CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Assuntos relacionados aos bancos, estofados e acabamentos internos em geral.
Avatar do usuário
DecoSRPQ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 08 Jan 2015, 00:16
Cidade: Santa Rita do Passa
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Mensagem não lida por DecoSRPQ »

Ola pessoal, quanto tempo não passo por aqui. Hoje vim pedir a ajuda do conhecimento de vocês. To precisando trocar o cinto do meu Monza 88, alguém saberia me dizer se esse modelo vendido no Mercado Livre serve ou precisa de alguma adaptação. Obrigado.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sca-ka-_JM
Deco :!:
Monza SL 1.8 - 88 - álcool
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Mensagem não lida por jorgeAP »

Só testando para ver amigo, tem uns cintos por aí que não são ruins, o problema deles é que não destravam não permitindo você esticar a fita para afivelar, mas dá para fazer um ajuste nele.
O problema deles é que os mecanismo de liberar a cinta, é mal acabado e tem rebarba por dentro do alojamento da esferinha, é só desmontar e dar uma lixada por dentro para a esfera correr solto. MAS CUIDADO PARA NÃO LIXAR DEMAIS E FICAR SOLTO O TEMPO TODO NÃO PERMITINDO O TRAVAMENTO QUANDO PRECISAR.... É IR LIXANDO E VERIFICANDO O ACIONAMENTO.
Não é que esse problema seja em todos os cintos mas pode acontecer em algumas peças. Acho que tenho fotos do mecanismo desmontado desse modelo mas não estou achando agora, se achar posto para você ver com a indicação da rebarba e onde lixar.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
DecoSRPQ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 08 Jan 2015, 00:16
Cidade: Santa Rita do Passa
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Mensagem não lida por DecoSRPQ »

Entendi. O meu ainda são os originais e o fecho, que é duplo, está quebrado do lado do motorista. Comprei um fecho novo mas já é o padrão novo e o cinto original não encaixa no fecho. E como os cintos do Monza 88 não são muito seguros, já queria aproveitar para trocá-los.
Deco :!:
Monza SL 1.8 - 88 - álcool
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Mensagem não lida por jorgeAP »

Os cintos do Monza tem a fivela muito pesada, o que faz com que o retorno da cinta demore ou com o tempo precise de ajudar ela recolher, já os cintos modernos são bem mais leves e recolhem a cinta bem mais rápido sem ajuda.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os cintos do Monza tem a fivela muito pesada
Essa condição é até 92, pois de 93 diante não conta mais com o pré tensionador, que você consegue deixar frouxo na forma de ajuste, de forma que o cinto não fique puxando e incomodando. Esse cinto até 92, quando soltar a fivela é só puxar e depois soltar para que volte ao seu lugar recolhido.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Mensagem não lida por jorgeAP »

Valeu Carlos por mais essa informação, no caso do meu já estavam cansados mesmo demorava a volta e do lado do passageiro as vezes era preciso ficar conduzindo ele, daí fiz o reparo na máquina dele e troquei a cinta e a fivela por uma mais leve sem esse pré tensionador. Mas já faz algum tempo isso.
Monza 91 automático (o melhor)
PabloCSiqueira
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Set 2017, 22:45
Cidade: Araxá
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Mensagem não lida por PabloCSiqueira »

Meu Monza é ano 90.
Não sei até que ano os cintos de segurança dianteiros saíram com sistema de "pêndulo". Esse sistema só trava o cinto com o carro em movimento. Se o carro estiver parado e vc puxar o cinto para verificar sua eficiência ele não irá travar a exemplo dos cintos com sistema moderno pois o pêndulo que ativa o sistema estará em repouso. Muitos "guardas" não sabem disso e multam o veículo como se o cinto estivesse com problema. É a tecnologia da época, rsrsrsr.
Espero ter ajudado.
Um bom profissional na área de cintos de segurança explica melhor e ainda mostra.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: CINTOS DE SEGURANÇA SEM SEGURANÇA!!!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...pois de 93 diante não conta mais com o pré tensionador, que você consegue deixar frouxo na forma de ajuste, de forma que o cinto não fique puxando e incomodando
Os carros modernos agora vêm com pré tensionadores, que na verdade, fazem um trabalho diferente ao dos Monzas mais antigos. No Monza serviam para aumentar o conforto, e no caso dos carros modernos serve para 'arrochar' o sujeito antes que o cinto trave pelo sistema normal.
Como o nome está dizendo, eles dão uma pré tensão ao cinto, na hora em que acontece uma colisão, de forma a não deixar o corpo do ocupante avançar como nos cintos atuais ou os de inércia (com o tal pêndulo).
Eles possuem um dispositivo explosivo que, antes do cinto travar, dá uma puxada no mesmo, colando o ocupante ao banco.
Por falar em pêndulo, eu fui tripulante de um avião em que os cintos e suspensórios dos tripulantes (piloto, copiloto, mecânico de voo e radiotelegrafista possuíam esse dispositivo de inércia (o pêndulo). Ele só travava se houvesse uma desaceleração do avião.
Muito tripulante novo sentava e tentava testar o cinto, dando aquela puxadinha para ver se travava. Como não travava, virava pra mim e dizia que o cinto estava defeituoso. E lá ia eu explicar que não era como em muitos outros aviões.
No caso do avião em questão, havia uma alavanca que travava manualmente o cinto. Era para ser acionada em caso de pouso forçado (antes do pouso, certamente), para garantir o travamento.
No caso do avião, ele não poderia usar cinto como nos Monzas mais novos, pois para alcançar alguns comandos era necessário esticar o corpo e o cinto prenderia. Mesmo não sendo, eu só prendia os suspensórios (que pegam nos ombros e puxam para baixo, não deixando o tripulante avançar o tronco), depois que estivesse tudo pronto para decolagem, com o avião alinhado na cabeceira da pista, para decolagem.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder