Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Uma deve ser microscópica, para já estar soprando muito com o motor ainda na marcha-lenta. A outra é para empurrar potência em giros altos.
é por ae, coletei mais informaçao a respeito.
Imagem

The twin-turbo system is actually in-line, with a turbo being fed by 3 cylinders each. Two smaller turbos alllow a much faster spooling time than 1 big turbo
resumindo. 2 pequenos turbo fazem que um turbo grande faria em termos de massa volumetrica, e alem de gerar carga mais cedo do que o convencional. fica claro que ambas tem o mesmo dimensionamento de caixa porem sao pequenas, diria minusculas.

outra coisa que faz ser mais cedo o torque pelo que li essas turbinas sao roletadas via rolamento, sao twin scroll technology sou seja duplo fluxo(2 sessoes de pas no eixo), alem de ser pequeninhas.
500EF escreveu:Acha mesmo que se pegar este carro e tirar as turbinas eles vão conseguir chegar a 41 kgfm nele aspirado só mexendo nos comandos? Sem chance...
nao pq faltaria as turbina pra fazer 41kgfm. porem comando vareavel tem essa funçao mesmo mudar a faixa de torque max nao é fixa. em função das condições de condução e da carga do motor monitorado pela ECU trazem o torque la embaixo em baixas rpm ou em medias ou vice versa... e pode ter certeza que no caso desse motor turbo BWM tem o adiantamento mais cedo vizando aproveitar as turbinas. uma coisa depende da outra, nao adianta as turbina estarem cheia e as valvula com duraçao curta dae entra a variaçao do comando que provavelmente estao com a duração bem longa nesse motor nessa faixa de torque em baixa. só as turbina nao daria esse torque todo em baixa. e tao pouco so a variaçao de comando.

ja ficou claro que foi feito um dimensionamento no projeto turbo especifico vizando torque em baixa, ala compressor volumetrico padrao, pra trazer o torque desde a lenta. mais isso nao é uma caracteristica normal de turbos que fique bem claro. e sim um objetivo de projeto.

os graficos desse motor. 3 coisas me chamaram atençao.

1º que o torque nao morre a 3000 rpm como li antes, e vai planar ate os 5000.
2º que o torque ficou com comportamento de compressor. linear ate a subida da potencia.
3º que nao existe fabricante de compressor na europa e eles tem que se virar uahuaauahuauh brincadeira viu

Imagem
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:A BMW M3 4.0 V8 aspirada só consegue entregar este mesmo torque a 3800rpm.
só um detalhe, ate esqueci de comentar. nao quer dizer que deu 41kgfm a 3800 rpm que sempre é assim que funciona. comando variavel ou valvula de controle eletronico variavel, pode fazer um torque parecido ou iqual a meros 1500 rpm vai depender da carga,exigencia do condutor,marcha,velocidade,configuraçao eletronica de estilo de pilotagem, etc.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Ainda não tinha visto esta imagem do twinturbo da BMW, com duas turbinas pequenas, uma para cada 3 cilindros (aí ela realmente pode ser pequena, como se fossem dois motores 1.5 l, gerando 155cv cada).

De qualquer forma, veja como o futuro aponta na direção da adoção em massa de motores menores + turbo...

Até os americanos estão se rendendo a isso, com os novos ford ecoboost (motores V6 para eles sempre foram considerados motores pequenos e agora já substituem bem nas vendas os V8 aspirados).

Matéria a respeito do incremento na produção para acompanhar as vendas (acho que nem eles esperavam fazer esse sucesso por lá, a terra dos V8):
http://www.noticiasautomotivas.com.br/f ... americana/

A 3.5 V6 + turbo entrega 5hp a mais que a 5.0 V8 (365 contra 360hp) e tem consumo entre o da 3.7 V6 aspirada e o da 5.0 V8.

O torque da V6+turbo é muito maior que o da 5.0 V8 ( 420 a 2500rpm contra 380 a 4250rpm).

E a diferença no preço das duas versões é de US$ 750 a mais na ecoboost.

A continuar com esta aceitação, daqui a pouco inverte e passa a custar até menos que a outra se bobear...

Fonte: http://www.ford.com/trucks/f150/specifications/
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

sem duvidas é a nova ordem, motores pequenos sobrealimentados ou nao, nao vejo que só vai sair mais motor pequeno turbo... isso ta mais ligado a outros fatores e nao a tendencia de mercado ou tecnologico. motores pequenos sao lixo pra americano. entao eles tem que aumentar a potencia pra satisfazer esse povo. e ainda lutando contra as pressoes anti poluiçao cada ver mais vigentes. dae que entra o compressor ou turbo pra melhorar a potencia que eles tanto querem, aspirado bigblock ja foi... a europa ta no mesmo segmento motores de baixa cilindrada e potentes. no brasil nem conto que isso aqui é uma piada de 500 anos aproveitadores de lixos tecnologicos, reaproveitarores de carcaças e maria vai com as outras. quem dita as regras nao é aqui.

esse teu exemplo é classico de marketing, deixaram potencia e torque de um V8 em um motor de menor volume V6 pra facilitar a venda pra eles.

