja estou consultando os materiais que citou.

Mais uma pergunta para os amigos:
Qual o radio que originalmente equipava o S/R 87? Estou com quase certeza de que era o Motoradio Aguia... alguém confirma?


Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

f) Onde posso encontrar a capa da correia dentada?
Imagem

seria este modelo?
se sim,eu vi uma na robauto de goiania e posso ver o estado geral dela sabado.
mas deve ser dificil achar uma 100%.

se quiser deixa postado que tiro fotos e te envio :smt023
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por vini84 »

Boa tarde Jesuino.

é exatamente esta peça, porém ela é composta pelos itens 2, 3 e 5. Se ela estiver completa e em bom estado, tenho interesse sim!!

Agradeço muito se puder ver para mim!!

Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por Murillo »

vini84 escreveu: Qual o radio que originalmente equipava o S/R 87? Estou com quase certeza de que era o Motoradio Aguia... alguém confirma?


Att.,
Vini
Vini,

Por coincidência eu tenho o Motoradio Águia no Meu S/R 86, mas o original dos S/R 86 e 87 é o Motoradio ACS-M31. É muito difícil vc achar o específico para o Monza, pois a moldura que vinha nele era lisa para dar um acabamento perfeito no painel. Você até acha este mesmo modelo mas com moldura padronizada para outros carros. Falando na qualidade de áudio ele é ruim comparado com o Águia, eu particularmente estou bem satisfeito com o meu e fica bonito no painel. Mesmo assim se um dia eu achar o específico do Monza com um preço bom, e em ótimo estado, eu compro só por causa da originalidade.. :lol:

Dica: Independente do toca fitas de época que escolher, mande um técnico em eletrônica fazer uma saída em P2 para poder conectar aparelhos modernos, fiz isso no meu e a qualidade de áudio é fantástica. Deixe a tomada fêmea do P2 escondida em algum ponto abaixo do painel, assim não destoa a originalidade. :smt023

Como o Evandro falou, faltou as FOTOS!

Abraço.
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por vini84 »

Murillo, muito obrigado pela informação.

Vou em busca do ACS-M31, mas acho que vou fazer a mesma opção que vc a respeito do aguia. Achei o radio muito bonito, e de época! rsrs.

Bem, as fotos eu vou ficar devendo, pois o carro esta fazendo os acertos mecânicos necessários. No entanto, ao final desta semana ele deve voltar para casa. Ai sim, coloco algumas fotos!

Agradeço todas as ajudas até o momento!


Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Avatar do usuário
vini84
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Dez 2009, 17:14
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SR 1987 - Vermelho Bonanza - final da "restauração

Mensagem não lida por vini84 »

Bom pessoal, ja há algum tempo que venho devendo fotos e dados sobre o carro. Então, ao melhor estilo Robson Lott (piada... impossível escrever tão bem e em quantidade como ele! rsrs), um pouco de história:

Eu sempre fui apaixonado pelos carros da década de 80/90. Algumas oportunidades me apareceram na vida e tive dois belíssimos exemplares dos anos 90. Um deles bem conhecido da maioria aqui, pois trata-se do Vectra A, hoje de propriedade do Malagoli. Este Vectra era meu, e o vendi para o Robson. O carro dispensa comentários. Original ao extremo do jeito que eu gosto. Porém, em certo momento, surgiu a oportunidade de comprar outro belo carro, que era uma BMW 328 96. Este carro é de propriedade de um tio meu. Vendi o Vectra para poder comprá-la, mas alguns detalhes me impediram... e ainda bem que me impediram, pois foi por causa destes detalhes que realizei um grande sonho: Calibra. Um carro fantástico. Sem duvida nenhuma, o carro mais fantástico que já tive. o C20XE é uma obra-prima em forma de motor. Quando minha filhinha nasceu, vi que era hora de deixar a paixão pelos carros um pouquinho de lado e priorizar o lado racional dos negócios, rsrs. Depois de alguns carros "normais" e um pouco mais de estabilidade, resolvi que era hora de voltar ao vício. E me pus a caça de uma "sarna" para me coçar!

