é por ae, coletei mais informaçao a respeito.500EF escreveu:Uma deve ser microscópica, para já estar soprando muito com o motor ainda na marcha-lenta. A outra é para empurrar potência em giros altos.
The twin-turbo system is actually in-line, with a turbo being fed by 3 cylinders each. Two smaller turbos alllow a much faster spooling time than 1 big turbo
resumindo. 2 pequenos turbo fazem que um turbo grande faria em termos de massa volumetrica, e alem de gerar carga mais cedo do que o convencional. fica claro que ambas tem o mesmo dimensionamento de caixa porem sao pequenas, diria minusculas.
outra coisa que faz ser mais cedo o torque pelo que li essas turbinas sao roletadas via rolamento, sao twin scroll technology sou seja duplo fluxo(2 sessoes de pas no eixo), alem de ser pequeninhas.
nao pq faltaria as turbina pra fazer 41kgfm. porem comando vareavel tem essa funçao mesmo mudar a faixa de torque max nao é fixa. em função das condições de condução e da carga do motor monitorado pela ECU trazem o torque la embaixo em baixas rpm ou em medias ou vice versa... e pode ter certeza que no caso desse motor turbo BWM tem o adiantamento mais cedo vizando aproveitar as turbinas. uma coisa depende da outra, nao adianta as turbina estarem cheia e as valvula com duraçao curta dae entra a variaçao do comando que provavelmente estao com a duração bem longa nesse motor nessa faixa de torque em baixa. só as turbina nao daria esse torque todo em baixa. e tao pouco so a variaçao de comando.500EF escreveu:Acha mesmo que se pegar este carro e tirar as turbinas eles vão conseguir chegar a 41 kgfm nele aspirado só mexendo nos comandos? Sem chance...
ja ficou claro que foi feito um dimensionamento no projeto turbo especifico vizando torque em baixa, ala compressor volumetrico padrao, pra trazer o torque desde a lenta. mais isso nao é uma caracteristica normal de turbos que fique bem claro. e sim um objetivo de projeto.
os graficos desse motor. 3 coisas me chamaram atençao.
1º que o torque nao morre a 3000 rpm como li antes, e vai planar ate os 5000.
2º que o torque ficou com comportamento de compressor. linear ate a subida da potencia.
3º que nao existe fabricante de compressor na europa e eles tem que se virar uahuaauahuauh brincadeira viu