Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

li sim, entao esse valor que te passaram provavelmente é do antigo motor GM. os novos FGP(fiat e GM powertrain) barateou muito e melhorou tecnicamente tambem. me passa o codigo desse bloco que tu cotou...

ah esqueci de falar, se teu motor ta tao bom assim eu nao arriscaria abrir ele. se for pra investir invista pra valer e troca o bloco todo de uma vez só, nao vai te arrepender. Eu, Leocastro e o Nizer sao os unicos do forum ate agora a trocar o bloco e todos gostaram. eu comprei o motor inteiro e os outros 2 so a parte de baixo, vale apena alem de ser mais garantido.

se teu motor tem 115k nesse estado bom, juntaria um grana paralela pra comprar um bloco zero desse injetado 2011. e usaria o carro normalmente sem mexer mecanica alguma, no maximo um 4X1 e uma polia regulável. e quando fosse pra fazer fazaria de uma unica vez a troca ja que ta pensando em colocar um IE prog e atualizar tudo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Entao nao me passaram o codigo desse bloco, mais agora vc me deixou intrigado como um bloco mais novo e moderno é mais barato que um mais antigo?! seria a mesma coisa que eu vende-se meu monza mais caro que um vectra 0km!!! Mais enfim fiquei animado agora com essa sua explicação se realmente for mais barato esse bloco vou montar ele, mais eu nao to querendo monta IE prog tao cedo, entao vou monta esse bloco no alcool + taxa + cabeçote preparado + polia regulavel + 4x1 pra dar uma brincada, e depois quando a grana melhora de novo vou investi no IE prog.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: toda troca de pistao precisa usinar o bloco, balancear, retificar virabrequim, kit pistao, kit mancais, troca de bomba, troca de selos, troca retentor. e o custo passa de 2000,00 facilmente e a garantia na maioria é nula.
Também não é assim, né?

Claro que tudo novo e balanceado é o ideal.

Mas, se abrir e verificar que a parte de baixo está ok (dentro dos limites de tolerância), é possível trocar somente os pistões pelos do à álcool e fechar novamente (jeito de falar, claro que com juntas novas, casquilhos novos de preferência, etc.).

Por isso falei em abrir e avaliar a necessidade, antes de comprar o parcial zero.

Eu fiz isso no vectra, perto dos 100.000 km rodados. Rodei um bocado nele, passei para o malagoli, que também rodou um bocado e já vendeu para um terceiro. E se o atual dono não inventar de ficar pisando com gasolina no tanque, vai ter motor para a vida toda ainda...

O Zé bob, do kadett gsi que eu postei o vídeo, também fez a mesma coisa. Só que, se não me engano, retificou o bloco e colocou pistões sobre-medida (neste caso, provavelmente o custo justificaria ter feito a troca por um parcial novo).

E o cabeçote já vai ser revisado de qualquer forma, quando for enviado para a retífica para rebaixo. Sendo de qualidade, volta de lá zero também (o que está na minha blazer foi comprado usado, de um desconhecido do mercado livre e enviado para um trato nos dutos, revisão completa, válvulas maiores, ângulo, rebaixo, etc. e está rodando perfeito nela até hoje).

Mas é claro, assim como em qualquer manutenção ou "upgrade", se o camarada que for montar não souber o que está fazendo, vai dar m1@#... Pode ser com o parcial novo ou com o original do carro (José Leal que o diga... rsrsrs). :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
lucaspogg
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 456
Registrado em: 14 Out 2011, 18:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por lucaspogg »

tá... e se eu jogar a MS fazer todo o mapa novo com o cabeçote do N20XF só para poder pegar a parte de injeçao MPFI, colocar o 4x1 e fazer o "polimento" dos canais de admiçao e escapamento já consigo uma potencia relativamente boa em relaçao a consumo?

