Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Pelo que me lembro, 110cv nos 2.0 EFI gasolina e 2.0 à álcool carburado.

O seu deve ter 99cv. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Eu queria poder chegar a pelo menos uns 150cv no meu monza mais o meu problema eh o carburador, ele me limita, e eu acho que para colocar IE vou gasta muito, seria melhor troca de monza por um dois ou tres anos mais novo ja com IE (coisa que eu nao quero fazer).
Leandro, 150cv aspirado é possivel no 2E mais é aquilo consumo muito elevado, baixa eficiencia, entre outros. como expliquei na postagem acima, preparaçao ou atualizaçao em cima de carburador é muito limitado e a tal da potencia suja (potencia com consumo). carburador tira a maioria das eficiencia do motor, ou seja preparaçao tem que ser leve e de melhoramento senao o consumo aumenta e muito e o ganho é pouco. faça o melhoramento da eficiencia termica que postamos aqui, ja vai ficar muito melhor pode ter certeza disso. olha... monza com IE nao vale apena, sao IE simples ou ate mesmo limitada como a analogica. quer um monza com IE de verdade e moderna com amplo arsenal de recursos a disposiçao, coloca uma IE mega squirt 3.0 M2. agora se for pensar em vender carro e comprar um outro esquece, o investimento é alto,demorado, e principalmente especializado.

uma ECU MSII 3.0 extracod montada vai achar por 1.600~2000,00 dependendo do valor do dolar ja que ela é importada, e +- 500,00 de programaçao,montagem. isso so a central, e um kit mpfi GM pode passar de 1000,00 tambem ae vai depender do que pegou usado. todo melhoramento existe custo, potencia limpa(consumo,poluiçao,potencia) se faz assim ate chegar ao limite tecnico da GM mpfi sequencial "on port" com seus agregados. como expliquei no meu exemplo atual potencia com economia e especialmente com durabilidade coisa que prepaçao em caburador ou IE OEM nao fornece.
LeandroConstantino escreveu: Então a principio nao era minha entenção o bloco 2011flex, pois como vou manter carburado (pelo menos nessa primeira fase) acredito q nao teria uma ganho muito alto sem falar que teria de fazer algumas alterações por no coletor de admissão, o cabeçote roletado nao vou poder usar por conta do carburador.
boa escolha, sim pode ser feito dessa maneira. nao precisa alterar nada é so montar teu cabeçote completo em cima desse bloco sem problema algum. quando colocar o cabeçote roletado ae sim o carburador so adaptando :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Rafaelo escreveu:boa escolha, sim pode ser feito dessa maneira. nao precisa alterar nada é so montar teu cabeçote completo em cima desse bloco sem problema algum. quando colocar o cabeçote roletado ae sim o carburador so adaptando
Deixa ver se eu entendi, eu posso colocar o bloco N20XF flex 2011 com o meu cabeçote, é isso? Desta forma teria algum ganho? Como posso calcular o almento de potencia fazendo a seguinte alteração.

Motor parcial com pistoes a alcool ou o 2011 flex, cabeçote retrabalhado e taxado, escapamento 4x1 e 2 no restante, conversão para alcool(carburador + partida fria)
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

LeandroConstantino escreveu: Deixa ver se eu entendi, eu posso colocar o bloco N20XF flex 2011 com o meu cabeçote, é isso? Desta forma teria algum ganho? Como posso calcular o almento de potencia fazendo a seguinte alteração.

Motor parcial com pistoes a alcool ou o 2011 flex, cabeçote retrabalhado e taxado, escapamento 4x1 e 2 no restante, conversão para alcool(carburador + partida fria)
Se seu bloco/vira não estiverem condenados por algum motivo, eu os manteria, trocando somente os pistões pelos do à álcool (taxa de 12:1).

