Projeto transormação do GLS 96

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
cristianopw
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 03 Fev 2010, 17:31
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Projeto transormação do GLS 96

Mensagem não lida por cristianopw »

Olá pessoal, tudo bem? :D

Estive acompanhado alguns tópicos dos amigos aqui do fórum sobre as modificações e reformas de cada um, e decidi montar um projeto um tanto quanto ambicioso pro meu Monza GLS 1996. Sou daqueles que prezam a originalidade. Gosto de leves leves alterações, nada de mais e que acabam por passar despercebidas para os "leigos".

Bem, fiz uma lista com as ideias que criei pro carro, o que acham? :smt023

- INTERIOR

* painel digital do Classic SE/Kadett GSi
* bancos dianteiros: RECARO do Kadett GSi, porém com padronagem do tecido do Monza GLS 96 com porta revistas, e o bordado original RECARO na cor branca no encosto de costas.
* bancos traseiros: originais OU bancos do Vectra A, mantendo o tecido do Monza GLS 96 (estes dias olhei um Vectra A com o mesmo padrão de tecidos do Monza GLS 96).
* tabelier original, sem nenhuma alteração/pintura em nenhuma moldura.
* cartões de porta: originais, forrado em pontos estratégicos com espuma pra não bater/tripidar ao andar.

- FREIOS E SUSPENSÃO

* freios: a disco do Vectra na traseira e dianteira
* molas e amortecedores: originais, com mola cortada em 1 ou 1,5 volta.

- ILUMINAÇÃO

* faróis Cibié com máscara, milha e regulagem de altura
* lâmpadas dos faróis: kit Phillips Diamond Vision nos faróis, milha e neblina. (Mantendo a potência das lâmpadas originais do carro).
* luz de neblina traseira.

- PNEUS E RODAS

* rodas: originais do Monza GLS 96, porém em aro 15" (teria que mandar fazer).
* pneus: 195/55 R15 ou 195/50 R15


- FUNILARIA E PINTURA

* manter a cor e padrão originais, pintado com a tinta original. Sem nenhum "xuning".


- MECÂNICA (agora o bixo pega! :smt010 )

Estive acompanhado os fóruns, e vi o pessoal comentar que sai mais em conta comprar um bloco novo do que retificar o original do carro, sem contar que é melhor.
Então, surgem as dúvidas e opções: :roll:

* retificar motor original
* bloco novo + cabeçote original + injeção EFI
* motor 2.0 Flexpower (140 cv) + caixa de câmbio do Astra/Vectra.
ou
* motor 2.0 SFI 16v C20XE + caixa de câmbio do Vectra GSi.

Pensando nessas especificações, o que acham do "conjunto" como um todo?
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto transormação do GLS 96

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Vamo la Cristiano, ja que vc pediu, vou dar minha opiniao, levando em conta o que vc quer manter a aparencia original :

vou pular a parte interior que é muito pessoal.

FREIO, SUSPENSAO:

Dianteiro: ótima opçao, plug-and-play, troca apenas disco,pinça,pastilha e as rodas tem que ter medida pelo menos 15 ou acima disso, senao vai pegar e nao é qq modelo de aro 15 tem que ver a largura deste aro 15.
trazeiro: tem a opçao de encontrar um eixo trazeiro completo com disco ou fazer as adaptaçoes que alguns ja fizeram.
MOLAS: NAO VALE A PENA serrar as molas pra rebaixar a quantidade que vc quer, vai ficar uma carroça e pode comprometer a segurança, coloca MOLAS ESPORTIVAS que ja vem pronta sem ganbi e praticamente nao compromete a maciês do carro, vai rebaixar aprox. 2 dedos, passa batido praticamente em qq comando.
ILUMINAÇAO: Vi que vc pesquisou mesmo aqui, pra mim ÓTIMA CONFIGURAÇAO, a maior dificuldade vai ser encontrar com regulagem, talvez em desmanche, mas pra achar em bom estado, vai ter que garimpar bem pra achar original em ótimo estado, novo deve custar muito caro e tambem dificil de achar, porem nao impossivel.
PNEUS E RODAS: c tiver bala pra mandar fazer beleza, mas acho muito dinheiro gasto sem necessidade, EU preferia gastar dinheiro no motor, continuando na minha opiniao, tem varios modelos de rodas dos vectras 15 (igual a minha) ou outros modelos, fora os modelos dos astras vectras mais novos que ficam legal sem sair da linha chevrolet, mas isso é muito pessoal.
No caso dos PNEUS, sua configuraçao é perfeita, c aumentar muito a largura, o carro fica pessado, pode estourar o cambio c o motor estiver nervoso, e altura abaixo de 50 pra mim é dar dinheiro pra arrumar rodas, vai amassar na primeira "panela" o meu usa 185 60 15, dirigibilidade identica a original, mas uma 195 50 15 ficaria perfeita.