Contatei o Márcio (vectragsi) por causa do anuncio do Vectra GSI dele. Não fechamos negócio pois não chegamos a um acordo nos valores... foi ai que ele me falou sobre o S/R que ele havia terminado de restaurar e começamos a negociar. O final desta primeira parte da história, é que no dia 20/11/2014 parti de São Caetano rumo a Botucatu para buscar o Pomarola! Uma certa preocupação batia pois o carro praticamente não rodava há 3 anos! Mas como todo GM ele foi valente. 258km nos conhecendo. Vamos às impressões:

Parti de São Caetano já ciente de detalhes a resolver: Faróis e piscas bastante judiados; limpador traseiro presente, mas não montado pois faltava o suporte do motor, ventilador não funcionava entre outros detalhes que o Marcio muito claramente me deixou ciente. Os outros detalhes foram aparecendo conforme fomos nos conhecendo:

- cartão de visitas: pinos das dobradiças da porta do motorista condenados... muito jogo na porta.
- luzes espias no painel?? não, hoje não! Seta, temperatura, freio de mão... nada. Precisamos de lâmpadas.
- logo notei que precisaríamos de uma boa regulagem no carburador. Foi esquentar um pouquinho, e a marcha lenta "sumiu". Boa oportunidade para por o punta-taco para "funcionar", rsrsrs;
- chegando na rodovia, claramente faltava folego para o pequeno notável! Culpei o carburador novamente!
- desníveis na pista e curvas mais acentuadas denunciaram que os amortecedores já apresentam cansaço. Principalmente os dianteiros. Interessante é que não apresentam vazamento;

De resto, foi aproveitar a volta ao passado! Rodando, ele é como um Monza deve ser. Estável, bom torque e passa confiança. A relação de marchas mais curtas do S/R, bem como a suspensão mais rígida (e aqui devemos atribuir uma parcela de culpa aos cansados amortecedores) pode passar a falsa impressão que ele não é um MONZA. Ué, onde esta o conforto e o rodar suave? Bem... uma pisada no acelerador e aquele ronco grave vai te lembrar que ele é sim um MONZA, porém um MONZA um tanto quanto malvado! rsrsrs.

Bem, depois de chegar sob muitas falhas, resolvi deixá-lo descansar um pouco antes de por a mão na massa. No sábado levei-o até a minha sogra (moro em prédio, então para mexer nele só na garagem dos sogros) e ai foi que a pulga pulou para trás da minha orelha! Vamos falar um pouco sobre o carro e vocês entenderão o porquê da pulga...

O carro passa uma ótima impressão. É realmente um carro íntegro. Os faróis originais Cibiés datados de 1987 confirmam que nenhuma batida forte foi sofrida. Já o estado dos piscas (tb originais Cibiés) e para-choques (principalmente polainas) denunciam pequenas encostadas. Encontrei dois pontos de corrosão. E isso muito me deixou curioso. Oras, como um carro restaurado pode ter pontos de oxidação. Bem, aqui cabe a primeira explicação: restaurado não é o termo mais adequado ao Pomarola. Ele foi reformado. Passou por uma verificação de carroceria (assoalho e painéis externos) corrigindo defeitos de lanternagem e recebeu uma pintura nova, por sinal, boa. Não excelente. Os pontos de corrosão são: interno à porta do motorista, ao final da coluna B e junção ao painel de porta. O outro, muito mais simples de resolver (trocar), no quebra-vento do lado do motorista. Um outro fato que me assustou bastante foi uma possível oxidação na base da "longarina" do lado do passageiro, bem rente ao painel corta-fogo. Mais tarde, em uma inspeção mais afundo, notamos que se tratava de uma mancha de aspecto alaranjado. Ufa!