sempre existiu e sempre vai existir ambos os segmentos de venda, assim como a mercedes fez no kompressor e continua fazendo e vendendo CLC 200 K 1.8 KOMPRESSOR 2011 mais recente. a propria mini que forneceu 2 carros identicos pra ambos segmentos de clientes. existe uma evoluçao de engenharia ainda presente em cima dos compressores, isso mostra que ah interesses ainda de vendas, é questao de tempo pra sair algum carro pequeno com compressor novamente. apesar que um dos mais recentes americano é o Cobalt 2.4 compressor que me vem na memoria. se pesquisar deve ter outros americano ou europeu.

um modelo la fora que esta pronto pra ser lançado é o 2013 Ford Mustang Shelby GT500. com apenas 662 hp and 631 lb-ft of torque em um "smallblock" V8 5.8L usando um compressor de ultima geraçao 5º do tipo Eaton TVS 15 psi stock. verdadeiro mostro, esse novo conceito de compressor faz a diferença. alem da redução do ruido caracteristico, esta mais economico, durabilidade maior tb.

o Eaton TVS por exemplo é algo presente de atualizaçao.
http://www.eaton.com/Eaton/ProductsServ ... PCT_221787

uma coisa é certa. motor de baixo deslocamento volumetrico é uma tendencia real, muito antigo na europa e recente nos estados unidos. sobrealimentado ou nao, independente de qual equipamento turbo ou compressor. ambos vao aparecer em vendas podem ter certeza disso.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

A tendência é motor pequeno + turbo.

E observe que investem no desenvolvimento do motor e depois tentam obter um ganho de escala colocando ele em vários carros da linha.

Claro que por pequeno, cada mercado entende uma coisa diferente. Europeus chamam de pequenos qualquer coisa menor que 1.6l. Já americanos, aceitam dar carros 1.4T para os filhos irem para a faculdade. Mas gostam de força bruta, V6 que antes eram tidos como motorzinho, agora estão começando a aceitar.

Vamos fazer uma lista rápida de carros com volumes expressivos de vendas mundialmente (quem for lembrando de mais nomes, ajuda aí):

- VW
Passat 2.0T
Jetta 2.0T
Tinguan 2.0T
Amarok 2.0T

- Peugeot
3008 1.6T
408 1.6T
308 1.6T
RCZ 1.6T
Em desenvolvimento 1.0 3 cilindros turbo e 1.2 para equipar C3 e 208

- Ford
Focus 1.0T
Focus ST 2.0T
F150 3.5T
B-Max 1.0T
C-Max 1.0T
Mondeo 1.6T / 2.0T
Fusion 1.6T / 2.0T
Escape 1.6T / 2.0T
Range Rover Evoque 2.0T
Explorer 2.0T
Explorer Sport V6 T
Edge 2.0T
Falcon 2.0T
Taurus 2.0T
S-Max 2.0T

- Chevrolet / Opel
Cruze 1.4T (tirou a GM da lama nos EUA durante a crise)
Corsa 1.4T
Em desenvolvimento pela Opel linha ecotec 1.0 a 1.6T

- BMW
335i 3.0 biturbo
X6 3.0 biturbo
118i 1.6T
Z4 2.0T

- Fiat / AlfaRomeu
Punto 1.4 TJet
Bravo 1.4 TJet
Linea 1.4 TJet
500 TwinAir Turbo
MiTo MultiAir Turbo
Giulietta 1.4 T

- Mercedes
C180 1.8T
C200 1.8T
C250 1.8T
Em desenvolvimento 1.6 e 2.0T

- Audi
A1 1.4T
A3 2.0T
A4 2.0T
RS3 2.5T
TT 2.5T
Q5 2.0T

- Volvo
S60 2.0T
V60 2.0T
XC60 2.0T
V70 2.0T
S80 1.6T
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:A tendência é motor pequeno + turbo.
a maioria com certeza é turbo dos sobrealimentados. o aspirado ainda domina e sempre vai ser assim. mais ainda tem e vai continuar tendo compressor como uma parte de um segmento, como falei no exempo acima ainda ah desenvolvimento tecnologico pra esse dispositivo, a Eaton(principa fornecedora mudialmente) nao gastaria tempo com isso senao tivesse venda ou tendencia de expansao. a mercedes esta com a compressor desde 1997 vendendo e ja tem o proximo 2012 kompressor e ja passaram varios 1.6 - 1.8 - 2.0. é um mercado limitado sem duvidas, mais nao quer dizer que nao tenha venda.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por lucaspogg »

o palio europeu vai vir com 3 cilindos 1.0 turbo tmb... vi na 4rodas q tinha num medico esses dias hehe
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Estava lendo que a FIAT europeia ja tem um motor 3 cilindros 0.8 cilindrada turbo, o objetivo é ser forte e muito economico.

Acho que a relação entre turbos e compressores tambem é um pouco cultural, como no Brasil acha-se que carros que andam com alcool demoram pra pegar de manha, como por muito tempo se achava que carro 4 portas é carro de frota, e hoje a tendencia é vender carros da cor branco, isso a 10 anos atras ninguem queria pos falavam que era taxi (pelo menos aqui em SP por taxi serem na cor branca).

Entao eu acredito que se abrissimos o mercado pra os compressores seriam muito vantajoso pois o custo ficaria muito baixo, acredito que metade do que é os turbos hoje e forçaria os turbos a reduzir seus preços tambem. Adivinha que ganharia com isso rsss
Trancado