Projeto Monza LF/E

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Avatar do usuário
Lucio Fla 26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Mai 2014, 22:28
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto Monza LF/E

Mensagem não lida por Lucio Fla 26 »

Em mais um rotineiro dia de domingo, estava eu trocando uma simples mangueira d'água.

Tive que retirar o suporte a válvula termostática e e bomba d'água.
Nisso, tomei um belo susto quando constatei que meu carro não tinha a válvula e mesmo assim o carro aquecia facilmente, quando olhei o cebolão um valor muito abaixo do original, 75º-70º, enquanto o original é 93º-87º.
Nessas condições, o carro não deveria nem passar da metade do marcador, mas meu carro chegava muito próximo da marca vermelha se ficasse em engarrafamentos...

Já comentei várias vezes que estava incomodado com o barulho do motor, mas nunca pensei que o aquecimento seria tão grave.
Montei tudo de novo, com a mangueira e suporte novos, e o carro não pegou.
Fiquei P**** da vida, desmontei a correia dentada, conferi sincronismo e nada do carro pegar.
Até que decidi tirar o cabeçote.

Aí veio a bomba.

Quebrou 2 Balancins, comando e balancins bem desgastados, junta do cabeçote queimada nos 4 cilindros, isso mesmo, nos 4. O carro já estava consumindo 1 litro aproximadamente para cada 700km.

Estou sem grana, não tenho condições de encostá-lo definitivamente, não poderei seguir com as modificações, apenas farei a parte de cima do motor.
Quem sabe, antes das Olimpíadas eu consigo colocá-lo para rodar novamente... :smt010
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
Avatar do usuário
Lucio Fla 26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Mai 2014, 22:28
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto Monza LF/E

Mensagem não lida por Lucio Fla 26 »

Fotos do dia em que retirei o cabeçote:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como mostra nas fotos, junta queimada e óleo nas 4 bocas... :smt010

*Corrigindo erro dos links das imagens.
*Troquei os links das imagens novamente.
Editado pela última vez por Lucio Fla 26 em 10 Out 2015, 22:46, em um total de 5 vezes.
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto Monza LF/E

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Lúcio, com calma tudo se resolve!
Você teve muita sorte, descobriu este detalhes todos a tempo de polpar o motor. Já pensou se vc não tivesse visto tudo isso agora?
E cada manutenção que fizer, por menor que ela seja, inúmeros outros problemas vc evitará para o futuro.
Bom sorte pra vc e para o seu Monzão. Carro antigo é assim mesmo. Todos nós aqui já passamos por alguma situação desagradável.
Mas, tudo se resolve!
Lembre-se, sempre: pesquise preços, procure com calma e pechinche os preços. Neste momento de crise no país, vc consegue bons descontos. Às vezes, por questões de minutos ou dois ou três telefonemas, você encontra a mesma peça, mas com enormes diferenças de preço. Vale a pena ser cauteloso, sempre!
Outra coisa: seu carro está ficando muito bom. Vc é muito criativo e caprichoso. As combinações são diferentes das originais, mas muito interessantes! :D
Abraço
Avatar do usuário
Lucio Fla 26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Mai 2014, 22:28
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto Monza LF/E

Mensagem não lida por Lucio Fla 26 »

Depois da pancada, agora só estou fazendo levantamentos para o serviço.

Comecei levando meu cabeçote para retifica para ser avaliado, resultado: foi condenado pois quebrou uma sede de tucho e não tem retificas que façam esse tipo de solda por aqui...

Um amigo me deu um cabeçote retirado de um Monza tubarão.

Aí que vieram as surpresas na hora de comparar.

O cabeçote que ganhei foi de um Monza Tubarão 2.0 carburado gasolina.
O do meu carro é um fase 2 1.8 Carburado álcool.

Os cabeçotes tem numerações diferentes, mas são idênticos.

Imagem

Imagem

Imagem

Pelo pouco que eu conheço sobre Monza, sabia que cabeçote não se altera quando ao combustível, mas quanto as cilindradas eram diferentes.