Internamente, em uma primeira vista ele se apresenta muito bem. Bancos Recaro "quase-originais" em bom estado (quase pq as laterais foram substituídas). Forro de teto e revestimento de coluna novos. A luz de salão esta com a lente furada. Claramente é paralela e não aguentou o calor da lâmpada. Os cintos de segurança estão com o retrator bem cansados. Suportes dos para-sóis estão quebrados. O do motorista estava pendurado e o do passageiro estava seguramente guardado no porta-malas. Digo seguramente, pois nem o próprio dono consegue abrir o porta-malas! rsrs. Depois de abrir para se despedir do seu ex-dono, ainda em Botucatu, a fechadura recusou-se abrir novamente depois de chegar a São Caetano! rsrs. E vamos continuar a encontrar mais detalhes! Ou não encontrá-los... cadê os curvões? Pois é, não estavam lá! Segundo o Marcio, o dono anterior a ele os destruiu quando resolveu instalar "pézinhos" para alto-falantes! Que sacrilégio!!! Bem, também não estavam presentes suporte do extintor e o próprio! Este ultimo, também bem seguro e em companhia do para-sol la no porta-malas. Fechaduras internas completamente manchadas. Molduras das fechaduras: lado do motorista trincada; lado do passageiro... alguém a viu? É... não estava la. E claro, mas não era surpresa alguma, o tampão do porta-malas não estava também. Este fez parte da negociação, e o Marcio se comprometeu a me enviar uma réplica do original de qualidade.

Devidamente ciente do longo trabalho a se realizar no interior do carro, vamos dar uma olhadinha na elétrica. Logo percebi algo muito errado: os faróis de neblina dianteiros (infelizmente não originais) não acendem o led quando acionados... Notei que o de neblina traseiro também não. Pior, foi notar que a luz de neblina traseira não esta acendendo. Bem como primeiro teste verifiquei se o acionamento do neblina dianteiro seguia o padrão original... infelizmente não segue. Ele se acende mesmo sem o acendimento das luzes de posição. E foi ai que notei outra coisa interessante: ao ligar o farol, o ponteiro de temperatura dispara!! Passando inclusive da escala máxima. Huumm... somando isso ao fato de o ponteiro de combustível também estar para lá do cheio (ainda penso que pode ser defeito na boia do tanque), luzes não funcionando, ventilador não funcionando, só tenho uma conclusão: curto. Algo na elétrica não esta bem.

Outros itens condenados: guarnições! Portas, vidros, quebra-netos, porta-malas... nenhuma se salva. Todas ressecadas e sem ação.

Bem, devidamente apresentados, vamos começar a recorrer à ajuda dos universitários: primeira parada, mecânico. Escolhi um velho conhecido da família, pela experiência com carros mais antigos. Nos carburados é fundamental. Mas antes de ir, uma olhadinha mais cuidadosa em coisas básicas. E a pulga voltou! Antes de sair de Botucatu eu chequei o óleo e tudo parecia bem. Porém, a junta do carter não aguentou a viagem. Depois de verificar que o nível estava relativamente baixo, notei o piso da garagem com uma volumosa poça de óleo. Resolvi continuar a inspeção e encontrei outro vazamento, desta vez na bomba da direção hidráulica. Resolvi abrir a tampa de válvulas... E foi ai que realmente me assustei. Alguém ja viu leite sobre as válvulas?? Era tanto álcool subindo pelas válvulas que a contaminação deixou o óleo (pouco), que la estava, com um aspecto de leite. É melhor parar por aqui e despachá-lo para quem pode ajudar. 20 dias no estaleiro. Mangueiras trocadas, coxins de motor e câmbio trocados, bomba da direção restaurada, selos do bloco trocados, bomba d'água trocada, correias trocadas, radiador limpo e revisado, válvula termostática trocada, sistema de arrefecimento limpo, cebolão trocado, embreagem regulada (estava muito alta) e carburador revisado (inclusive agulhas trocadas). Bem, quando ele saiu de lá, parecia outro carro. Muito mais Monza! Mas ainda faltava algo muito importante: o escapamento. O intermediário precisa ser trocado e o traseiro era do SL/E. O Marcio tinha o original do S/R devidamente guardado e me enviou junto com o carro.

