Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Também não é assim, né?
eu sigo a seguinte logica se ta bom nao mexa, deixa quebrar pra fazer ou se vai mexer entao faça completo e nao meia sola pra depois ta chorando que ta desbalanceado,vibrando,batendo a parte de baixo,queimando oleo e por ae vai e isso acontece muito e exemplos é oque nao falta. parte de baixo NUNCA se deve fazer por etapas ou faz completo ou nem te mete, deve ser de uma vez e completo de preferencia. como troca da bomba de oleo ja que peças novas estao mais justas, oleo precisa esta mais forte.

como falei antes, ainda tem cara que troca um virabrequim de 18kg cheio de oleo e sujo por baixo do carro sem tirar o bloco, sao mais magico que o Mrº M vai contra as regras. um virabequim precisa(forma correta de se fazer) é colocado e batido pra assentar a favor da gravidade nao contra, é pre lubrificar os colos, e depois as capas precisam entrar e se mover manualmente. e fora o processo todo de aparafusamento sequencial,angular,torque imagina tudo no escuro,oleo,contra a gravidade, é claro tem retificas que trabalham com suporte,banca,iluminaçao,aparelhos de mediçao corretos e calibrados e fazem oque É pra fazer dentro das normas tecnica.
500EF escreveu:Mas, se abrir e verificar que a parte de baixo está ok (dentro dos limites de tolerância), é possível trocar somente os pistões pelos do à álcool e fechar novamente (jeito de falar, claro que com juntas novas, casquilhos novos de preferência, etc.).
como expliquei antes pra ver isso é preciso desmontar e tirar o bloco fora do cofre e colocar no cavalete pra uma avaliaçao correta. abrir o motor desmontar peça por peça nao é barato . ninguem faz isso de tira/recolocar motor/montar/medir/material novo por menos de 500,00 reais. ja vi muita gente fazendo oque nao se deve EU sou totalmente contra a esse tipo de artificio... eles tiram o pistao com biela certo? trocam o kit pistao por um STD sem brocar o cilindro e usam as mesma capas de mancais. isso é errado de fazer tira a memoria das capas e nunca mais pega assentamento e balanceamento. madrilar bloco no lugar eu nunca vi rsrsrs é obrigatorio tirar o bloco oque obriga a fazer tudo de uma unica vez retifica e nao troca de peças.

eu parto da seguinte logica, se é pra abrir um motor só pra trocar os pistoes de um motor usado entao retifica a parte de baixo completo ou compra um bloco novo(mais pratico,garantido,e ja vem com pistao de alcool flex). se a ideia da pessoa é usar alcool entao queima um cabeçote de 350,00 e tira 2.2mm e ta com taxa pra alcool com apenas 60,00 reais e usa ate quebrar. e quando quebrar troca o bloco por um novo é muito mais simples, barato, rapido, garantido nao ter que passar em mao de retifica alguma.
500EF escreveu:Por isso falei em abrir e avaliar a necessidade, antes de comprar o parcial zero
essa avaliaçao sai caro viu :D a nao ser que alguem faça por 200,00 tirar ele do cofre,recolocar,desmontar o motor inteiro e montar ele,trocar as juntas,oleo,limpeza. por menos de "500,00" so pra dizer... Ah precisa retificar legal e agora... pra depois descidir se troca o bloco ou retifica nao vejo lucro nisso, mais respeito a tua visao logica.
500EF escreveu:O Zé bob, do kadett gsi que eu postei o vídeo, também fez a mesma coisa. Só que, se não me engano, retificou o bloco e colocou pistões sobre-medida (neste caso, provavelmente o custo justificaria ter feito a troca por um parcial novo).
pois é, retificar bloco hoje ficou no passado pra linhas familia 2 GM que vai de um monza 82 a um vectra 2011 8V. tu acha que perdi tempo em retificar meu motor STD 105k 1.6? fiz peça dessa coisa e o resto ta no forro esperando um comprador rsrsrsrs. e nao me arrependo de ter gasto quase 9k nesse motor completo e cheio de recursos.
500EF escreveu:E o cabeçote já vai ser revisado de qualquer forma, quando for enviado para a retífica para rebaixo. Sendo de qualidade, volta de lá zero também (o que está na minha blazer foi comprado usado, de um desconhecido do mercado livre e enviado para um trato nos dutos, revisão completa, válvulas maiores, ângulo, rebaixo, etc. e está rodando perfeito nela até hoje).
sim, cabeçote é moleza em termos de retifica, ate pq é so trocar a 'junta' e o custo é baixo na MO na montagem/desmontagem/retifica. agora tirar um bloco ae a coisa pode mudar de figura bem rapidinho, o imprevisto pode pegar o cara :wink:
500EF escreveu:Mas é claro, assim como em qualquer manutenção ou "upgrade", se o camarada que for montar não souber o que está fazendo, vai dar m1@#... Pode ser com o parcial novo ou com o original do carro (José Leal que o diga... rsrsrs). :smt023
isso concordo contigo, e ta cheio espalhado nesse país... como aquele ""mecanico"" que tentou carregar os tuchos do Jose com eles vazios ARANHA TOTAL :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
willpetrucci
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Jun 2012, 16:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por willpetrucci »

Mestre Rafaelo! Manja muitasso!!!
Will Petrucci
Monza SL/e 92 Preto 2.0 EFI Gasolina
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Entao nao me passaram o codigo desse bloco, mais agora vc me deixou intrigado como um bloco mais novo e moderno é mais barato que um mais antigo?!.
parceria com a fiat o bloco nao é so GM tem tecnologia fiat no meio o F é de fiat~powertrain. me parece que produziram muito motor tanto pra fiat como pra gm desde 2003 e continuam, oque barateu muito. nao tem nem oque discutir vale muito mais apena compra um bloco original GM desse e instalar. só prender nos suportes e fechar o motor.
LeandroConstantino escreveu: entao vou monta esse bloco no alcool + taxa + cabeçote preparado + polia regulavel + 4x1 pra dar uma brincada, e depois quando a grana melhora de novo vou investi no IE prog.
melhor escolha possivel nao tem, se realmente quer investir em um bloco com recusos pra injeçao eletronica esse é o canal nao precisa inventar moda em adaptaçao com roda fonica,sensores e afins, alem de ser novo né só montar e usar. outra forma de virar alcool é como expliquei antes ali pro 500EF tira uma fatia de -2mm e usar junta flex aço com +-150,00 ja pode usar alcool a vontade. isso no teu motor atual,

porem esse cabeçote nao vai mais ser aproveitado no novo bloco, ja que os pistoes e fat top positivo criando colisao com a valvulas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

lucaspogg escreveu:tá... e se eu jogar a MS fazer todo o mapa novo com o cabeçote do N20XF só para poder pegar a parte de injeçao MPFI, colocar o 4x1 e fazer o "polimento" dos canais de admiçao e escapamento já consigo uma potencia relativamente boa em relaçao a consumo?
Lucas tu fala em usar teu bloco de monza? pq esse cabeçote roletado usa bobina dupla te obrigando o uso de sensor de rotaçao fonico. distribuidor nunca mais, a nao que faça um rasgo do eixo do comando.

supondo que se va usar um bloco ja com roda fonica, com toda certeza melhora tudo. desde a eficiencia termica, como a mecanica, como a volumetrica. o motor vai produzir mais potencia com menos(combustivel). mais isso se fizerem oque é pra ser feito, nao adianta ter tudo isso e nao souber usar nem 1/3 desse equipamento.

outro detalhe, o coletor plastico + TB nao da pra instalar na MS. é preciso usar o antigo MPFI por cabos e coletor de aluminio tradicional, veja no topico da comparaçao roletado X convencional que vai intender melhor oque precisa. esta no final do topico
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lucaspogg
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 456
Registrado em: 14 Out 2011, 18:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por lucaspogg »

Rafaelo escreveu:
lucaspogg escreveu:tá... e se eu jogar a MS fazer todo o mapa novo com o cabeçote do N20XF só para poder pegar a parte de injeçao MPFI, colocar o 4x1 e fazer o "polimento" dos canais de admiçao e escapamento já consigo uma potencia relativamente boa em relaçao a consumo?
Lucas tu fala em usar teu bloco de monza? pq esse cabeçote roletado usa bobina dupla te obrigando o uso de sensor de rotaçao fonico. distribuidor nunca mais, a nao que faça um rasgo do eixo do comando.

supondo que se va usar um bloco ja com roda fonica, com toda certeza melhora tudo. desde a eficiencia termica, como a mecanica, como a volumetrica. o motor vai produzir mais potencia com menos(combustivel). mais isso se fizerem oque é pra ser feito, nao adianta ter tudo isso e nao souber usar nem 1/3 desse equipamento.

outro detalhe, o coletor plastico + TB nao da pra instalar na MS. é preciso usar o antigo MPFI por cabos e coletor de aluminio tradicional, veja no topico da comparaçao roletado X convencional que vai intender melhor oque precisa. esta no final do topico

vlw =) entao seria melhor achar um motor completo em um desmanche pra fazer o que eu quero =) vou começar a procura!
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

tem essa opção usado, mais usado é aquilo sai de carro batido,alagado,rolo, as vezes papel enrolado e pra legalizar pode ser perigoso. em fim consegue completo por 4000,00 N20XF e ainda precisa trocar o sistema de alimentaçao pelo antigo MPFI pra usar a MS ou outra IE prog. eu sou chato pra lei e legalizaçao e tal prefiro comprar novo por mais caro que seja é mais garantido. um bloco desse sai 2000 a 2700,00 o resto compre usado que nao tem problema. o principal é o bloco com NF em seu nome.

pessoal, ja que o assunto é retifica e conversao pra alcool vou dar uns valores.

retifica completa parte de baixo pra monza

peças
KIT PISTAO C/ANEIS ALCOOL 0.50 520,00
KIT CAPA MANCAL 100,00
KIT CAPA BIELA 60,00
KIT JUNTAS 80,00
OLEO/FILTRO 100,00
BOMBA GM OLEO 250,00
BOMBA AGUA 80,00
CORREIAS 100,00
SELOS/COLA 18,00

serviço retifica
RETIFICAÇAO BIELA JG 80,00
RETIFICAÇÃO/BRUNIR E BANHO QUIMICO BLOCO 120,00
MANDRILAMENTO DE MANCAL 120,00
RETIFICAÇÃO VIRABREQUIM 80,00

mao de obra mecanico
RETIRAR MOTOR E MONTAR NO COFRE 300,00
TRANSPORTE ATE RETIFICA ?

+- 2000,00 pra passar pra alcool e retificar um motor usado. dae tem tudo aquilo sera que vai ficar bom? qual o tempo pra fazer tudo isso? a garantia? nao vale nada apena, retificar esse motor ou passar pra alcool via pistao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Não vou comentar ponto a ponto para não delongar muito.

Mas resumindo, é como eu disse. O ideal é usar tudo novo. Novo é novo. Mas na prática, é perfeitamente possível abrir um motor que esteja dentro das tolerâncias e fazer somente a troca dos pistões. Desde que tenha critério e saiba muito bem o que está fazendo.

Já fiz nos meus e já vi ser feito em muitos carros de arrancada / competição (circuito).

Vai ficar como novo? Não.

Mas vai durar muito antes de dar algum problema. :smt023

Dependendo dos preços e di$ponibilidade de grana, pode ser uma alternativa.

Claro que se conseguir um parcial por 2 mil e o seu bloco já estiver fim de vida, precisando de uma retífica geral, não tem nem que ver... Manda o novo para dentro do cofre e pronto. :smt023
Rafaelo escreveu: parceria com a fiat o bloco nao é so GM tem tecnologia fiat no meio o F é de fiat~powertrain. me parece que produziram muito motor tanto pra fiat como pra gm desde 2003 e continuam, oque barateu muito.
Sou fornecedor tanto de uma quanto de outra montadora.

Participei da época da fusão entre as duas (já acabou faz um tempinho).

Talvez o fato de não ter mais uso para os motores GM 2.0 8v família II na linha de montagem justifique mais a queda de preços atual que qualquer outra coisa.

Astra/Vectra/Zarifa, os últimos dos moicanos, estão fora de linha e este motor agora não tem mais outra destinação a não ser mercado de reposição.

