Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: Não é que trava.

Eu disse que ele tira toda a energia necessária para seu acionamento diretamente do eixo do motor, enquanto um turbo-compressor tira boa parte da energia que jogamos fora pela descarga (calor dos gases).

Por isso disse que o turbo seria mais eficiente em termos de aproveitamento de energia que o outro. :smt023
li denovo o topico pra deixar bem claro.tu tinha dito que rouba energia o tempo todo e eu te chamei atençao que nao era bem assim. eu que nao lembrava oque tu tinha dito, nao falou de travar...

obs: andei lendo mais a respeito, eu tinha falado que turbo tinha 90% de eficiencia mecanica e nao é por ae nao... as turbina roletada com duplo fluxo tem max 84% com a max pressao. e tem compressores volumetricos ligados ao virabrequim que tambem tem essa eficiencia mecanica parecido com 75% max pressao o TVS. é uma serie especial da Eaton que alias é um show de compressor, 90% de ME só se nao estiver pressurizando hehehe.
Editado pela última vez por Rafaelo em 20 Jul 2012, 22:19, em um total de 1 vez.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por BOB_GSI »

Vou colocar só o link pra não poluir tanto...
http://www.youtube.com/embed/1ypC4mKo_zs
Bem que o vídeo poderia ter um pouco mais de dados técnicos...
Sabem as potências desses carros, ou a pressão que andam ?
Esse é um bom comparativo entre turbo e compressor..
Mesmo carro, mesmo peso, mesmo motor, e o melhor acerto que a fábrica conseguiu para os dois tipos de compressores...
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

bob, como o piloto mesmo falou o compressor é mais completo mais linear em torque e potencia e tem aumento em todas as faixas de operaçao do motor, tem uma coisa interessante é nos originais compressor nao tem pressao mapeada(controle) ou seja pressao sempre constante, mesmo em idle ele ja gera uma pequena pressao. porem em idle tem a valvula bypass que desvia o fluxo deixando ele em movimento (existe compressores com polia magnetica muito antigos, outros Eaton por bypassa via vacuo). ja o turbo tem um despejo maior de potencia apos a turbina chegar ao maximo de pressao, que em turbos originais injetados é com mapeamento de pressao, deixando bem mais manso a condução.

nao existe essa de qual o melhor ou pior. sao 2 itens totalmente diferentes com o mesmo proposito aumento de potencia e torque. cada um tem sua caracteristica. o compressor aumenta mais é torque nas baixa e media rpm e nao muito a potencia, porem ele é mais completo pq atua em todas as rpm. ja o turbo é o contrario, forme mais potencia e torque em rpm media e alta.

só achei aquela arrancada muito tosca do compressor ambos tem potencia parecido, o cara do turbo foi esperto e deixou segurando o giro tanto é que ele destracionou quando pegou carga e pulou muito na frente. ate pq o turbo gera mais potencia que o compressor em razao pressao X rpm

motor 1.6 16V

aspirado 115hp 114 lb-ft of torque aspirado
compressor 168 hp and 162 lb-ft of torque.
turbo 172 hp and 191 lb-ft of torque

compressor do mini cooper é um Eaton M45 minusculo :lol: menor que ele só o do fiesta. como a pressao nao varia e tao pouco é controlada ele fornece 9 psi stock. o turbo como é variado nao sabemos
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por BOB_GSI »

Rafaelo escreveu:bob, como o piloto mesmo falou o compressor é mais completo mais linear em torque e potencia e tem aumento em todas as faixas de operaçao do motor,
Assim como ele também disse que o turbo bem acertado gera menos poluentes, é mais barato pra montar, é de manutenção mais barata, e posso concluir que ele gera mais potência, afinal potência é rpm X torque e como ele disse o turbo não para de crescer...
Rafaelo escreveu:nao existe essa de qual o melhor ou pior. sao 2 itens totalmente diferentes com o mesmo proposito aumento de potencia e torque. cada um tem sua caracteristica. o compressor aumenta mais é torque nas baixa e media rpm e nao muito a potencia, porem ele é mais completo pq atua em todas as rpm. ja o turbo é o contrario, forme mais potencia e torque em rpm media e alta.
São coisas diferentes mas, como você mesmo disse, com o mesmo propósito de aumentar a potência do motor... Então eu considero válida a comparação.
E vamos combinar que é uma comparação muito mais justa que comparar o gol 1.0 turbo com o fiesta charger que tem muito menos "variáveis" em comum...
E mesmo assim o gol já tem 15,8 kgfm desde 2000 rpm enquanto o fiesta tem torque máximo de 12,6 kgfm a 4250rpm...
Já li mais de uma comparação entre esses dois carros e o gol sempre deu uma surra no fiesta...
Rafaelo escreveu:só achei aquela arrancada muito tosca do compressor ambos tem potencia parecido, o cara do turbo foi esperto e deixou segurando o giro tanto é que ele destracionou quando pegou carga e pulou muito na frente. ate pq o turbo gera mais potencia que o compressor em razao pressao X rpm

motor 1.6 16V

aspirado 115hp 114 lb-ft of torque aspirado
compressor 168 hp and 162 lb-ft of torque.
turbo 172 hp and 191 lb-ft of torque
Mais uma vez, potência é rpm X torque, muita ingenuidade do piloto que estava no carro com compressor se não soubesse disso e também não segurasse rotação na largada...
Rafaelo escreveu:compressor do mini cooper é um Eaton M45 minusculo :lol: menor que ele só o do fiesta. como a pressao nao varia e tao pouco é controlada ele fornece 9 psi stock. o turbo como é variado nao sabemos
A montadora usa o que considera adequado para o motor/público/propósito do carro... Não me surpreenderia que a turbina, no caso do mini turbinado, também seja pouca coisa maior que a de um gol turbo...
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

so nao concordo no que falaram que turbo a manutenção é mais barata. isso nao é nem um pouco verdade, o compressor que gera menos gasto de manutençao porem é mais caro sua instalaçao, nao precisa se preocupar com oleo,temperatura,filtro da turbina, etc. nao precisa retificar, o compressor é praticamente eterno, quando da problema é 2 rolamentos baratissimos. a unica manutençao é apos 150 mil milhas(+- 300k) trocar o oleo que custa 60,00 dolar rsrsrs só isso a manutenção. e um turbo pode ter certeza que ja foi pelo menos uma vez pra retifica e nao sai barato.

sim, como o turbo é inerte nao é limitado pelo giro, a turbina continua girando mais e mais. quando maior a rpm mais ar ela comprime e vai que vai. um dos motivos do compressor nao da muito resultado em altas rpm especialmente esses compressores stock, outro motivo se for uma turbina roletada de duplo fluxo, centelha perdida, duto inox, e outro recusos a eficiencia é muito alta muito mesmo. e se for instalada como os originais com retorno de pressao anti lag, mapeamento de pressao, entre outros recusos. pode começar a produzir torque como um compressor a 1800rpm porem isso é raro de se ver devido o altissimo custo.

o piloto que tava no compressor viajou no teste, e olha que a diferença foi gritante. nao era pra ser tao feio assim ate pq o compressor a meros 1500 rpm ja tava pressurizado. pena que nao temos as raizes do dinamometro de ambos.

é verdade a comparação de ambos é muito justa, em efeito de comparaçao de ambos é valido, mais vejo muito(principalmente esses pia de forum e blog) ficam se fresqueando, tipo assim. ah turbo é melhor, ah compressor gera mais torque... sabe aquilo que nao chega a nada? um fica defendo o seu preferido, cada um é pra um tipo de aplicaçao. muito boa a materia simples e objetiva.


A montadora usa o que considera adequado para o motor/público/propósito do carro... Não me surpreenderia que a turbina, no caso do mini turbinado, também seja pouca coisa maior que a de um gol turbo...
verdade, no estados unidos é disparado o publico compressor. isso ja vem de berço eles gostam de torque monstro. ja europa, latina é turbo a preferencia. aqui tentaram o fiesta isso foi um fiasco ao meu ver pegaram um manco 1.0 e fizeram um manco 1.4 :D poderiam ter feito como a mercedes fez no compressor em motores com mais volume pra dar mais efeito no torque. coisa que ficou devendo o fiestinha com torque de moto 16V
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

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Rafaelo escreveu: e um turbo pode ter certeza que ja foi pelo menos uma vez pra retifica e nao sai barato.
Não entendi se você se referia a retífica do motor ou da turbina. Mas já até arrisco a dizer que qualquer um dos dois é problema do nosso país.
Falando no geral, e não pela totalidade. O brasileiro tem preguiça até de trocar de marcha, motivo pelo qual prefere ter torque em baixa, imagina se vai verificar filtro de ar, nível de óleo, água, trocar óleo e filtro dentro do período recomendado. Até andar com óleo que não é o recomendado pelo fabricante andam.
Basta ver o monza do Rettore, desde 0km com ele, não foi retificado nenhuma vez e anda turbo há muito tempo...
Acredito muito mais que isso se deve a manutenção que ele dá ao carro, do que dizer que o carro dele é superior, em se tratando de lubrificação, aos outros gm que saíram com o mesmo motor, mesmo sistema de lubrificação,etc...
Os engenheiros das maiores fabricantes de turbina, leia-se exterior, já estão dando como tempo de vida útil para a turbina, as atuais tgv, o mesmo tempo do motor.
Como essas turbinas são novas só daqui há alguns anos para saber se isso é verdade ou não. Mas acredito que elas devem durar sim muito mais que as nacionais.
Rafaelo escreveu:sim, como o turbo é inerte nao é limitado pelo giro, a turbina continua girando mais e mais. quando maior a rpm mais ar ela comprime e vai que vai. um dos motivos do compressor nao da muito resultado em altas rpm especialmente esses compressores stock, outro motivo se for uma turbina roletada de duplo fluxo, centelha perdida, duto inox, e outro recusos a eficiencia é muito alta muito mesmo. e se for instalada como os originais com retorno de pressao anti lag, mapeamento de pressao, entre outros recusos. pode começar a produzir torque como um compressor a 1800rpm porem isso é raro de se ver devido o altissimo custo.
A Porsche, e também a BorgWarner, não coloca pra perder e já instalou logo duas tgv, ligadas em paralelo, num porsche 911 com motor 6 cilindros 3.8 capaz de gerar 500cv e torque de 650 NM,(700 NM com o overboost acionado) a 1950 rpm. A tecnologia das turbinas de geometria variável já está disponível e como toda boa novidade custa caro. Mas com o tempo ela vai ganhar mercado tornando a produção, em longa escala, mais barata e mais acessível.


Rafaelo escreveu:verdade, no estados unidos é disparado o publico compressor. isso ja vem de berço eles gostam de torque monstro. ja europa, latina é turbo a preferencia.
Estamos falando de escolha dentro da montadora, ou as que são feitas fora dela, por preparadores ?
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

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BOB_GSI escreveu:Não entendi se você se referia a retífica do motor ou da turbina. Mas já até arrisco a dizer que qualquer um dos dois é problema do nosso país.
me refiro a turbina mesmo, ainda mais os adaptados que nao tem projeto de refrigeraçao como os originais. o problema da turbina que ela trabalha muito quente, ja o compressor nao tem mancal de eixo e tao pouco esquenta altas temperaturas ou rotaçao muito elevadas comparado com turbo. sao apenas rolamentos selado em oleo, nao da manutençao alguma praticamente por isso que nao concordo com oque o rapaz falou ali. e quando acontece se faz 1º a retifica de motor mais 300 mil kilometros rodados, é oque pede uma revisao de um compressor novo. outra coisa do compressor é de engenharia simples, sao menos peças pra dar problema é bem resumido.

a rpm max de um compressor nao passa de 22,000 rpm e tao pouco mais que 80ºC no conjunto todo. a duraçao/manutençao é um dos pontos positivo do compressor. como ele trabalha frio nao acontece dilataçao,e folga e tao pouco queima oleo quando isso ocorre.
BOB_GSI escreveu:Os engenheiros das maiores fabricantes de turbina, leia-se exterior, já estão dando como tempo de vida útil para a turbina, as atuais tgv, o mesmo tempo do motor.
Como essas turbinas são novas só daqui há alguns anos para saber se isso é verdade ou não. Mas acredito que elas devem durar sim muito mais que as nacionais.
é verdade, as roletadas(rolamentos de alta resistencia) fazem a turbina durar mais, bem diferentes do que as de mancal.

porem os compressores tambem evoluiem e continuam, eles ja sao roletados desde o inicio do conceito, e agora os TVS tem um conceito novo o refletiu no ME, a pressao ocorre dentro do corpo do compressor, antigamente era embaixo dos lobs criando mais pressao sobre os rolamento dos eixos reduzindo a eficiencia. a durabilidade demora mais de 300,000 kilometros pra realizar a troca de oleo e quando precisa par de rolamentos. e claro a eficiencia mecanica subiu de 55% convencional root pra quase 80% TVS root , muito proximo das turbinas roletadas. e fora que a pressao subiu pra de 9 to 20psi esta muito bom esse compressor. detalhe o compressor desse mini é o antigo 55% de ME o famoso Eaton M45.
BOB_GSI escreveu:A Porsche, e também a BorgWarner, não coloca pra perder e já instalou logo duas tgv, ligadas em paralelo, num porsche 911 com motor 6 cilindros 3.8 capaz de gerar 500cv e torque de 650 NM,(700 NM com o overboost acionado) a 1950 rpm. A tecnologia das turbinas de geometria variável já está disponível e como toda boa novidade custa caro. Mas com o tempo ela vai ganhar mercado tornando a produção, em longa escala, mais barata e mais acessível.
pra tu ve, oque é a eficiencia mecanica da coisa. a 2000 rpm,baixo lag,alta durabilidade.a borg tem um turbina de eixo banhado em ceramica projetada especialmente pros indy car de rodam no oval a 14,000 rpm de turbina cheia por varios minutos sem baixar o giro, é pouco quente la :D

BOB_GSI escreveu:Estamos falando de escolha dentro da montadora, ou as que são feitas fora dela, por preparadores ?
nenhum dos 2... e sim pelo publico consumidor final, a quantidade de carros compressores nos estados unidos é imensa a GM e Ford tem uma porçao. porem tem poucos turbos de fabrica. ja na europa é o oposto, existe mais turbos de fabrica que compressores. na latina(tudo) tambem disparado turbo. é como tu falou, a montadora nao poem oque ela gosta e sim oque o cliente gosta-pede-tendencia-exigencia etc nao é verdade... eles querem é vender nao importa o dispositivo.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

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E que tal 41 kgfm a 1300 rpm?

É o que a BMW 335i inline 6 biturbo entrega.

(Uma pena que não foram suficientes para fazê-la se distanciar do meu monza véio... Saindo de uns 60 até pelo menos até uns 200 ~ 220 km/h... uahahahaha).

A tendência no momento é a evolução das turbinas. Fabricantes têm investido pesado no desenvolvimento para melhorar ainda mais a eficiência.

E com o retorno da era turbo à F1, acho que podemos esperar ainda mais nos próximos anos. :wink:
Eduardo Rettore
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Trancado