eu sigo a seguinte logica se ta bom nao mexa, deixa quebrar pra fazer ou se vai mexer entao faça completo e nao meia sola pra depois ta chorando que ta desbalanceado,vibrando,batendo a parte de baixo,queimando oleo e por ae vai e isso acontece muito e exemplos é oque nao falta. parte de baixo NUNCA se deve fazer por etapas ou faz completo ou nem te mete, deve ser de uma vez e completo de preferencia. como troca da bomba de oleo ja que peças novas estao mais justas, oleo precisa esta mais forte.500EF escreveu:Também não é assim, né?
como falei antes, ainda tem cara que troca um virabrequim de 18kg cheio de oleo e sujo por baixo do carro sem tirar o bloco, sao mais magico que o Mrº M vai contra as regras. um virabequim precisa(forma correta de se fazer) é colocado e batido pra assentar a favor da gravidade nao contra, é pre lubrificar os colos, e depois as capas precisam entrar e se mover manualmente. e fora o processo todo de aparafusamento sequencial,angular,torque imagina tudo no escuro,oleo,contra a gravidade, é claro tem retificas que trabalham com suporte,banca,iluminaçao,aparelhos de mediçao corretos e calibrados e fazem oque É pra fazer dentro das normas tecnica.
como expliquei antes pra ver isso é preciso desmontar e tirar o bloco fora do cofre e colocar no cavalete pra uma avaliaçao correta. abrir o motor desmontar peça por peça nao é barato . ninguem faz isso de tira/recolocar motor/montar/medir/material novo por menos de 500,00 reais. ja vi muita gente fazendo oque nao se deve EU sou totalmente contra a esse tipo de artificio... eles tiram o pistao com biela certo? trocam o kit pistao por um STD sem brocar o cilindro e usam as mesma capas de mancais. isso é errado de fazer tira a memoria das capas e nunca mais pega assentamento e balanceamento. madrilar bloco no lugar eu nunca vi rsrsrs é obrigatorio tirar o bloco oque obriga a fazer tudo de uma unica vez retifica e nao troca de peças.500EF escreveu:Mas, se abrir e verificar que a parte de baixo está ok (dentro dos limites de tolerância), é possível trocar somente os pistões pelos do à álcool e fechar novamente (jeito de falar, claro que com juntas novas, casquilhos novos de preferência, etc.).
eu parto da seguinte logica, se é pra abrir um motor só pra trocar os pistoes de um motor usado entao retifica a parte de baixo completo ou compra um bloco novo(mais pratico,garantido,e ja vem com pistao de alcool flex). se a ideia da pessoa é usar alcool entao queima um cabeçote de 350,00 e tira 2.2mm e ta com taxa pra alcool com apenas 60,00 reais e usa ate quebrar. e quando quebrar troca o bloco por um novo é muito mais simples, barato, rapido, garantido nao ter que passar em mao de retifica alguma.
essa avaliaçao sai caro viu a nao ser que alguem faça por 200,00 tirar ele do cofre,recolocar,desmontar o motor inteiro e montar ele,trocar as juntas,oleo,limpeza. por menos de "500,00" so pra dizer... Ah precisa retificar legal e agora... pra depois descidir se troca o bloco ou retifica nao vejo lucro nisso, mais respeito a tua visao logica.500EF escreveu:Por isso falei em abrir e avaliar a necessidade, antes de comprar o parcial zero
pois é, retificar bloco hoje ficou no passado pra linhas familia 2 GM que vai de um monza 82 a um vectra 2011 8V. tu acha que perdi tempo em retificar meu motor STD 105k 1.6? fiz peça dessa coisa e o resto ta no forro esperando um comprador rsrsrsrs. e nao me arrependo de ter gasto quase 9k nesse motor completo e cheio de recursos.500EF escreveu:O Zé bob, do kadett gsi que eu postei o vídeo, também fez a mesma coisa. Só que, se não me engano, retificou o bloco e colocou pistões sobre-medida (neste caso, provavelmente o custo justificaria ter feito a troca por um parcial novo).
sim, cabeçote é moleza em termos de retifica, ate pq é so trocar a 'junta' e o custo é baixo na MO na montagem/desmontagem/retifica. agora tirar um bloco ae a coisa pode mudar de figura bem rapidinho, o imprevisto pode pegar o cara500EF escreveu:E o cabeçote já vai ser revisado de qualquer forma, quando for enviado para a retífica para rebaixo. Sendo de qualidade, volta de lá zero também (o que está na minha blazer foi comprado usado, de um desconhecido do mercado livre e enviado para um trato nos dutos, revisão completa, válvulas maiores, ângulo, rebaixo, etc. e está rodando perfeito nela até hoje).
isso concordo contigo, e ta cheio espalhado nesse país... como aquele ""mecanico"" que tentou carregar os tuchos do Jose com eles vazios ARANHA TOTAL500EF escreveu:Mas é claro, assim como em qualquer manutenção ou "upgrade", se o camarada que for montar não souber o que está fazendo, vai dar m1@#... Pode ser com o parcial novo ou com o original do carro (José Leal que o diga... rsrsrs). :smt023