Vou pular a Funilaria (mas uma pintura perfeita é tudo de bom !!)

MECANICA:
Como vc ja pesquisou, realmente nao vale a pena retificar, um parcial novo supera em todos os itens: Ele é ZERO ! e como vem com um numero novo, vc pode dar "baixa" no motor velho, vende-lo e abater do valor do novo, com o lucro voce coloca um cabeçote roletado LFVT. EXEMPLO:
O meu ficou 3000 a retifica (sempre vai aparecer algo a mais pra trocar, tive que encamizar um cilindro) c vc pagar 3000 em um parcial (encontra-se por menos, em torno de 2600) vc pega o antigo e vende por 1000 (c vender aberto, vende mais caro) com 1000 conto vc compra um cabeçote roletado e ja coloca no parcial novo.
CAMBIO F-18 (c por um parcial novo, pega logo um cambio f-23)
MOTOR C20XC (2.0 16v) com uma MS programavel + dimensionado fica um foguete prox. a 200 cv, vai ter que usar o cambio F-23, porem, MUITO DIFICIL encontrar um em bom estado e c tiver que "retificar" vai ficar muito caro, neste caso ficaria mais barato um parcial novo, roletado, dimensionado, MS, turbo, passa facil dos 250 cv com uns 1 kg de pressao.

No caso da mecanica, voce teria que escolher qual melhor opçao pro seu bolso, da pra por o parcial zero, vender o usado, cabeçote roletado e deixar a EFI original, depois aos poucos vai dando UPGRADE que ja ta tudo la, só ir colocando as peças, c retificar o seu, nao vai dar pra dar muito up, talvez apenas uma turbina, mas tudo depende de QUANTO vc esta disposto a gastar.

EXPRESEI APENAS MINHA OPINIAO, faça tudo do SEU gosto, de acordo com o seu bolso.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1736
Registrado em: 06 Jun 2013, 16:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Projeto transormação do GLS 96

Mensagem não lida por RBMartins »

DÉCO escreveu:.
FREIO, SUSPENSAO:

Dianteiro: ótima opçao, plug-and-play, troca apenas disco,pinça,pastilha e as rodas tem que ter medida pelo menos 15 ou acima disso, senao vai pegar e nao é qq modelo de aro 15 tem que ver a largura deste aro 15.
os freios 4 furos dianteiros do Vectra são de 256 mm, vão tranquilo com rodas aro 14 sem pegar, próprio Vectra as usava até 2001, só fique atento ao off-set da roda (pr exemplo a original do Monza SR apesar de aro 14 não vai com esses freios já que por dentro ela é mais fechada), e com as rodas que estão nesse carro vai de boa :smt023
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1212
Registrado em: 05 Dez 2011, 19:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Projeto transormação do GLS 96

Mensagem não lida por Nelson osorio »

Projeto perfeito....
gostei! MAs é tudo mto pessoal, o interior me agradou.

SUSPENSÃO:
Sou do pensamento do Deco, molas esportivas, já que vc quer só um tapinha...
não vai ser legal ter um carro desse,todo lindo e com uma suspensão pula pula, rsrs
Põe esportiva que fica melhor...

RODAS

Qto as rodas, não compensa mandar fazer em aro 15", mto custo para aumentar apenas uma polegada,rs
tem bastante roda GM que fica linda no tubarão, em aro 15"
UM bom exemplo é da do Deco, catavento 15" + tapinha na altura, fica mto bonito
Algumas do astra tmb, vai ficar bem, GSI 15", é mais ou menos por ai, ou deixa no aro 14" mesmo |(as minhas são assim, aro 14" kadett gsi + tapinha na altura)

MECÂNICA
Mto pessoal, depende da pegada e da potência que vc quer

Se a parte de baixo estiver boa, é um projeto, se já estiver precisando de retífica é outro projeto
depende qto vc está disposto a gastar tmb

É por ai, sou suspeito em falar, pq gosto, faltou um projetinho de som, hehe :smt030
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Projeto transormação do GLS 96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Amigo... invista no que realmente for necessário, a não ser que vc tenha muito dinheiro pra gastar... aí sim, dá pra fazer tudo que se idealiza, rfsrsrs. Só em uma funilaria e pintura TOP, vc gasta uns 10 mil. Se o motor do seu carro está bom, deixe ele como tá, se precisar de retifica, ai vale à pena colocar um parcial novo... se as rodas estão OK, ponha uns pneus novos (uns 195/60/14, fica animal) e dê uma pinturinha nas rodas.

Suspensão... se for cortar até 1 elo, o conforto não muda, mas o carro não baixa NADA. Minha dica é usar molas esportivas. Porém NÃO recomendo jjespeciais. Eu comprei um jogo dessas molas pro meu carro, na época eu não tinha muito conhecimento... mas os caras não fazem molas novas, muito pelo contrário, eles pegam molas VELHAS, esquentam e te vendem como molas esportivas novas... eu falo isso e tenho como provar! Pois uma das molas que os sacanas me mandaram, tem o logo da GM gravado..... Sem falar que mandaram mola com arame diferente, ou seja, a mola que fica do lado direito, tem um arame mais grosso que do lado esquerdo.... não recomendo mesmo!

Quando o meu monza gls 96 sair da customização... vou comprar molas TIGRE! Lá as molas são realmente feitas, são novas!! Uma empresa com mais de 50 anos. Amigos meus já fizeram lá e fica top demais.

Interior eu já pensei nisso de usar bancos recaro e tal... mas hoje desisti... a coisa mais difícil do mundo nos dias de hoje, é vc ver um carro com o interior original E em bom estado. Geralmente as pessoas arrancam o tecido e pões couro, modificam os bancos, etc. Interior original agrega muito valor a um carro!
Outra grande dificuldade do interior, seria achar o tecido pra fazer os recaros, praticamente impossível!

Freios é um UP legal, eu tenho esse sistema do vectra nas 4 rodas do meu monza, fica muito bom!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1212
Registrado em: 05 Dez 2011, 19:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Projeto transormação do GLS 96

Mensagem não lida por Nelson osorio »

vou comprar molas TIGRE! Lá as molas são realmente feitas, são novas!! Uma empresa com mais de 50 anos. Amigos meus já fizeram lá e fica top demais.
ta ai uma mola que queria testar, as minhas são do Rio tmb, no começo eram boas, mas depois ficaram molengas de mais, tá bem ruim de andar, tá parecendo carro com 3 elos cortados... talvez com amortecedores preparados melhore, mas já que vou mexer, já troco as mola tmb...
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto transormação do GLS 96

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Uso molas Macaulay, nao sei c sao "remanufaturadas" ou nao, porem acredito que ja estejam com ums 15.000 km sem novidades, funcionando com perfeiçao, inclusive em um momento critico onde levei uma fechada em uma ultrapassagem a 140 km por hora elas foram muito importantes, fizeram diferença mesmo, dei uma tirada violenta e consegui "trazer" o carro de volta (tirar é facil, quero ver trazer de volta).
A unica coisa que acontece é que ela tem que "assentar" ela baixa um dedo depois que a gente coloca, depois disso nao muda.
.
Na questao do seu projeto, realmente o que o Diego Paiva disse concordo plenamente, tudo vai depender de quanto vc esta disposto a gastar e quais sao suas prioridades no projeto.

Na minha opiniao todo bom projeto começa no PAPEL,(escrevendo), tem que ver o quanto tem de grana, quais expectativas, quais prioridades em seguida quais equipamentos voce pretende instalar em ordem de prioridades, depois é pesquisa, (preço) MO., tempo, paciencia e buscar ajuda com quem ja vez cada parte do projeto, o que ajuda bastante.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
cristianopw
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 03 Fev 2010, 17:31
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Projeto transormação do GLS 96

Mensagem não lida por cristianopw »

Obrigado pelas respostas, pessoal! :D
Isso que eu gosto em um fórum, as opiniões. Nelas que analisamos os erros/acertos de um projeto.

E como foi lembrado pelo DÉCO, todo projeto se começa no PAPEL, assim como estou começando o meu agora, na base da pesquisa e especulação. Bem vamos lá!

