Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Olha so como o Rafaelo disse gostou muito alto e pouca diferença, segundo o que eu li dos post que o acochaves me mandou, vc tem um bela dor de cabeça para abri o motor todo e a R/L ta prejudica, o pistao 2.4 eh mais largo porem e mais baixo que o 2.0, entao o cara que eu li que fez isso no carro dele foi dinheiro jogado fora?!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:entao o cara que eu li que fez isso no carro dele foi dinheiro jogado fora?!
no meu ponto de vista tecnico sim... todo aumento de cilindrada tem que aumentar a quantidade X de combustivel ou seja vai gastar mais, se deixar com uma AF/R de 2.0 vai andar com mistura pobre. vale apena? pra mim nao... o ganho é tao pouco que so serviu pra dizer tenho um 2.4 uahuauahhuua

esse motor ja por natureza tem um baixo VE,TE,ME nao vale apena investir em aumento de cilindrada. agora se fosse um outro motor com uma concepção mais moderna(comando variavel,roletado,coletor alma lisa,escapes,material leves cabeçote e bloco,peças mecanicas mais leves,injeção direta,IE modernas,COP ignition,taxa,etc) com alto nivel de eficiencia ae sim valeria apena o aumento de cilindrada. pq o ganho seria mais expressivo.

infelizmente o motor familia 2 GM tem algumas limitaçoes tecnica que va vem do berço. vide que no 2.2 e 2.4 foi colocado um balanceador nas arvore de manivelas pra diminuir a vibração e deixa um giro mais suave. a GM tentou na epoca fazer o motorzao 2.4 e fez um motorzinho. a ultima cartada da GM nesse bloco 'monza' foi no roletado 2.0 oque ficou "bom" mais ainda longe dos motores com alto nivel de eficiencia.

exemplo de um motor de baixa eficiencia
vectra 2.4 16V 150CV precisou de 2400cm³ pra entregar 150CV

exemplo de um motor de alta eficiencia
bmw 320i 2.0 16V precisou de 2000cm³ pra entregar 156CV consumo de motor 2.0 algo de 8 a 12km/l nada mal.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Poxa entao a coisa eh pior doque eu estava imaginando, vide que o motor n20xf gera entorno de 140cv um 2.4 so gera 150cv?! 150cv gera o c20xe, e se vc der uma mexidinha nele acaba ganhando ate uns cavalinhos a mais.
imagnei que com essa alteração acabaria ganhando muito mais principalmente em torque, as vezes fico pensando como dar um up no monza utilizando oque ele ja tem, mas quanto mais penso mais acredito que nao da pra fazer muito...
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

LeandroConstantino escreveu:Poxa entao a coisa eh pior doque eu estava imaginando, vide que o motor n20xf gera entorno de 140cv um 2.4 so gera 150cv?! 150cv gera o c20xe, e se vc der uma mexidinha nele acaba ganhando ate uns cavalinhos a mais.
imagnei que com essa alteração acabaria ganhando muito mais principalmente em torque, as vezes fico pensando como dar um up no monza utilizando oque ele ja tem, mas quanto mais penso mais acredito que nao da pra fazer muito...
Turbina ele para ver só... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:vide que o motor n20xf gera entorno de 140cv um 2.4 so gera 150cv?!
entao isso tudo é como falei acima, baixo indíce de eficiencia tanto na Volumetrica (VE), como na Termica (TE), e na Mecanica (ME).

cabeçote de alto nivel de atrito geram muito torque motriz no virabrequim freiando o motor assim como um alternador,compressor,DH,etc. se fosse um roletado seria mais suave seu acionamento ganhando potencia/torque e especialmente melhorando economia (ME). baixa taxa de compressao se fosse 10.5:1 gasolina teria uma queima melhor aproveitada ganhando potencia/torque e especialmente melhorando economia (TE) se fosse um sistema COP ignition idem entre outros itens adotado hoje em dia no desenvolvimento de motores. melhorias na injeção eletronica como Direta no cilindro, coletores menos estrangulados, alta lisa, comando valvula variavel melhoraria a (VE). sao esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

veja o caso da Captiva 2.4 16V comando variavel e roletado e uma boa taxa de compressao rendem 171cv isso é oque falei antes as tais das Efficiency por isso essa potencia com os mesmo 2.4L de um vectra.

o C20XE 2.0 16V consegue 150cv na gasolina pq é mais eficiente em relação ao 2.4 16V justamente nelas, as 3 eficiencias (VE)/(TE)/(ME) ja vem de fabrica assim...

o N20XF 2.0 8V roletado 140cv no alcool pq é mais eficiente denovo nas 3 eficiencias (VE)/(TE)/(ME) ja vem de fabrica assim, o cabeçote é preparado originalmente falando. vide meu topico cabeçote convencional X roletado, mostro as diferenças que fizeram acho respeitavel um comando fixo 8V render 140cv com apenas 11.5:1 alcool. eles fizeram nada mais que se fazia antigamente melhorando as eficiencias coisa que nao foi feito no 2.4 do vectra infelizmente foi mal aproveitado. por isso essa baixa potencia nesse motor.