hoje nao vale a pena rodar no alcool aqui... 2,10 dilmas no alcool contra 2,80 dilmas na gasolina =/
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Também não é assim, né?
eu sigo a seguinte logica se ta bom nao mexa, deixa quebrar pra fazer ou se vai mexer entao faça completo e nao meia sola pra depois ta chorando que ta desbalanceado,vibrando,batendo a parte de baixo,queimando oleo e por ae vai e isso acontece muito e exemplos é oque nao falta. parte de baixo NUNCA se deve fazer por etapas ou faz completo ou nem te mete, deve ser de uma vez e completo de preferencia. como troca da bomba de oleo ja que peças novas estao mais justas, oleo precisa esta mais forte.

como falei antes, ainda tem cara que troca um virabrequim de 18kg cheio de oleo e sujo por baixo do carro sem tirar o bloco, sao mais magico que o Mrº M vai contra as regras. um virabequim precisa(forma correta de se fazer) é colocado e batido pra assentar a favor da gravidade nao contra, é pre lubrificar os colos, e depois as capas precisam entrar e se mover manualmente. e fora o processo todo de aparafusamento sequencial,angular,torque imagina tudo no escuro,oleo,contra a gravidade, é claro tem retificas que trabalham com suporte,banca,iluminaçao,aparelhos de mediçao corretos e calibrados e fazem oque É pra fazer dentro das normas tecnica.
500EF escreveu:Mas, se abrir e verificar que a parte de baixo está ok (dentro dos limites de tolerância), é possível trocar somente os pistões pelos do à álcool e fechar novamente (jeito de falar, claro que com juntas novas, casquilhos novos de preferência, etc.).
como expliquei antes pra ver isso é preciso desmontar e tirar o bloco fora do cofre e colocar no cavalete pra uma avaliaçao correta. abrir o motor desmontar peça por peça nao é barato . ninguem faz isso de tira/recolocar motor/montar/medir/material novo por menos de 500,00 reais. ja vi muita gente fazendo oque nao se deve EU sou totalmente contra a esse tipo de artificio... eles tiram o pistao com biela certo? trocam o kit pistao por um STD sem brocar o cilindro e usam as mesma capas de mancais. isso é errado de fazer tira a memoria das capas e nunca mais pega assentamento e balanceamento. madrilar bloco no lugar eu nunca vi rsrsrs é obrigatorio tirar o bloco oque obriga a fazer tudo de uma unica vez retifica e nao troca de peças.

eu parto da seguinte logica, se é pra abrir um motor só pra trocar os pistoes de um motor usado entao retifica a parte de baixo completo ou compra um bloco novo(mais pratico,garantido,e ja vem com pistao de alcool flex). se a ideia da pessoa é usar alcool entao queima um cabeçote de 350,00 e tira 2.2mm e ta com taxa pra alcool com apenas 60,00 reais e usa ate quebrar. e quando quebrar troca o bloco por um novo é muito mais simples, barato, rapido, garantido nao ter que passar em mao de retifica alguma.
500EF escreveu:Por isso falei em abrir e avaliar a necessidade, antes de comprar o parcial zero
essa avaliaçao sai caro viu :D a nao ser que alguem faça por 200,00 tirar ele do cofre,recolocar,desmontar o motor inteiro e montar ele,trocar as juntas,oleo,limpeza. por menos de "500,00" so pra dizer... Ah precisa retificar legal e agora... pra depois descidir se troca o bloco ou retifica nao vejo lucro nisso, mais respeito a tua visao logica.
500EF escreveu:O Zé bob, do kadett gsi que eu postei o vídeo, também fez a mesma coisa. Só que, se não me engano, retificou o bloco e colocou pistões sobre-medida (neste caso, provavelmente o custo justificaria ter feito a troca por um parcial novo).
pois é, retificar bloco hoje ficou no passado pra linhas familia 2 GM que vai de um monza 82 a um vectra 2011 8V. tu acha que perdi tempo em retificar meu motor STD 105k 1.6? fiz peça dessa coisa e o resto ta no forro esperando um comprador rsrsrsrs. e nao me arrependo de ter gasto quase 9k nesse motor completo e cheio de recursos.
500EF escreveu:E o cabeçote já vai ser revisado de qualquer forma, quando for enviado para a retífica para rebaixo. Sendo de qualidade, volta de lá zero também (o que está na minha blazer foi comprado usado, de um desconhecido do mercado livre e enviado para um trato nos dutos, revisão completa, válvulas maiores, ângulo, rebaixo, etc. e está rodando perfeito nela até hoje).
sim, cabeçote é moleza em termos de retifica, ate pq é so trocar a 'junta' e o custo é baixo na MO na montagem/desmontagem/retifica. agora tirar um bloco ae a coisa pode mudar de figura bem rapidinho, o imprevisto pode pegar o cara :wink:
500EF escreveu:Mas é claro, assim como em qualquer manutenção ou "upgrade", se o camarada que for montar não souber o que está fazendo, vai dar m1@#... Pode ser com o parcial novo ou com o original do carro (José Leal que o diga... rsrsrs). :smt023
isso concordo contigo, e ta cheio espalhado nesse país... como aquele ""mecanico"" que tentou carregar os tuchos do Jose com eles vazios ARANHA TOTAL :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
willpetrucci
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Jun 2012, 16:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por willpetrucci »

Mestre Rafaelo! Manja muitasso!!!
Will Petrucci
Monza SL/e 92 Preto 2.0 EFI Gasolina
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Entao nao me passaram o codigo desse bloco, mais agora vc me deixou intrigado como um bloco mais novo e moderno é mais barato que um mais antigo?!.
parceria com a fiat o bloco nao é so GM tem tecnologia fiat no meio o F é de fiat~powertrain. me parece que produziram muito motor tanto pra fiat como pra gm desde 2003 e continuam, oque barateu muito. nao tem nem oque discutir vale muito mais apena compra um bloco original GM desse e instalar. só prender nos suportes e fechar o motor.
LeandroConstantino escreveu: entao vou monta esse bloco no alcool + taxa + cabeçote preparado + polia regulavel + 4x1 pra dar uma brincada, e depois quando a grana melhora de novo vou investi no IE prog.
melhor escolha possivel nao tem, se realmente quer investir em um bloco com recusos pra injeçao eletronica esse é o canal nao precisa inventar moda em adaptaçao com roda fonica,sensores e afins, alem de ser novo né só montar e usar. outra forma de virar alcool é como expliquei antes ali pro 500EF tira uma fatia de -2mm e usar junta flex aço com +-150,00 ja pode usar alcool a vontade. isso no teu motor atual,

porem esse cabeçote nao vai mais ser aproveitado no novo bloco, ja que os pistoes e fat top positivo criando colisao com a valvulas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

lucaspogg escreveu:tá... e se eu jogar a MS fazer todo o mapa novo com o cabeçote do N20XF só para poder pegar a parte de injeçao MPFI, colocar o 4x1 e fazer o "polimento" dos canais de admiçao e escapamento já consigo uma potencia relativamente boa em relaçao a consumo?
Lucas tu fala em usar teu bloco de monza? pq esse cabeçote roletado usa bobina dupla te obrigando o uso de sensor de rotaçao fonico. distribuidor nunca mais, a nao que faça um rasgo do eixo do comando.

supondo que se va usar um bloco ja com roda fonica, com toda certeza melhora tudo. desde a eficiencia termica, como a mecanica, como a volumetrica. o motor vai produzir mais potencia com menos(combustivel). mais isso se fizerem oque é pra ser feito, nao adianta ter tudo isso e nao souber usar nem 1/3 desse equipamento.

outro detalhe, o coletor plastico + TB nao da pra instalar na MS. é preciso usar o antigo MPFI por cabos e coletor de aluminio tradicional, veja no topico da comparaçao roletado X convencional que vai intender melhor oque precisa. esta no final do topico
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Trancado