No meu caso, o cabeçote original do carro é o R 90 20 98 50, na internet encontrei essa numeração referindo-se ao cabeçote para motor da Blazer 2.2 EFI, enquanto o cabeçote que ganhei R 90 20 98 79 é realmente de Monza 2.0 Carburado. O estranho que no cabeçote original está escrito 1.8...

Enfim, vou preparar esse cabeçote 2.0.

Já fiz até uma lista do que vou mexer no motor.

-Rebaixar cabeçote até a margem limite;
-Polir dutos do cabeçote;
-Polir dutos do coletor de admissão (se for possível);
-Trocar eixo de comando pelo letra J ou o do famoso Omega 2.2 álcool;
-Tuchos mecânicos (talvez);
-Trocar tampa do comando de valvulas original pela tampa de plastico dos GM 8v;
-Trocar a mufla do carburador por mufla de pressurização;
-Colocar filtro de ar esportivo com sistema similar ao Cold Air Intake;
-Colocar fita térmica no coletor de escape;
-Mangueiras d'água de silicone;
-Radiador novo;
-Ventoinha nova;
-Novo reservatório para o fluido da DH;
-Servo de freio novo;
-Acrescentar o Alternador de 120A;
-Distribuidor Hall do Monza MPFI;
-Modulo de ignição 7 pinos VW;
-Bobina de ignição do gol Mi;
-Tampa do distribuidor de acrílico;
-Velas iridium;
-Trocar cabo de embreagem;
-Trocar Kit de embreagem;


E a lista só tende a aumentar...
Editado pela última vez por Lucio Fla 26 em 10 Out 2015, 22:43, em um total de 2 vezes.
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
Avatar do usuário
Lucio Fla 26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Mai 2014, 22:28
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto Monza LF/E

Mensagem não lida por Lucio Fla 26 »

matheusrsouza escreveu:Fala mano velho! Cara, não imaginava que o interior do seu carro fosse tão legal. Tá um visu diferente, mas bem clean!

Vamos por partes. Meu carro no gnv, com ponto adiantado e ignição original, nunca perdeu em potência pra nenhum popular da vida. Houve uma vez que eu tomei pau duma palio 1.5 na linha vermelha, mas eu tava com ponto de ignição pra gasolina e rodando no gás. Não deu tempo de trocar e a palio foi embora kkk.

Vc viu o rapaz comentando sobre carburado com gnv. O bicho simplesmente não quebra.

Vc tá querendo taxar seu carro. Já pensou em por pistões pra carro injetado? Tenho qse ctz que a compressão eh maior.tirando um bifinho do cabeçote fica ainda melhor. Bobina mi, cabos de vela não resistivos e velas iridiuns fechariam o pacote. O lance do modulo eh um problema, mas eu acho que o diodo zener seguraria a onda.

Vms por nesse projeto aí pra frente... Um abraço
Vlw Matheus, estou pensando em fazer algumas modificações no interior, tirar um pouco desse branco, mas no momento o foco é o motor.
Quanto a ignição, eu tenho um projeto um pouco diferente da galera daqui...
DÉCO escreveu:.
C@r@c@ Lucio, que lindo !!

Assumo que tenho severas restriçoes quanto a Tuning em Monza (é muito classico pra isso) , POREM seu projeto é de muito bom gosto , parabens !!

Esta lateral " liza " sem frisos, é show ! , gosto muito :smt023

--------------------------------

MOTOR:
Um motor " batendo " é capaz de rodar centenas de milhares de kilometros,(nao faltando oleo) , porem tem um pequeno problema : pode chegar a um desgaste excessivo e " matar " as medidas de camisa de virabrequim, mas isto é uma excessao , muito dificil chegar a este extremo .
Só nao da pra andar quando começa a " beber " muito oleo, meleca as velas, falha etc, fora isso vai embora . . .