Sobre a SUSPENSÃO:
Foi unânime a opinião de todos sobre as molas esportivas em vez de cortar 1 volta da mola original. Eu tenho esse receio da mola esportiva pois já vi algumas pessoas falarem que ela é mais dura do que a mola normal, fazendo o carro um cabrito... Mas aí eu pergunto: mola esportiva + amortecedor original não compromete o amortecedor? Já vi casos e até de amigos meus amigos que cortaram as molas em no máximo 2 voltas, e em menos de 6 meses estouraram os amortecedores... e seguindo a lógica, aconteceria o mesmo com a mola esportiva, estourando o amortecedor, já que ela é mais curta, não? Até pensei em amortecedor + mola esportiva, meu vizinho colocou no seu Kadett GLS 98, mas ficou muito baixo e o carro anda picando, sem contar que tem que ser legalizado :smt011

Sobre o MOTOR:
Meu motor tá bom, atualmente ele está com 127 mil KM originais. A minha ideia é em deixar o motor por último na lista do projeto, já que é o que consome mais tempo e $$$. :smt010 A intenção do projeto pro cofre não é preparação, apenas dar uma "atualizada" no motor. Já vi gente aqui do fórum com o motor do Astra instalado, e o resultado pelo que vi ficou bom! Também já vi Monza com o C20XE, porém preparado... (seria um sonho achar um C20XE + cambio num ferro velho e instalar plug n play no Monza). Se no futuro eu for abrir o meu motor ou comprar um parcial novo, gostaria de atualizar também a injeção/cabeçote pra um modelo mais atual da GM, mas nada de Fueltech, Megasquirt etc... quero uma injeção original da GM.

Pelo que sei, a VW ainda vende o motor AP 0km, não? Não sei se a GM faz isso, mas o que eu penso (e claro, dependendo do custo e SE valer a pena) é um motor completo novo com injeção/módulos + cambio, tudo 0km.

Ah, uma dúvida: sobre o motor parcial novo, o bloco é exatamente igual ao do Monza? Ele é usado na linha GM, proveniente de qual carro? Estava pensando na questão das polias do motor com a correia dentada/acessórios, se mudaria alguma coisa em relação a elas na questão do posicionamento...

Sobre os FREIOS:
Os amigos aprovam o upgrade para os discos do Vectra, mas como foi lembrado pelo RBMartins, até 2001 o Vectra usava os freios de 256 mm. Aí vem outra dúvida: Até que ano de fabricação do Vectra os discos são plug n play no Monza?

Sobre as RODAS:
A ideia das rodas do Monza GLS 96 em tamanho 15" ou até mesmo 16", eu tive depois de ver este tópico no fórum:
viewtopic.php?f=46&t=22883

Imaginem essas rodas, num Monza...
Imagem

Já pensei em outros modelos de aro 15" da GM, as minhas preferidas são as catavento, e claro, as 5 pontas do Astra Gsi. Mas é beeeeeeeem difícil achar o jogo das catavento. As 5 pontas aro 15" do Astra GSi (originais) um amigo meu tem em seu Chevette, ele até me ofereceu elas, mas uma delas está torta, precisam de pintura e tem que montar 4 pneus novos.

Sobre o INTERIOR:
Pensei em mais uma coisa que já vi o pessoal aqui fazer, creio que seja simples: quebra sol do Vectra B/Astra com espelho e luz.
Como o grande Diego frisou, um interior original bem cuidado vale muito! Mas a minha ideia sobre os bancos dianteiros era nos Recaro do Kadett GSi com o tecido do Monza GLS 96, trocando a parte do tecido listrado do Recaro pelo navalhado do Monza, e nas laterais o tecido grafite do Monza. Pelo menos imaginando parece ficar "original", ou quase.
Ah, esqueci do Computador de Bordo, mas isso é detalhe. Alterando o motor do Monza por outro ou parcial, creio que ele perde a funcionalidade em questão da leitura precisa das informações, não?

Sobre a ILUMINAÇÃO:
Como o DÉCO lembrou, os faróis originais Cibié com mascara, milha e regulagem de altura realmente é difícil encontrar. Ví no ML um par pra vender, mas extrapolam os 1 mil reais... Os meus são Cibié, porém como todos sabem, no Monza GLS 96 eles já vinham SEM máscara, milha e regulagem... porém pelo menos a GM manteve no carro o chicote destes ítens. :smt010
Outra dúvida sobre os faróis: Vi em alguns anúncios no ML que tem os faróis IPV e ARTEB pro Monza com o foco simples e duplo. No meu entender, esse foco simples/duplo seria a parábola do farol, onde na parábola dupla ao acionar o farol alto, o farol baixo se mantém aceso. Mas até onde eu sei, nenhuma versão do Monza saiu com parábola dupla de fábrica, certo?
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
Responder