Aproveitaria o motor aberto e mandaria dar um trato nos dutos do cabeçote e baixar 1,3 ~ 1,5mm em relação ao STD (com isso a taxa pula para uns 15:1)

Acerto do carburador como o do à álcool original

Ignição forte para não ter que fechar as velas e perder boa parte do ganho que teria com as modificações (cabos e velas isolados)

Velas BPR9ES.

Álcool no tanque

E o resto, como escapamento, vai fazendo depois, à medida que conseguir juntar a grana...

Não vai virar nenhum canhão para disputar arrancada no autódromo. Mas, com certeza vai ficar bem divertido, econômico, com investimento relativamente baixo e vai dar canseira em muita gente desavisada por aí...

É o que eu faria. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Deixa ver se eu entendi, eu posso colocar o bloco N20XF flex 2011 com o meu cabeçote, é isso? Desta forma teria algum ganho? Como posso calcular o almento de potencia fazendo a seguinte alteração.
exatamente sem adaptar absulutamente NADA! é so prender o bloco na furação correta, trocar as juntas, e apertar o cabeçote do teu motor de agora (carburado) porem ele vai virar alcool precisa medir corretamente a taxa, nao tenho os dados de volume da camara do cabeçote fase 2 carburado. se tiver, eu calculo aqui tenho outros dados desse bloco.
LeandroConstantino escreveu:Motor parcial com pistoes a alcool ou o 2011 flex, cabeçote retrabalhado e taxado, escapamento 4x1 e 2 no restante, conversão para alcool(carburador + partida fria)
dificil precisar um valor mais é pra mais de 20cv se for feito com qualidade,calculos,etc. vai depender da taxa, dos itens a serem feitos no cabeçote, qual 4X1... inox ou carbono, polido ou nao, silencioso original ou nao, qual configuração de tubagem angulaçao,diametro, qual será o percuso, em fim nao da pra confirmar é so uma estimativa aproximada.

obs: o bloco flex é com "pistao alcool" positivo do tipo Flat Top. teu carro vai ter que rodar no alcool obrigatoriamente ou se tiver um IE prog se faz uma programaçao especifiica pra essa configuraçao pra rodar na gasolina. possivel tambem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Galera ontem eu entrei em contato com uma concecionaria da GM aqui em guarulhos e pedi para orça um motor monza parcial da uma olha da no valor que ele me deu....

MOTOR PARCIAL MONZA
R$ 5605,28
Viliam Silva Pereira
Vendedor de peças-Felicio Vigorito e Filhos

Achei absurdamente caro pois achei um no ML por 2.800,00 e segundo o anuncio é o N20XF.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM

Ai vcs devem esta lhe perguntando mais pq vc nao faz o seu motor mesmo, pelo seguinte motivo, esse meu motor ja virou 100mil e agora ta com mais 12mil era do meu irmao e passou pra mim, nao bate nem raja mais ta começando a fazer uma fumacinha, principalmente em alta (eu acho que possa ser os retentores das valvolas mais nao tenho certeza) e ser eu for troca pistão pra alcool no meu bloco, terei que fazer uma retifica completa, entre um motor retificado e um bloco novo com certeza optaria pelo bloco novo e outra com um outro bloco posso ir montando ele sem afobação pois meu carro ainda estaria rodando, ai era so tirar um e colocar o outro isso em um ou dois dias faria o serviço
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Como eu disse, novo é novo. Desde que tenha grana para bancar, é uma opção interessante...

Quanto à KM, 100.000 para o monza não é nada. O meu tem mais que o dobro disso, ainda é STD e está indo para 5 anos turbinado...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Entao 500EF mais essa carro ficou uns 7anos com meu irmao e mais 2anos comigo e nunca mexemos em nada interno, so pra vc ter ideia nem bomba d'agua trocamos dele so correia dentada entao meu problema é o seguinte, ta tudo bem ate que eu abro ele ai começa os imprevistos uma retifica aqui uma coisinha ali e por ai vai, tenho medo "do molhor sai mais caro que o peixe" como diz minha mãe rss
Trancado