Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:essa historia que ele nao pode divulgar lembro tb disso a seculos atras :lol: pqp sao embaçados ate pra divulgar dados. parece top secret dos americanos.
É um direito do cara. Ele é um engenheiro, fez o trabalho com fins acadêmicos e não é funcionário nem tem interesse de convencer ninguém que o produto X faz isso ou aquilo.

Pelo menos eu penso assim...
um coisa que nao falei no teste desse gol. ja viu onde foi feito? 1000... todo carro mil falta 2 coisinha neles torque e potencia. qualquer coisa que se colocar ali desde um avanço de centelha ate um amplificador vai ter um ganho sim. e quase 10% é muita coisa.

agora que queria ver isso em um motor "grande" como um com exploraçao maxima da eficiecia termica como um captiva 2.4 é um bom canditado. tu acha que vai ter os mesmo 10% de ganho? NUNCA pode ter certeza disso.
Cruze, Vectra 2.2 16v e Blazer 2.4 8v não servem então, né?

Hynday Vera Cruz V6 também não né?

Passat 2.0T, Omega 3.0, Audi A3T, Marea T e tantos outros também não, né?

Ah! Já sei... Vai pedir o gráfico do diamômetro de rolo... Pois como eu disse, para mim, não passam de um pedaço de papel.
a ideia é muito boa em motor stock mais. porem isso só funciona em carros com deficiencia energetica e termica como é o caso desse gol que ainda usa distribuidor :wink: falta mais e mais testes um só nao diz muita coisa nao... ainda mais se tratando de mil distribuidor
Porque não fazemos o contrário então, já que eu e todos aqueles que usam estamos plenamente satisfeitos com os resultados que tivemos nos carros, mas você nunca usou um módulo desse e quer um papel para "ver com os olhos" o que sentimos nitidamente no pé...

Compra um e testa... Se não der o ganho prometido, processa o fabricante, arranca uma grana dele e ainda vira celebridade da net.

Além disso, eu assumo aqui o compromisso de comprar o seu módulo usado no teste, se não quiser continuar com ele.

Como é o sistema de ignição do seu carro? Deve ser compatível com algum dos meus...
gostei do ultimo grafico isso mostra a evolução da perda energica que acontece em todo os sistema de igniçao. o COP ate agora é o mais eficiente. vai chegar uma hora que vela e bobina será uma coisa so
Em todos os carros que usam a Plus, a "murchada" que acontece no original acima da rotação de potência máxima some, ou pelo menos diminui muito.

Já vi isso na prática e em um carro que passou no dinamômetro de rolo, como você gosta. Acho que postei algo a respeito aqui no fórum na época (lembro do ripper ter comentado que isso era interessante). Mas, como não ligo para teste em rolo, não arquivei...
Eduardo Rettore
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso que é eng e tal nao é desculpa alguma, se tem gente questionando é pq ainda tem duvidas a respeito. é claro, ele nao tem o dever de ficar provando nada pra ninguem. quem tem esse dever é a empresa que fornece isso e fala de suas vantageme alguns milagres.

e esse dono cesar ae ja deve ter lido varios recados na net sobre ele e seus produtos ele mais que ninguem quer provar que seus aparelhos dao resultado(esse cara é o mesmo que disse na net que sequencial nao funciona?). se a alma do negocio é a propaganda pq essa empresa ou outras que vendem esses amplicador nao selecionam varios carros originais de diversas cilindrada,potencia,sistema de ignição e poem a prova(dinamometro lacrado e calibrado), seria medo? pq custo nao é. nao adianta fazer isso em gol ferrado 1.0 que ate mesmo um avanço no distribuidor vai ficar melhorar muito. pq nao testam em um omega 4.1 onde a eficiecia ta quase no limite tecnico? tu realmente acredita que vai ganhar mais 9% de torque/potencia em um motor desse tamanho? é mais facil acreditar no papai noel rsrsrs.

eu se fosse empresario e tivesse essa empresa que colocariam meus produto a prova, eu teria o dever de provar sua eficas com laudos tecnicos,contra prova,3º, grupo de ceticos, concorrentes no meio pra provar que funciona e cumpre oque promete. é tao simples isso de fazer. eu sei pq nao fazem alias muitos sabem... escolheram logo um gol 1.0 desprotegido com ditribuidor pra testar que vergonha é bater em mendigo. vao testar em um cruze,captiva,e outros carros moderno. piada total

quando a gente monta um mapa de ponto a primeira coisa que fazemos é colocar o ponto conforme o motor(cilindrada,dados originais comando,combustivel,bobina etc) e deixamos bem manso, se andar e o carro ficar manco com carga e gastao é pq falta ponto. se eu coloca-se um amplificador desse sem mexer no mapa de avanço melhoraria o desempenho viu onde quero chegar? pronto! agora vou aumentar o torque e potencia em motor stock aspirado. porem faço algo muito parecido se desse mais grau no mapa.
Compra um e testa... Se não der o ganho prometido, processa o fabricante, arranca uma grana dele e ainda vira celebridade da net.
processar com que prova? bundometro,achometro,psicologico mode on? nao procuro nenhum dos 2 eu deixo pra quem tem ele instalado. quem tem a perder nao sou eu é o fabricante.
Cruze, Vectra 2.2 16v e Blazer 2.4 8v não servem então, né?

