Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Carburador não é minha praia. Mas eu ACHO que é possível usar o seu, apenas mudando a configuração (canetas, gicluers, etc) para ficar igual ao do à álcool original.

Com o tempo pode vir a dar algum problema de corrosão. Mas aí, quando chegar lá, você troca...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
lucaspogg
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 456
Registrado em: 14 Out 2011, 18:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por lucaspogg »

LeandroConstantino escreveu:Ah nao 500EF o alcool aqui em SP ta na casa de R$1,75 ea gasolina R$2,60 em vista de alguns estados que o alcool ta na casa de R$2,20.
So um detalhe meu monza ta com rodas 17 e pneus 205 mais eu nao notei nem um aumento nas medias de consumo na cidade depois que eu coloquei as rodas 17 uma diferença de deu foi na estrada que fazia 12,5km/l na estrada agora faz 12km/l.

Outra coisa como eu posso verifica a diferença do carburador alcool para gasolina, o meu é 2E e como vou ter que compra um alcool queria saber as diferença visuais (por fora dele)
2,60 a gasolina? :O aqui eu tenho pago 2,89 ='( é triste na hora de encher o tanque
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

lucaspogg escreveu:
LeandroConstantino escreveu:Ah nao 500EF o alcool aqui em SP ta na casa de R$1,75 ea gasolina R$2,60 em vista de alguns estados que o alcool ta na casa de R$2,20.
So um detalhe meu monza ta com rodas 17 e pneus 205 mais eu nao notei nem um aumento nas medias de consumo na cidade depois que eu coloquei as rodas 17 uma diferença de deu foi na estrada que fazia 12,5km/l na estrada agora faz 12km/l.

Outra coisa como eu posso verifica a diferença do carburador alcool para gasolina, o meu é 2E e como vou ter que compra um alcool queria saber as diferença visuais (por fora dele)
2,60 a gasolina? :O aqui eu tenho pago 2,89 ='( é triste na hora de encher o tanque

Oh Lucaspogg tem um posto do lado do meu trampo de bandeira Shell que ta R$2,499 pra ser bem exato, ai vc deve pensa deve ser uma porcaria! Ai eu te digo melhor que um BR que tem perto da minha casa com gasolina a R$2,69, meu carro anda super bem com a gasilina desse shell doque do BR que é mais caro... Aqui em SP nao temos muito que reclama do preço em relação ao resto do pais mais ainda ta muito caro combustivel no Brasil.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:por que pretendo por o parcial , se eu comprar um parcial N20XF por 2500,00 gasto um dia para tirar um e por o outro (lembrando que meu pais ja teve oficina mecanica e eu trabalhei com ele por um bom tempo) e outra coisa depois posso vende o meu bloco velho, vendo ele pela media do ML pego uns 900,00 a 1000,00 trocando por miudos meu investimento no parcial novo nao seria tao alto.
sim, essa é uma das vantagem praticidade... so tirar o teu antigo e colocar um novinho todo pronto pra injetar no futuro. tem esse lance de vender o antigo tb realmente. eu por exemplo resgatei 500,00 ate agora do antigo 1.6 STD advinha pra onde foi os 500,00 uahuuhaua. tenho as biela STD,cabeçote semi retificado,bloco(nao vendo),e peças diversas. eu nem perderia tempo em mexer no teu bloco agora, usaria ate guarda uma grana pra comprar o bloco novo e trocaria e venderia o usado como STD vende muito facil por ae.




pode ter certeza que abaixo de 7km/l na cidade alcool nao vai fazer de jeito nenhum. ate pq 7 a 8 km/l é o consumo alcool 140cv dele STD isso quando for injetar e usar a configuração original. como tu nao vai alterar cilindrada e tao pouco comando vai ficar original no alcool é pra fazer por ae mesmo. lembre-se como ja falei antes, um motor de 170cv nao quer dizer que vai gastar como um 170cv. abaixo dou um exemplo pratico e real... esses 170cv sao apenas pra ilustrar nao sabemos qual será o aumento na atualizaçao do teu N20XF. no meu caso como usarei todo ele original injetores,coletor plastico,TBI 63mm,taxa,comando,em fim todo original mesmo uso a logica do consumo original alcool e potencia 140cv melhorando as eficiencia sem alternar nada vai continuar gastando a mesma coisa com mais potencia, entao no teu caso vai estar por ae tb. se usar equipamento correto pra isso como a MSII 3.0 devidos os recusos de IE originais que ela proporciona :smt023

ja usando o carburador nesse bloco, vai fazer a mesma coisa que um monza carburado alcool 2.0 verifica isso nao tenho esse dados. ou ate menos consumo pq vai melhorar a eficiencia termica ne,

exemplo:
o meu omega 3.0 com 165cv faz exato 6.5km/l e ainda tem gente que acha que esses omega sao gastador ta bom... pra min é muito economico pra um carro de 1500kg e quase 170cv, 6 cilindro e 5 metros de comprimento.

um exemplo que gosto de usar e maltratar os fan boy de 4.1 é o seguinte.

Omega 3.0 / 165cv / semi sequencial / distribuduir c/bobina asfaltica - consumo 6.5km/l cidade ~ 11km/l estrada - baixa eficiencia termica
Omega 4.1 / 168cv / sequencial / bobina tripla / centelha perdida - consumo 5.5km/l cidade ~ 9.5km/l estrada - alta eficiencia termica

acho que os dados falam por si só. o omega 4.1 precisou de +1100cm³ c/ alta eficiencia termica, pra fazer a mesma potencia do 3.0, e o pior(pro 4.1 né) melhorou toda a eficiencia termica pra nada rsrsrsr. imagina o 3.0 sequencial, bobina tripla plastica, centelha perdida quando faria? adoro esse motor Opel 3.0 mesmo sendo antigo tem muito potencial.

isso se deve a concepçao do motor 4.1 ser baixissima especialmente a VE. motor de alto R/L. 4100cm³ pra fazer ridiculos 168cv. tem motor 2.4 de 4 cilindro que faz isso da GM e mais economico que ele :D




oque o 500EF falou da igniçao é verdade, parece mentira eu falando isso mais nao é hehehe especialmente nesse caso é uma boa. 15:1 tem uma mistura bem densa compactada e é preciso queimar ela bem e isso se faz com um bom poder de igniçao. existe varios modos de fazer isso, se usar o bloco injetado do N20XF ja ta pronto pra usar centelha perdida, pode fazer um COP(4 bobinas independente, 1 por cilindro em sequencial) nao usa cabo de velas a bobina é uma vela,e a discarga e mais eficiente e mais grossa com corrente maior tb, direto na pobre vela. ou usar um amplificador em outro modo de igniçao. o COP sequencial é o que tem de melhor mais isso é bem especifico de IE prog como a MS. motores de alto rendimento BMW,Lambo,Ferrari etc usam esse sistema. no teu caso agora que vai ser carburador pode usar um amplificador via distribuidor, mais isso nao podera mais ser usado quando injetar. coloquei os 2 universos se um dia predenter expandir esse motor

alcool aqui no sul ta ouro. 2,35 litro ate pra acender o fogao a lenha e o churrasco ficou caro hehehe
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Rafaelo meu sonho é montar esse meu projeto e ele fazer 6km/l no alcool com o carburador rss...

Agora vou te fazer umas perguntinhas, como eu identifico ou melhor qual a diferença visual do carburador 2E gasolina para o alcool? Como eu vou usar o bloco do N20XF + cabeçote 2.0 original monza rebaixado como posso medir a taxa de compressão para saber que esta em 15:1? Quanto posso rebaixar do cabeçote ou melhor qual o limiti tolerado para que fique na casa dos 15:1 e ainda tenha uma gordurinha para caso de ter que plainar em uma futura e possivel manutenção? O 500EF me indicou a CMRacing para melhorar a ignição, queria saber uma BBB (bom. bonito e barato) pois oque eu andei pesquisando na net a fama da CMRacing nao é boa. Ah ja ia esquecendo li alguma coisa tambem em relação de almenta o tamanha das valvulas de 40mm para 43mm isso é bom, ruim almenta muito consumo em relação a ganhos de potecia se tiver?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Rafaelo meu sonho é montar esse meu projeto e ele fazer 6km/l no alcool com o carburador rss...
consegue sim fazer isso. ate pq é um motor de monza frex né hehehe porem novo. talvez depois de amaciar fique ate mais economico que isso no carbura,entao caprixe na retifica do cabeçote,e acerto final.
LeandroConstantino escreveu:Agora vou te fazer umas perguntinhas, como eu identifico ou melhor qual a diferença visual do carburador 2E gasolina para o alcool?
assim como o Ricardo, eu sou meio leigo em carburador, me parece que os alcool sao niquelados só por isso ja da pra saber, numeração dos gigles tambem. pode reformar teu carbura pra um alcool sem problemas. ou comprar um ja reformado alcool.
LeandroConstantino escreveu:Como eu vou usar o bloco do N20XF + cabeçote 2.0 original monza rebaixado como posso medir a taxa de compressão para saber que esta em 15:1?
precisamos saber qual o volume ml da camara atual do teu cabeçote primeiramente, so depois se faz um calculo(uma taxa é determinada por exemplo 14:1 e verificamos quando precisa remover de material do cabeçote). vou passar os dados desse bloco flex que tenho aqui medido.
junta esmagada + deck positivo = 3,5ml
camara atual do teu cabeçote = ???

falta esse dado ou o STD se alguem tiver fale pra nos fazer uma projeção de quanto material tem que tirar pra atingir uma taxa alvo....
LeandroConstantino escreveu: ou melhor qual o limiti tolerado para que fique na casa dos 15:1 e ainda tenha uma gordurinha para caso de ter que plainar em uma futura e possivel manutenção?
15:1 acho muito exagerado, deixa em max 14:1. entao como falei ali nao sabemos ate fazer o calculo e pra isso falta um valor.

LeandroConstantino escreveu: O 500EF me indicou a CMRacing para melhorar a ignição, queria saber uma BBB (bom. bonito e barato) pois oque eu andei pesquisando na net a fama da CMRacing nao é boa.
isso eu nem me meto pq nunca testei esse equipamento, tb ja ouvir falar mal da qualidade porem como disse fico neutro. só um detalhe, vai gastar +- 550,00 senao me engano o valor do modulo, ele so funciona pra distribuidor. se um dia for colocar IE centelha perdida ele nao vai te servir, eu so compraria se relamente for usar taxa cascuda como >13,8:1 dae vale apena o investimento. depois pode vender tb né
quando atualizar pra IE
LeandroConstantino escreveu: Ah ja ia esquecendo li alguma coisa tambem em relação de almenta o tamanha das valvulas de 40mm para 43mm isso é bom, ruim almenta muito consumo em relação a ganhos de potecia se tiver?
dica? nem mexe nisso. comando original, coletor original, carburador 2E nao vai fazer efeito algum. faça taxa + alcool + 4X1 de qualidade + ignição + polia pra dar um gas a mais em alta e vai tar um baita motor sem comprometer o consumo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: o meu omega 3.0 com 165cv faz exato 6.5km/l
Aproveitando a deixa, você que tem um 3.0, conhece algum projeto com este motor para aumentar bem a taxa?

Estive olhando umas fotos dele aberto na internet e vi que é meio complicado tirar material do cabeçote e o pistão já é bem plano (com cavas para as válvulas apenas) e faceiam o bloco em PMS...


Quanto à CMRacing, pode reparar que os depoimentos que tem por aí, a maioria é de gente que ouviu falar. Outros são de gente que encrencou com o dono da CMRacing.

Mas, quem tem e usa o produto no carro só tem elogio.

Eu não colocaria no meu cruze 0 km se não pensasse assim... hehehe

Quanto a preço, tem a opção e pegar um usado (sempre tem gente vendendo e comprando nos classificados do fórum CMRacing) e se amanhã ou depois mudar o sistema de ignição do carro, passar por praticamente o mesmo valor que pagou...

O módulo que está na minha Blazer foi comprado usado e o que ficava no meu ex-vectra 2.2 16v também. O do monza e os do cruze foram comprados novos. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Aproveitando a deixa, você que tem um 3.0, conhece algum projeto com este motor para aumentar bem a taxa?
Estive olhando umas fotos dele aberto na internet e vi que é meio complicado tirar material do cabeçote e o pistão já é bem plano (com cavas para as válvulas apenas) e faceiam o bloco em PMS...
pior que nao, ate pq nunca tive curiosidade de ir atras de informaçao pra atualizar esse motor, eu sei de gente que ja fatiou pra andar no alcool e nao era muita taxa nao... acho que mal chegou a 12:1 e faz tempo isso. o cabeçote tem as valvula meio que angular dae é pistao cavado. porem tem uma saida pra pegar taxas monstro que é usado pra comandos de lift elevado ou taxas forte e nas valvulas do omega 3.0 tem material de sobra pra isso. é rebaixar as cabeça de valvula. no meu antigo cabeçote injetado fase 2, fiz um trabalho de rebaixamento ate 1mm tranquilo muito lonje do assentamento. no omega 3.0 daria tb pelo que vi tem muito mais material pra remover.

é sim, cabeçote bem curto a altura dele.

500EF escreveu:Quanto à CMRacing, pode reparar que os depoimentos que tem por aí, a maioria é de gente que ouviu falar. Outros são de gente que encrencou com o dono da CMRacing.

Mas, quem tem e usa o produto no carro só tem elogio.
sim disso eu nao tenho duvidas, mais isso nao é uma exclusivade dessa marca qualquer amplificador faz a mesma farofada hehehe. problema que 1000,00 das concorrente ou ate mesmo essa Cmrancing 500 mango ne? pra aumentar a tensao na vela em motor Stock é mesma coisa que rasgar dinheiro. centelha mais forte so funciona pra valer em motor com mistura dinamica alterada(sobrealimentados) ou aspirado violentos com mistura muito densa. dae e aquela historia da eficiencia termica que se perde... "potencia oculta". eu vi aquela foto do equipamento aberto e nao gostei do que vi engenharia e normas tecnico era zero. mais como falei antes nem me meto nisso pq sei que funciona amplificaçao ou melhoramento na eficiencia eletrica da centelha. se pegar a MS2 que tem recursos pra fazer COP ignition, o custo disso é de +- 500,00 sao 4 bobinas diretas + 4 plugs eletricos + 4 kits ignition bosch de alta tensao. dae o bagulho é xarope a amperagem é bem mais encorpada e a centelha bem gordinha no ajuste dwell. mais tb serve do mesmo... em motor stock so vai servir pra alterar a faixa de torque, diminuir poluição.

curiosidade minha existe esse modulo pra centelha perdida original bosch?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Trancado