Desta turma, o único motor que ainda está em fabricação é o da S10 2.4 8v. Mas aí o bloco é outro (mais alto).
melhor escolha possivel nao tem, se realmente quer investir em um bloco com recusos pra injeçao eletronica esse é o canal nao precisa inventar moda em adaptaçao com roda fonica,sensores e afins, alem de ser novo né só montar e usar. outra forma de virar alcool é como expliquei antes ali pro 500EF tira uma fatia de -2mm e usar junta flex aço com +-150,00 ja pode usar alcool a vontade. isso no teu motor atual,
Com os pistões do à gasolina -2mm vai chegar nos 12:1.

Na Blazer tirei mais 0,7 da junta além dos 2,0mm do cabeçote. E ainda ficou um pouco de material lá no cabeçote para tirar, caso precise de uma plaina futuramente.
porem esse cabeçote nao vai mais ser aproveitado no novo bloco, ja que os pistoes e fat top positivo criando colisao com a valvulas.
Reamente. Com pistão do à álcool + 2mm de rebaixo a taxa vai lá para os 17:1... hehehe. Com o pistão dos flex vai ficar um pouco abaixo, mas não muito longe disso.

É meio gambiarra, mas é possivel usar uma junta mais grossa para destaxar e não perder o investimento no cabeçote.

Ou então, rebaixa menos agora e usa uma junta mais fina para chegar nos mesmos 12:1 e quando trocar os pistões ou o parcial, vai lá para os 15:1 (o do Zé Bob deve estar por aí). :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Mas resumindo, é como eu disse. O ideal é usar tudo novo. Novo é novo. Mas na prática, é perfeitamente possível abrir um motor que esteja dentro das tolerâncias e fazer somente a troca dos pistões. Desde que tenha critério e saiba muito bem o que está fazendo.
concordo se a troca de pistao for serviço dentro das normas, um bloco STD pode pegar ate 2 retifica tradicional depois é lixo pq o bloco fica fragil demais,corrosão interna,fadiga,alargamento do bloco. porem nao a espaço pra 'meia sola' como muitos fazem seja por opçao do dono$ ou mexanicos sem formação alguma, a parte de baixo e a mais sensivel de todo o motor muito mais que o cabeçote. tipo so trocam o kit pistao e nem se dao ao trabalho de brunir os cilindros na maquina que é obrigatorio pra tirar os calos. camisa/cilindro bloco usado tem memoria mecanica de uso nao combina com peças novas. cilindro usado e pistao novo = travamento/superaquecimento/desgaste/queima de oleo/ruidos. tem que fazer completo(retirada do bloco, brunimento/retifica dos cilindro, balanceamento conjunto movel, retifica de biela,retifica de colo do vira, troca de peças é aquela coisa vai grana e quando quer ver custou um bloco parcial novinho). senao vira serviço de porcao trocando apenas o pistao e usando em um bloco ja marcado. é preciso retificar tudo embaixo
500EF escreveu:Talvez o fato de não ter mais uso para os motores GM 2.0 8v família II na linha de montagem justifique mais a queda de preços atual que qualquer outra coisa.
pode ser, é uma. a joinventure acabou faz tempo mesmo, mais a parceria de tecnologia e a produção ainda nao. nao sei se ainda tem carro fiat com esse bloco.

quando comprei meu bloco em fev de 2011 era o ultimo do estoque depois só sob encomenda, ainda se fabricava astra,vectra,zafira nesse bloco, e o bloco foi produzido(etiqueta fabricação nov 2010). porem ele continua equipando na zafira 2012 o mesmo bloco ainda é fabricado em linha e nao só pra pedido de repocisao das concessionarias. os bloco GM com logo GM sao mais caros nao sabemos ao certo. so sei que ta mais barato o FGP e vale apena hehehe.

nosso gol aqui AT 1.0 ta com 189k STD muito bem de saude sem fumar,bater,rajar,e "com força" na hora que começar a xaropear compro um bloco parcial dele. custa 1500,00 novo muito mais barato que mandar retificar, alem de mais rapido e mais seguro ja bem montado de fabrica.

arrumando meu ingles de "controlador de tráfego aéreo" the book is on the table ! uahauahhaua
falei antes fat top. e é FLAT TOP ou cabeça chata como queiram :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Trancado