Hynday Vera Cruz V6 também não né?

Passat 2.0T, Omega 3.0, Audi A3T, Marea T e tantos outros também não, né?
tirando o omega 3.0 que tem uma pessima eficiencia energetica, todos eles ae especialmente os COP ja estao muito bem servidos com o sistema de discarga original. se tivesse de cada um deles um laudo tecnico com a instalaçao desse amplificador e nao suposições seria bem legal esfregar na cara de muita gente um laudo tecnico. ate agora nao apareceu ninguem na net pra provar ou nao algo.
Ah! Já sei... Vai pedir o gráfico do diamômetro de rolo... Pois como eu disse, para mim, não passam de um pedaço de papel.
bingo!!! dados tecnicos nao mentem e nao perdoam tb... :smt023

um dia tu vai ter a curiosidade de meter teu carro(original cruze) dinamometro ate pq tu precisa ter provas né, pra ver o tal do ganho em motor original. e vai perceber que 600,00 foram jogados fora, dae ate tu mesmo processa a empresa que te vendeu certo?. eu nao perco meu tempo e dinheiro pra colocar um treco desse no capo alem de feio parece um radio valvulado, pode queimar a bobina de tanta potencia que tem, teu cruze torrou uma nao é? oque ouve afinal de contas? so sei que tu é corajoso em colocar isso em carro zero rsrsrs. sao 4 bobinas que porem queimar e sao meia carinhas novas originais.

mais aqui entre nós. se tu acredita que isso realmente funciona ok te respeito, como ja te falei aqui nao te tiro a razao de acreditar nisso. só falta mesmo é provarem que em motor original traz um resultado aceitavel especialmente os de boa eficiencia termica que nao faz parte de monza algum.

deixo minha opniao particular. se alguem tem carros com deficiencia energetica e termica como é o caso dos monzas todos. SOMENTE NESSA CASO acho valido uso de amplificador. agora quem tem motor original como eu bobina dupla ja que é mais eficiente que o monza nao justifica colocar um amplificador em motor stock aspirado, ate pq essa bobina sao 2 discarga que limpa a camara e dutos muito bem. justificaria em motor sobrealimentado desde que nao queima-se minha bobina e fosse um aparelho mais comercial e nao amador. viu só como nao sou tao mau assim rsrsrsr

a minha duvida so recai em motor stock aspirado com media-alta eficiencia energetica. qual o verdadeiro ganho. os de baixa eficiencia é notório a diferença.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo,

Respeito seus conhecimentos.

Mas também respeite os meus. Eu não sou nenhum leigo, do tipo que se impressiona e só de trocar os cabos de vela por uns coloridos e um filtro-de-ar esportivo e chama os amiguinhos para mostrar o quanto o carro virou um canhão.

Conheço o suficiente de carros para saber diferenciar o que dá e o que não dá resultado.

Tenho e já tive carro de todo tipo. Desde original carburado, aspiradinhos, turbo e até mais recente com o que temos de mais moderno no país atualmente (longe do que têm lá fora, mas é o que temos).

Já vi que esta conversa toda não vai chegar em lugar nenhum. Já dei meus depoimentos. Não quero e não vou colocar carro em dinamômetro para provar nada a ninguém. Quem tem dúvida eu mando colocar do lado, pois para mim, o que importa é isso e não papel.

Você não quer questionar um conceito. Quer questionar uma empresa específica (e tem várias fabricantes de ignição no mercado). Só que eu não trabalho lá, não respondo por ela, não tenho nenhum interesse financeiro, comercial, nem nada... Sou apenas um cliente satisfeito. Assim como você é da MS e a defende.

Então, já postei os telefones da empresa. Se quiser mais informações, tiver mais questionamentos, quiser xingar o cara, mexa-se e ligue lá. Não fique aí sentado esperando que alguém faça testes que você escolher, em carros que você escolher.

Quando você compra um carro, duvida da potência que vem declarada no manual? Já ligou lá na GM e exigiu laudo para comprovar a potência? Quando compra uma TV exige laudo comprovando a taxa de contraste da tela? Quando compra um pedaço de fio exige laudo que comprove a capacidade de corrente? Quando compra um amplificador para o som pede laudo da potência? Então porque diabos exige isso do fabricante de ignição?