Porém... nem tudo são flores. Deixei o carro para a troca do escapamento, e quando voltei o funcionário me aguardava com um sorriso no rosto e me disse:

"Vinícius, seu carro esta pronto. Quando colocamos o escapamento traseiro, a ponteira ficou muito para fora". Minha espinha começou a gelar... e ele continuou: "estava muito feio. Então, cortamos para ficar um pouco mais próximo da carroceria, e fizemos em chanfro para acompanhar a linha da traseira". Bem, eu me segurei ao máximo para não falar uma besteira para ele. Ja conheço-os a muito tempo e são ótimos de serviço... mas poderiam ter me consultado antes de cortar meu escapamento. Bem, um item de originalidade a menos no carro... Paciência.

Agora temos marcha-lenta, mas ainda precisamos de uma melhor regulagem no carburador. A partida esta ótima, mas não é possível usar o afogador. Somente se puxar pouco, mas muito pouco mesmo, e desligado em questão de segundos. Quando o carro chega a temperatura normal de trabalho, noto que a marcha-lenta fica pouco acima dos 1000rpm. Claramente precisamos ajustar a regulagem do carburador.

Com a fase mecânica em 90%, hora de visitar um chaveiro. E ai vem mais uma surpresa: depois de abrir o porta-malas, pude analisar com mais cuidado o dito cujo. Pois é... as forrações não são originais.. alias, "nem são". Apenas revestiram com um carpete colando-o diretamente na lataria! é... essa eu confesso que deixei passar... não tinha notado, e acredito que nem o ex-dono sabia. Bem, consegui encontrar no Rio Grande do Sul uma pessoa vendendo. Porém elas precisam de restauro e faltam as tampas de acabamento nas duas aberturas.

Neste momento ele esta na tapeçaria. Mandei fazer a troca de todas as guarnições (as comprei e pedi somente a instalação), restauração dos forros laterais do porta-malas, troca dos papelões das portas dianteiras, conserto da trava de rebatimento do banco traseiro e refazer o acabamento do teto. Como mencionei anteriormente, o teto em si esta muito bom, mas o tapeceiro que o fez deixou bastante a desejar no acabamento propriamente dito, deixando muitas rebarbas e sobras de material.

O único serviço feito por mim mesmo, até este momento, foi a troca dos faróis e piscas. Infelizmente não pude dispor do valor para Cibiés novos, mas encontrei um par de Artebs. O do lado do passageiro apresentou certo desalinhamento entre pisca e farol, mas ainda vou verificar com mais calma.

O plano agora é o seguinte: saindo da tapeçaria, vou desmontar painel / console. Pretendo localizar várias fontes de ruídos (eles parecem vir por todos os lados, rsrs). Quero verificar também o estado dos chicotes elétricos. Ja notei que existem dois botões para injeção da partida a frio, bem como um sensor ultrassônico de alarme... quero verificar melhor o tamanho do problema. Pretendo desmontar os para-choques para trocar os suportes (ja comprados) e alinha-los corretamente, bem como trocar os frisos. As plaquetas dos frisos laterais e letreiros do porta-malas também estão prontinhos esperando para tomarem os seus devidos lugares. Visto isso, vou mandá-lo para a elétrica. E ai sim, espero poder usufruir um pouco mais dele. É claro que nunca termina. Porém quero chegar ao estado "apresentável & confiável" em breve.

Bem, chega de bla bla bla, e vamos ver algumas fotos. Fotos tiradas por mim, vou ficar devendo pois final de ano é muito corrido! E ainda mais quando se embarca nesse tipo de odisseia, rsrs!

Quando tudo começo... judiadinho, coitado!
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Já mudando de vida...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E o quase finalmente, ainda de posse do Marcio! Como brilha essa pintura! rsrs
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Por enquanto é isso pessoal! Desculpem-me o texto imenso, mas acho que agora da para acreditar que há mais um S/R voltando à vida!

Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
Responder