abraço
Vlw Déco, essa questão de tuning eu venho analisando bastante antes de modificar, mas como eu sempre falei aqui no fórum, quero fazer algo diferente, mas que não seja algo que estrague o carro.
S h E e Q u O escreveu:Lúcio, com calma tudo se resolve!
Você teve muita sorte, descobriu este detalhes todos a tempo de polpar o motor. Já pensou se vc não tivesse visto tudo isso agora?
E cada manutenção que fizer, por menor que ela seja, inúmeros outros problemas vc evitará para o futuro.
Bom sorte pra vc e para o seu Monzão. Carro antigo é assim mesmo. Todos nós aqui já passamos por alguma situação desagradável.
Mas, tudo se resolve!
Lembre-se, sempre: pesquise preços, procure com calma e pechinche os preços. Neste momento de crise no país, vc consegue bons descontos. Às vezes, por questões de minutos ou dois ou três telefonemas, você encontra a mesma peça, mas com enormes diferenças de preço. Vale a pena ser cauteloso, sempre!
Outra coisa: seu carro está ficando muito bom. Vc é muito criativo e caprichoso. As combinações são diferentes das originais, mas muito interessantes! :D
Abraço
Vlw S h E e Q u O ! Estou estudando bastante sobre o que vou fazer no motor, por enquanto apenas faço pesquisas na internet, mas quando estiver com dinheiro vou começar a comparar preços e lojas...
Quanto as modificações, é o que eu sempre digo, quero um carro diferente do original, algo como se fosse uma série especial.
Por isso o título do tópico é "Monza LF/E".
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto Monza LF/E

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

É isso mesmo, ele lembra bastante uma série especial. Pra falar verdade, me lembra os Ascona europeus também.
As rodas de aço que vc escolheu deu um toque de "modelo importado" nele.
Me lembro, também, do Gol G5 Vintage, lembra?
Abraço!!
Avatar do usuário
Lucio Fla 26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Mai 2014, 22:28
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto Monza LF/E

Mensagem não lida por Lucio Fla 26 »

S h E e Q u O escreveu:É isso mesmo, ele lembra bastante uma série especial. Pra falar verdade, me lembra os Ascona europeus também.
As rodas de aço que vc escolheu deu um toque de "modelo importado" nele.
Me lembro, também, do Gol G5 Vintage, lembra?
Abraço!!
Rsrs , lembrar os Asconas é um bom parâmetro, tenho o sonho de colocar as lanternas traseiras do Monza Classic e faróis de neblina amarelos, mas o grande diferencial seria colocar os para-choques do Kadett GSI e o aerofólio do Omega A, ainda não descartei do meu projeto, apenas tive que mudei o foco para o interior e motor...
Quanto as rodas, eu sempre gostei de rodas de ferro, um dia ainda colocarei rodas 17 de ferro. kkkk
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Projeto Monza LF/E

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Que pena este "pequeno" imprevisto no cabeçote, mas como ja disseram, poderia ter sido muuuuuito pior .

Vc pretende ja fazer tudo daquela lista ?

Entao, procura um comando " J " , c seu carro tava com o original, vai dar uma diferença sensivel . Ha muito tempo atraz, comprei um comando J pra por no meu, procurei com muito critério por um original usado em perfeito estado, e encontrei, por um preço otimo, e no caso comprei o kit que veio com tuchos recondicionados, uma Bost@ , mas nao teve problema pois paguei um preço legal e os tuchos e balancins vieram como " brinde" .

O cabeçote 2.0 fica bom no 1.8,(ao contrario nao fica bom) ja vai melhorar um pouco mais o desempenho, c nao me engano as valvulas sao de diametro maior, vai dar mais fluxo.
Vc comentou que vai fazer uma modificaçao diferente na igniçao, fiquei curioso sobre seu projeto, mas o sistema Hall é bem melhor e eu nao sabia que era compativel, na igniçao só nao esquece de cabos diretos, junping no rotor, e velas bp7es , nao resistivas,(as de iridium sao otimas,principalmente c o carro for GNV, mas sao resistivas) e um escape dimensionado ia bem tbm.
Gostaria de trocar experiencia com vc sobre o seu projeto de igniçao, talvez até por MP , ou vc abrir um tutorial do seu projeto , pra nao tirar muito o foco do seu " up " no Monza.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder