Monza S/R 88 - restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
jcviol
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 177
Registrado em: 23 Abr 2010, 13:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por jcviol »

Não diria que são oportunistas, é a lei do mercado, se você tem algo extremamente raro você vai vender a preço de banana ou a "prelo justo", claro que não, você vai pedir mais e paga quem quer quiser e puder, simples assim, não estou defendendo ninguém, nem tenho peça nenhuma rara a venda, mas se tivesse com certeza ia pedir um bom valor por elas.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

jcviol escreveu:Não diria que são oportunistas, é a lei do mercado, se você tem algo extremamente raro você vai vender a preço de banana ou a "prelo justo", claro que não, você vai pedir mais e paga quem quer quiser e puder, simples assim, não estou defendendo ninguém, nem tenho peça nenhuma rara a venda, mas se tivesse com certeza ia pedir um bom valor por elas.
Sim, a lei do mercado é implacável, e inclui os oportunistas, que é um traço cultural da sociedade brasileira, ou, simplesmente, o complexo de Gerson, que é levar vantagem em tudo.

Te dou 2 exemplos, um da lei de mercado, outra de oportunismo.

- Aerofolio do SR. Esse é lei do mercado. Tem um só no mercado, novo, nas mãos de um cara na região serrana do Rio. Ele pede 7 paus, ninguem paga, mas é a unica peça nova no BR...então, é mercado.

- Lanterna tricolor de Monza fase 2: Essa é a lei do oportunismo. Eu comprei para meu Monza Classic 87 um par de Cartho por 110 temers. Tem cara cobrando 200 temers em uma peça. Certamente o cara sabe que não é uma peça rara, e também sabe do preço das outras a venda, mas arma uma arapuca, esperando alguem cair.

Em ambos os casos, como vc mencionou acertadamente, paga quem pode ou quer...

Abs
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
davermotta
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Jan 2017, 00:25
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por davermotta »

Evandro Monza SR escreveu: 24 Nov 2010, 21:21 Olá amigos Monzeiros;

Vou contar um pouquinho de meu fascínio por esse carro, e a história do carro que comprei e estou mexendo. Alguns aqui do site já conhecem o carro por fotos, pouquissimos ao vivo, e já acompanharam os passos que dei. Agora, vou postar algumas fotos pra turma, aos poucos porque demora (rsrs). Não é uma restauração nos moldes pesados que já vi aqui, onde o cara transforma um carro mal tratado pelo tempo em uma jóia. Esses são casos heróicos. O meu foi mais simples. Nem sei se dá para chamar de restauração, mas vamos chamar de restaruação "light".

A paixão:
Como Monzeiro no site, sou relativamente novo por aqui. Como Monzeiro no sentido de fã do carro, talvez eu curta este carro antes mesmo de muitos daqui terem nascido. O primeiro Monza que me chamou a atenção foi um Hatch preto, de um cara que era o bom da grana do bairro. Era dono da farmácia. Acho que deveria ser 1984 (o ano do fato e o carro). Design totalmente inovador. Um carro fora dos padrões da época. Aquilo me chamou a atenção, e comentei em casa sobre isso. Tinha 12 anos, e já era paixão a primeira vista. Desde então, admiro esse carro, em todas as suas versões e anos. Torrei o saco do meu pai para ter um. O primeiro foi um hatch prata 85 1.8 - carrasso!!! . O segundo e último foi um sedan 4p SL/E 87. Grandes saudades. Depois de muitos anos, tive um SL/E 88 (isso já era 1998). Esse foi para o moedor. Rodei 100.000 km com o carro em 6 meses e o motor derreteu. Quase vendi o carro por quilo (rsrs). Finalmente, depois de muito tempo, tenho o meu Monza, mas agora é só para curtir.

O carro:
Estava decidido a voltar às origens do Monza, e quis um hatch. Mas aqui em S. Paulo, Monza hatch é uma raridade, seja em qualquer estado de conservação. O que se acha ainda são alguns S/Rs. Sempre curti o S/R 88, por ser o último da série, por ter sido desprezado pelo mercado, e por existirem poucos (somente 301 unidades vendidas - sem contar os Venezuelanos de 89). Fui à caça no fim de 2009 e início de 2010, até que achei um no ML, de Florianópolis. Muitos de vocês devem ter visto o anúncio. Não vacilei e fui buscar o bicho lá em Floripa. Voltei dirigindo o carango de lá até Sampa, sem conhecer a estrada e muito menos o carro. 800 km de curtição. O carro venceu valentemente o percurso.
Trata-se de um carro que foi usado nesses 22 anos, de maneira racional. Sem exageros no uso, sem esmero na conservação. Ou seja, o carro encontrava-se no estado que se esperaria de um carro usado com esta idade. Mecânica totalmente revisada em 2006 pelo dono anterior, e por mim em março deste ano (pena que não tirei as fotos). Depois de estar com mecânica e elétrica 200% confiáveis, decidi ir para a "restauração light". Muito mais em busca de restaurar os detalhes do que a estrutura do carro em si. As fotos seguirão abaixo. Espero que gostem. Vou postar, como já disse, aos poucos. Algumas fotos já foram postadas na seção "fotos", as quais vou repetir aqui a publicação para vocês acompanharem o todo da sequência.

Grande abraço a todos amigos Monzeiros.

Fotos do carro em Floripa. Fotos enganam. Muitos detalhes do carro estavam ruins, mas o carro estava muito alinhado e com mecanica e eletrica muito bons. Pintura ferrada, queimada, e mal feita (na foto não dá pra ver isso), acabamentos ferrados, como vcs verão nas fotos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqueles detalhes que pegam...

Aerofólio tinha pequeno empenamento (isso deu para ver nas fotos acima). Também havia um pequeno "rasgo" na borracha. Troquei por um zero quilômetro.
Imagem
Imagem

Puxadores de porta/descansa braços ferrados
Imagem
Imagem

Olhem o porta trecos. Quando comprei o carro, estava tão empolgado que nem vi
Imagem
Imagem

Todos os frisos (borrachões) do carro estavam ótimos, exceto por esta plaqueta. A do 88 tem medida diferente das do 85-87.
Imagem

Polaina dianteira direita paralela de tudo
Imagem

Polaina dianteira esquerda original, mas toda riscada, detonada.
Imagem

Polaina traseira esquerda, com incrível solução de engenharia: um rebite para fixação:
Imagem

Tampão traseiro... (que tampão???). O que sobrou dele.
Imagem
Imagem

Farois e piscas originais, com logo GM. Estes deram dó. Mas os piscas já estavam com os acrílicos todos castigados e trincados. As lentes dos faróis pareciam jateadas, de tão picadas. Não teve jeito. Foi tudo pro lixo.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

"Caixa" de ferramentas... zuada.
Imagem

Teto do carango. Esta foto até parece aquela de pele de urso no chão. Tecido totalmente sujo de um lado, desgastado pelo Sol em outras partes.
Imagem

O volante, na sua parte superior, já estava com a "espuma" bastante quebrada. Na foto não fica muito claro, mas ao vivo...
Imagem

Os bancos estavam estavam íntegros. As faixas centrais, 90% ok, porém, totalmente sujas. Mas o que as fotos não deixam claro, é que os tecidos laterais eram de péssima qualidade, de modelos que não tinham nada a ver com os tecidos de época. Foram trocados.
Imagem
Imagem

Rodas originais, porém, surradas pelo tempo. Os pneus, surpreendentemente, bons. O antigo dono privilegiava a manutenção, não a estética.
Imagem

Outros itens ferrados, que não tirei foto:
- spoilers laterais (inclusive com uma das partes adaptadas),
- spoiler frontal
- faróis de milha, só carcaça de marcas diferentes
- Os ...-que-o-pariu cinzas.
- Parabrisa
- Antena
- Difusores de ar banguelos
- Borrachas e pestanas
- Tampáo traseiro, depois de desmontado, parecia um queijo suíço de tanto furo

Por hoje é só. As próximas serão das peças compradas e "mimos" comprados para o Monzão.

É isso amigos. Até mais!
Evandro, boa tarde,

Estive acompanhando a restauração do seu Monza e gostaria de dar os parabéns, pois foi muito bem feita. Também estou com essa difícil tarefa e tenho o mesmo problema que todos os proprietários de Monza SR 1988, achar o tecido dos bancos...RSRSRSR...

Gostaria de saber onde vc comprou o tecido do teto e o tecido liso (laterais) dos bancos? Se você puder me indicar eu agradeço muito. Obrigado.

Atenciosamente,

Daverson Motta
Responder