Se o cara afirmou que dá tal resultado e você acha que não dá, meça e prove o contrário. Isso serve para qualquer coisa...

E eu já falei. Pode comprar lá, instalar como tem que ser e fazer os testes que quiser e eu recompro de você depois.

Disso tudo, o que eu posso dizer mais uma vez é que em todos os carros que EU instalei e naqueles em que já andei, valeu muito a pena. A diferença é grande (se é de 8%, 9,9812739817%, 10,21% ou 20% não estou nem aí...), o investimento se paga com redução no consumo, o carro ganha muito torque. Inclusive o cruze com COP. Isso é um fato. Concorde você ou não. Seja isso justificável pelas suas teorias ou não... :wink:

E a garagem está sempre à disposição da galera do fórum que quiser ver de perto ou andar nos meus carros.

Eu já apresentei fatos, já apresentei medições. Se isso para você não é suficiente, agora é sua vez de apresentar algo que comprove a contestação.

Então, por mim, assunto encerrado até que você tenha algo concreto a apresentar.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Mas também respeite os meus. Eu não sou nenhum leigo, do tipo que se impressiona e só de trocar os cabos de vela por uns coloridos e um filtro-de-ar esportivo e chama os amiguinhos para mostrar o quanto o carro virou um canhão.
claro que respeito tuas opnioes. sei tb que intende bastante inclusive de turbos, esses dia me corrigiu uma coisa que falei? fiquei bravo? fiquei com vergonha? NADA estamos aqui nesse mundo é pra evoluir mesmo, eu mesmo te chamei atenção quando falou do compressor travar o motor e nem por isso nao trocamos ideia. e tem outra. sempre recomendo que falem contigo sobre isso(turbo-igniçao forte) ate pq nao me sinto a vontade. leigo no assunto tu nao é senao nem recomendaria preste atençao que vai ver.
500EF escreveu:Já dei meus depoimentos. Não quero e não vou colocar carro em dinamômetro para provar nada a ninguém. Quem tem dúvida eu mando colocar do lado, pois para mim, o que importa é isso e não papel.
direito todo seu. se um dia tiver a curiosidade ja sabe pra quem mostrar, será um prazer ler o relatorio :wink:
500EF escreveu:Então, já postei os telefones da empresa. Se quiser mais informações, tiver mais questionamentos, quiser xingar o cara, mexa-se e ligue lá. Não fique aí sentado esperando que alguém faça testes que você escolher, em carros que você escolher.
eles como empresa que se virem, nao sou quem fabrico e comercializo mesmo, eles que ponham a prova oque estao vendendo. empresa mascaradas tem um monte por ae e nao digo no só ramo automotivo,eletronica o que mais tem. tb nao tenho recursos pra isso,disponibilidade de um dinamometro a tira colo pra fica testando dia inteiro queria ter. se tivesse a opturnidade teria feito. assim como eu fiz do cabeçote roletado X convencional apensar outro segmento.
500EF escreveu:Quando você compra um carro, duvida da potência que vem declarada no manual? Já ligou lá na GM e exigiu laudo para comprovar a potência? Quando compra uma TV exige laudo comprovando a taxa de contraste da tela? Quando compra um pedaço de fio exige laudo que comprove a capacidade de corrente? Quando compra um amplificador para o som pede laudo da potência? Então porque diabos exige isso do fabricante de ignição?
pq os fabricante prometem muita coisa e na pratica e geralmente nao é assim, se isso fosse algo interessante que vale-se apena o investimento de milhares de dolares estaria nos carro original nao concorda? visto que nao é barato esses modulos 500 a mais de 1000 reais. o unico lugar que vi foi em uma categoria de dragster. mais isso tem explicaçao logica, distribuidor pra 8 cilindros = deficiencia termica e perda energética. fora a mistura muito densa e rica do compressor. carro original ta pra nascer um com isso ainda.

no clube do hardware ja pegaram muita marquinha de luxo que prometia potencia X e era tudo mentira fonte de micro. imetro é pra isso tb, medo talvez de algumas empresa nao divulgam. coisa de brasil,falta de lei e fiscalizaçao.
500EF escreveu:Se o cara afirmou que dá tal resultado e você acha que não dá, meça e prove o contrário. Isso serve para qualquer coisa...
pois é, gol manco 1.0 distribuidor foi facinho. seria um prazer eu fazer isso pessoalmente em outros carros mais eficientes e modernos. como falei antes falta ferramenta pra isso infelizmente.
500EF escreveu:E eu já falei. Pode comprar lá, instalar como tem que ser e fazer os testes que quiser e eu recompro de você depois.
como tu disse que melhorou o comportamento do cruze eu nao duvido, nao estaria mentindo aqui. eu só queria saber qual foi o ganho nesse motor stock de alta eficiencia como esse teu, o meu ta por ae viu posso por um COP tb. dae 1% ou 100%... e isso so se faz com um equipamento chamado dinamometro. nao interessa qual o tipo de dyno ate pq se vai fazer um teste de controle antes pra confrontar. quando termina meu motor, calibrar a IE, vou precisar do dyno pro ajuste fino. ja que vai ser todo original de motorizaçao e vou passar no dinamometro da oficina la no meu amigo na cidade vizinha. poderia comprar um modelo desse(centelha perdida) pra testar e ver seus ganhos e publicar. e se realmente a um ganho eu venho aqui e digo isso. olha gente, funciona e o ganho é tanto. como falei inumeras vezes em sistema com deficiencia nao preciso nem de teste é certo que melhora e ja comprovamos isso. em motores sobrealimentados de baixa eficiencia termica/energetica tb melhora.

estou aberto a debate e pode ter certeza que aqui nesse topico muita coisa foi explicada,questionada.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

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Rafaelo escreveu:quando falou do compressor travar o motor e nem por isso nao trocamos ideia.
Não é que trava.

Eu disse que ele tira toda a energia necessária para seu acionamento diretamente do eixo do motor, enquanto um turbo-compressor tira boa parte da energia que jogamos fora pela descarga (calor dos gases).

Por isso disse que o turbo seria mais eficiente em termos de aproveitamento de energia que o outro. :smt023
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: Não é que trava.

Eu disse que ele tira toda a energia necessária para seu acionamento diretamente do eixo do motor, enquanto um turbo-compressor tira boa parte da energia que jogamos fora pela descarga (calor dos gases).

Por isso disse que o turbo seria mais eficiente em termos de aproveitamento de energia que o outro. :smt023
li denovo o topico pra deixar bem claro.tu tinha dito que rouba energia o tempo todo e eu te chamei atençao que nao era bem assim. eu que nao lembrava oque tu tinha dito, nao falou de travar...

obs: andei lendo mais a respeito, eu tinha falado que turbo tinha 90% de eficiencia mecanica e nao é por ae nao... as turbina roletada com duplo fluxo tem max 84% com a max pressao. e tem compressores volumetricos ligados ao virabrequim que tambem tem essa eficiencia mecanica parecido com 75% max pressao o TVS. é uma serie especial da Eaton que alias é um show de compressor, 90% de ME só se nao estiver pressurizando hehehe.
Editado pela última vez por Rafaelo em 20 Jul 2012, 22:19, em um total de 1 vez.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por BOB_GSI »

Vou colocar só o link pra não poluir tanto...
http://www.youtube.com/embed/1ypC4mKo_zs
Bem que o vídeo poderia ter um pouco mais de dados técnicos...
Sabem as potências desses carros, ou a pressão que andam ?
Esse é um bom comparativo entre turbo e compressor..
Mesmo carro, mesmo peso, mesmo motor, e o melhor acerto que a fábrica conseguiu para os dois tipos de compressores...
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

bob, como o piloto mesmo falou o compressor é mais completo mais linear em torque e potencia e tem aumento em todas as faixas de operaçao do motor, tem uma coisa interessante é nos originais compressor nao tem pressao mapeada(controle) ou seja pressao sempre constante, mesmo em idle ele ja gera uma pequena pressao. porem em idle tem a valvula bypass que desvia o fluxo deixando ele em movimento (existe compressores com polia magnetica muito antigos, outros Eaton por bypassa via vacuo). ja o turbo tem um despejo maior de potencia apos a turbina chegar ao maximo de pressao, que em turbos originais injetados é com mapeamento de pressao, deixando bem mais manso a condução.

nao existe essa de qual o melhor ou pior. sao 2 itens totalmente diferentes com o mesmo proposito aumento de potencia e torque. cada um tem sua caracteristica. o compressor aumenta mais é torque nas baixa e media rpm e nao muito a potencia, porem ele é mais completo pq atua em todas as rpm. ja o turbo é o contrario, forme mais potencia e torque em rpm media e alta.

só achei aquela arrancada muito tosca do compressor ambos tem potencia parecido, o cara do turbo foi esperto e deixou segurando o giro tanto é que ele destracionou quando pegou carga e pulou muito na frente. ate pq o turbo gera mais potencia que o compressor em razao pressao X rpm

motor 1.6 16V

aspirado 115hp 114 lb-ft of torque aspirado
compressor 168 hp and 162 lb-ft of torque.
turbo 172 hp and 191 lb-ft of torque

compressor do mini cooper é um Eaton M45 minusculo :lol: menor que ele só o do fiesta. como a pressao nao varia e tao pouco é controlada ele fornece 9 psi stock. o turbo como é variado nao sabemos
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