Monza S/R 88 - restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Olá amigos Monzeiros;

Vou contar um pouquinho de meu fascínio por esse carro, e a história do carro que comprei e estou mexendo. Alguns aqui do site já conhecem o carro por fotos, pouquissimos ao vivo, e já acompanharam os passos que dei. Agora, vou postar algumas fotos pra turma, aos poucos porque demora (rsrs). Não é uma restauração nos moldes pesados que já vi aqui, onde o cara transforma um carro mal tratado pelo tempo em uma jóia. Esses são casos heróicos. O meu foi mais simples. Nem sei se dá para chamar de restauração, mas vamos chamar de restaruação "light".

A paixão:
Como Monzeiro no site, sou relativamente novo por aqui. Como Monzeiro no sentido de fã do carro, talvez eu curta este carro antes mesmo de muitos daqui terem nascido. O primeiro Monza que me chamou a atenção foi um Hatch preto, de um cara que era o bom da grana do bairro. Era dono da farmácia. Acho que deveria ser 1984 (o ano do fato e o carro). Design totalmente inovador. Um carro fora dos padrões da época. Aquilo me chamou a atenção, e comentei em casa sobre isso. Tinha 12 anos, e já era paixão a primeira vista. Desde então, admiro esse carro, em todas as suas versões e anos. Torrei o saco do meu pai para ter um. O primeiro foi um hatch prata 85 1.8 - carrasso!!! . O segundo e último foi um sedan 4p SL/E 87. Grandes saudades. Depois de muitos anos, tive um SL/E 88 (isso já era 1998). Esse foi para o moedor. Rodei 100.000 km com o carro em 6 meses e o motor derreteu. Quase vendi o carro por quilo (rsrs). Finalmente, depois de muito tempo, tenho o meu Monza, mas agora é só para curtir.

O carro:
Estava decidido a voltar às origens do Monza, e quis um hatch. Mas aqui em S. Paulo, Monza hatch é uma raridade, seja em qualquer estado de conservação. O que se acha ainda são alguns S/Rs. Sempre curti o S/R 88, por ser o último da série, por ter sido desprezado pelo mercado, e por existirem poucos (somente 301 unidades vendidas - sem contar os Venezuelanos de 89). Fui à caça no fim de 2009 e início de 2010, até que achei um no ML, de Florianópolis. Muitos de vocês devem ter visto o anúncio. Não vacilei e fui buscar o bicho lá em Floripa. Voltei dirigindo o carango de lá até Sampa, sem conhecer a estrada e muito menos o carro. 800 km de curtição. O carro venceu valentemente o percurso.
Trata-se de um carro que foi usado nesses 22 anos, de maneira racional. Sem exageros no uso, sem esmero na conservação. Ou seja, o carro encontrava-se no estado que se esperaria de um carro usado com esta idade. Mecânica totalmente revisada em 2006 pelo dono anterior, e por mim em março deste ano (pena que não tirei as fotos). Depois de estar com mecânica e elétrica 200% confiáveis, decidi ir para a "restauração light". Muito mais em busca de restaurar os detalhes do que a estrutura do carro em si. As fotos seguirão abaixo. Espero que gostem. Vou postar, como já disse, aos poucos. Algumas fotos já foram postadas na seção "fotos", as quais vou repetir aqui a publicação para vocês acompanharem o todo da sequência.

Grande abraço a todos amigos Monzeiros.

Fotos do carro em Floripa. Fotos enganam. Muitos detalhes do carro estavam ruins, mas o carro estava muito alinhado e com mecanica e eletrica muito bons. Pintura ferrada, queimada, e mal feita (na foto não dá pra ver isso), acabamentos ferrados, como vcs verão nas fotos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqueles detalhes que pegam...

Aerofólio tinha pequeno empenamento (isso deu para ver nas fotos acima). Também havia um pequeno "rasgo" na borracha. Troquei por um zero quilômetro.
Imagem
Imagem

Puxadores de porta/descansa braços ferrados
Imagem
Imagem

Olhem o porta trecos. Quando comprei o carro, estava tão empolgado que nem vi
Imagem
Imagem

Todos os frisos (borrachões) do carro estavam ótimos, exceto por esta plaqueta. A do 88 tem medida diferente das do 85-87.
Imagem

Polaina dianteira direita paralela de tudo
Imagem

Polaina dianteira esquerda original, mas toda riscada, detonada.
Imagem

Polaina traseira esquerda, com incrível solução de engenharia: um rebite para fixação:
Imagem

Tampão traseiro... (que tampão???). O que sobrou dele.
Imagem
Imagem

Farois e piscas originais, com logo GM. Estes deram dó. Mas os piscas já estavam com os acrílicos todos castigados e trincados. As lentes dos faróis pareciam jateadas, de tão picadas. Não teve jeito. Foi tudo pro lixo.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

"Caixa" de ferramentas... zuada.
Imagem

Teto do carango. Esta foto até parece aquela de pele de urso no chão. Tecido totalmente sujo de um lado, desgastado pelo Sol em outras partes.
Imagem

O volante, na sua parte superior, já estava com a "espuma" bastante quebrada. Na foto não fica muito claro, mas ao vivo...
Imagem

Os bancos estavam estavam íntegros. As faixas centrais, 90% ok, porém, totalmente sujas. Mas o que as fotos não deixam claro, é que os tecidos laterais eram de péssima qualidade, de modelos que não tinham nada a ver com os tecidos de época. Foram trocados.
Imagem
Imagem

Rodas originais, porém, surradas pelo tempo. Os pneus, surpreendentemente, bons. O antigo dono privilegiava a manutenção, não a estética.
Imagem

Outros itens ferrados, que não tirei foto:
- spoilers laterais (inclusive com uma das partes adaptadas),
- spoiler frontal
- faróis de milha, só carcaça de marcas diferentes
- Os ...-que-o-pariu cinzas.
- Parabrisa
- Antena
- Difusores de ar banguelos
- Borrachas e pestanas
- Tampáo traseiro, depois de desmontado, parecia um queijo suíço de tanto furo

Por hoje é só. As próximas serão das peças compradas e "mimos" comprados para o Monzão.

É isso amigos. Até mais!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Gaf MonzaLover
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 107
Registrado em: 12 Fev 2009, 11:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Gaf MonzaLover »

Boa sorte na tua restauração ! Pessoas que tiram um Monza da morte em mãos de quem não tem para cuidar deles , e os coloca novamente novos , merecem e muito serem louvadas ! Eu estou juntando dinheiro e quero comprar um classic 86-87 , uma paixão minha ....
Gaf MonzaLover
Monza o carro da minha vida .


Imagem
Gaf MonzaLover
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 107
Registrado em: 12 Fev 2009, 11:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Gaf MonzaLover »

Obs..... Ve se deixa a estetica e o interior todos originais , hein ! hehehehehe
Gaf MonzaLover
Monza o carro da minha vida .


Imagem
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Gaf MonzaLover escreveu:Boa sorte na tua restauração ! Pessoas que tiram um Monza da morte em mãos de quem não tem para cuidar deles , e os coloca novamente novos , merecem e muito serem louvadas ! Eu estou juntando dinheiro e quero comprar um classic 86-87 , uma paixão minha ....
Gaf, o Classic 86-87 também é minha paixão. Antes desse, quase comprei um saia e blusa prata/cinza. Mas os acabamentos do carro estavam bem ruins, e desisti. Também "namorei" um 87 dourado, com frisos pretos, de Santo André. Mas não rolou. E conheci um, que inclusive está a venda no Ateliê do Carro, mas impossível comprar pelo preço. Mas estou deixando o velho S/R originalzinho sim, claro, dentro das limitações, pois são 22 anos! Grande abraço.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Rafaelo »

fala evandro ta facil de levantar denovo esse monza, o mais dificil tu ja fez foi de achar ele. aqui na cidade tinha um a venda so que 86 bem barato 7,500 inteiro com todos os itens. no teu caso com bem menos que isso deixa ele todo novo novamente. pensa em pintar? se sim desmontar ele por completo seria legal pra faze um serviço no caprixo. o interior que é raro de ver inteiro está entao ta bem facil de restaurar ele.