no meu 2.0 N20XF partindo da potencia original dele 140cv alcool, 11.5:1 vai render algo em torno de 160-170cv aspirado sem taxar e trocar de comando. só melhorando ainda mais as eficiencias. coletor inox polido 4X1 c/ 2" 1/2 ate o final, polia regulavel pra aumentar a exploração de potencia por rpm, sonda wide, coletor admissao polido de 36mm em C, cabeçote dutos polidos, silenciosos imporado inox de alta vazao, trabalho nos mapas da ECU especialmente na AF/R e VE nas 2 "faixas de picos" só com isso ja da pra fabricar mais potecia com economia ja que a duração do comando nao vai ser mexida, alem da sonda wide operando nas faixas criticas(picos) mantendo a precisao do mapa AF/R nem pra mais nem pra menos :)

o teu motor do monza tambem tem suas deficiencias, mais tudo isso pode ser arrumada. quer um exemplo? eficiencia termica: coletor 4X1 e aumento da taxa de compressao
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

500EF escreveu:
LeandroConstantino escreveu:Poxa entao a coisa eh pior doque eu estava imaginando, vide que o motor n20xf gera entorno de 140cv um 2.4 so gera 150cv?! 150cv gera o c20xe, e se vc der uma mexidinha nele acaba ganhando ate uns cavalinhos a mais.
imagnei que com essa alteração acabaria ganhando muito mais principalmente em torque, as vezes fico pensando como dar um up no monza utilizando oque ele ja tem, mas quanto mais penso mais acredito que nao da pra fazer muito...
Turbina ele para ver só... hehehe
Sim 500EF turbos e compressores sao uma alternativa, mais o que eu me referia era o que ja tem no motor porem fica escondido, por exemplo a questao do escapamento se vc redimencionar e colocar um 4X1 tem um ganho de potencia.

Rafaelo me diz uma coisa com tudo isso quanto o seu motor faz com etanol?

Esse ano nao to podendo mais quero fazer um trampo bem feito no meu monza pois queria dar uma esportivisada nele sabe fazer um projeto que nao fique um carro so pra altas rotações, que ande bem em baixa mais quando chegue tambem nas faixas mais altas tenha "pulmao" entende, ja vi varias configurações boas ate mais que sempre um lado ficaria prejudicado.

Outra coisa Rafaelo pra taxa no meu caso so teria que rebaixar o cabeçote ou ha outra opções?
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Pistões do à álcool + rebaixo + trato nos dutos + configuração do carburador do à álcool + ignição forte é o caminho que eu seguiria, se turbinar não for sua primeira opção.

Postei recentemente vídeos do kadett gsi do Ze Bob com esta "receita" básica. Fica interessante o negócio...

Claro que ele já parte de 121cv, enquanto o seu parte com menos. Mas não deixa de ser algo interessante, com ganho de torque (e potência, consequentemente) por toda a faixa, fôlego em alta (gira 6000 fácil), baixo consumo de combustível (eficiência térmica alta pela taxa e ignição) e por um investimento relativamente baixo.

4x1 eu acho complicado. Tem uns que vendem por aí que fica pior que o original... Cheio de curva amassada, etc.

Comandão, além de perder torque em baixa, pode ficar meio "quadrado" para uso diário e beberrão.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Rafaelo me diz uma coisa com tudo isso quanto o seu motor faz com etanol?
ainda nem fechei o motor Leandro é so uma projeção, estou terminando de comprar as peças(perifericos) do motor na GM que sao bem carinhas e depois compro a wideband que é mais 600 reais, so da ae monto o motor e configuro/programar a ECU. como nao vou alternar nada desse motor(uso original taxa,ignição,comando,etc) vai se apenas melhorias de fluxo de admissao e escape, sistema captação AR ambiente, e deslocamento das faixa de potencia. acredito que fica bem proximo do consumo original ou pouco menos devido o deslocamento das faixa de torque e potencia. ate pq as configuraçoes que usarei é com base no codigo original desse motor que vai ser inserida na MegaSquirt. o software da MS tem um analizador e calculadora que facilita o trabalho inicial muito importante isso.

pelo que andei lendo é 8 km/l urbano e 11 km/ rodoviario no alcool original. lembre-se melhorar a eficiencia de um motor nao quer dizer que ele vai consumir mais combustivel pelo contrario. olha o exemplo que dei da Captiva 2.4 tem o consumo gasolina menor que o do vectra 2.4 e mesmo assim é mais potente :wink
LeandroConstantino escreveu:Esse ano nao to podendo mais quero fazer um trampo bem feito no meu monza pois queria dar uma esportivisada nele sabe fazer um projeto que nao fique um carro so pra altas rotações, que ande bem em baixa mais quando chegue tambem nas faixas mais altas tenha "pulmao" entende, ja vi varias configurações boas ate mais que sempre um lado ficaria prejudicado.

Outra coisa Rafaelo pra taxa no meu caso so teria que rebaixar o cabeçote ou ha outra opções?
poderia trocar os pistoes, mais isso geralmente custa caro pq tem que tirar o motor fora,brocar os cilindro,trocas os casquilhos,retifica o virabrequim. é uma semi retifica se teu motor ja ta meio gasto vale apena fazer de uma só vez. a outra maneira é deixar o cabeçote "fim de carreira" retirar 2.3mm e usar alcool. esse é muito facil e barato custa miseros 65,00 reais.

algo simples que fica bom taxa + alcool + 4X1 + polia regulavel, o monza trava muito os gases naquela curva tosca que colocaram perto da bomba e os duto sao muito fininhos. com 4X1 sai reto no meio do carro com um tubo de 2 1/4" isso melhora muito em media-alta rpm vide esse meu motor original ate isso melhoraram colocando um 4X1 de fabrica e tubo de 2 polegadas. a polia regulavel é pra faze ele girar mais dando mais folego fazendo o 4X1 funcionar pra valer. e isso faz aumentar a faixa de pico da potencia maxima trazendo mais potencia.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Trancado