o tampao tem na jctecidos eu tenho que compra um pro meu 80,00 preto e tem cinza tb tem la senao me engano.

essa caixa de ferramenta tem no ml vi barato tb

e uma pena que furaram pra por o tweeter e ainda leson uahauahau, mas todas essas peças se acham ainda. tempos atras vi em sites esses porta treco cinza. e isso mantem atualizado
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Gaf MonzaLover
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 107
Registrado em: 12 Fev 2009, 11:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Gaf MonzaLover »

Pior q isso é verdade , to achando dificil restaurar uns detalhes do meu que é o ultimo ... Mas quase que eu tb fiquei com classic só que a anta da mulher do dono cresceu os olhos e acabou com o negocio , ele era para restaurar total ,motor e lataria , mas o interior estava impecavel , foi um pecado o que a ... fez vendeu o carro pro ferro velho ao inves de me evender ... Fico ... ´[o de lembrar ele todo alinhadinho , era só fazer funilaria , e a carroceria ja estaria ok , s[o a mecanica é q estava complicada , pq ele era automatico , hj isso pra mim faz uma falta , era o cambio perfeito pra engarrafamentos ... Me da dor de ... até hoje viu ... Mas tudo pelo monza , se deus quiser ano que vem aparecera o classic dos meus sonhos ! E um detalhezinho extra , o sr é mt ... , o ronco do motor e a caixa curta , são uma delicia para sair por ai voando .... hehehehehe
Gaf MonzaLover
Monza o carro da minha vida .


Imagem
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Subi outras fotos...

Agora, do "desmonte caseiro". Nessa fase, o carro já estava completamente revisado mecanicamente. Como diz o pessoal em Sampa, dava para viajar para a Bahia. Só encher o tanque.

Nesse desmonte, tirei os acabamentos externos, para selecioná-los para recuperação ou substituição. Que dificuldade. Invejo os amigos Monzeiros aqui que desmontam o carro por completo. Um dia chego lá...rsrs

Início da cirurgia. Como vcs podem ver, com ferramentas não tão adequadas assim...rsrs... como o martelo no chao.

Imagem

Sem os frisos e spoilers laterais
Imagem
Imagem

O velho aerofólio já fora. Que diferença que faz o aerofólio! As extensões de lanterna também já retiradas. E o velho tampão, podrão...
Imagem

Detalhe do serviço mal feito de funilaria na parte de tras do carro, emenda da lateral com painel traseiro.
Imagem
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Rafaelo escreveu:fala evandro ta facil de levantar denovo esse monza, o mais dificil tu ja fez foi de achar ele. aqui na cidade tinha um a venda so que 86 bem barato 7,500 inteiro com todos os itens. no teu caso com bem menos que isso deixa ele todo novo novamente. pensa em pintar? se sim desmontar ele por completo seria legal pra faze um serviço no caprixo. o interior que é raro de ver inteiro está entao ta bem facil de restaurar ele.

o tampao tem na jctecidos eu tenho que compra um pro meu 80,00 preto e tem cinza tb tem la senao me engano.

essa caixa de ferramenta tem no ml vi barato tb

e uma pena que furaram pra por o tweeter e ainda leson uahauahau, mas todas essas peças se acham ainda. tempos atras vi em sites esses porta treco cinza. e isso mantem atualizado
Fala Rafaelo;

Pintei o carro geral já. Desmontou tudo. O lance da caixa de ferramentas foi engraçado. No ML tem cara pedindo $100, $110. Estava andando no desmanche, tropecei em uma que estava espetacular. Ofereci $ 10, o cara queria $ 30. Fechamos por $15...kkk. O tampão foi restaurado. Só tapou os buracos. O lance to tweeter no porta trecos foi .... Achar esses, na cor cinza, com o falante integrado, não foi mole não. Mas um amigo Monzeiro de BH vendeu o par para mim.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Responder