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Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.

Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor Malagoli » 30 Jul 2008, 13:30

Olá galera!!!
Estou querendo lançar um vídeozinho do Monzão, com escape original e depois com o esportivo. Só que vou querer levar o giro bem no alto, e daí surgiu a dúvida..

Carro carburado, "corta giro"? Se não, qual é a rotação máxima que o motor de um Monza carburado 1.8 Standard pode chegar?? 6000 rpm?

Vlw!!!!!! :smt023
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor TheRipper » 30 Jul 2008, 14:05

Acredito que o módulo de ignição do Monza não tenha corte de giro.
Mas também acho pouco provável que você consiga girar até quebrar com ele engrenado, sendo um motor original. Mas por via das dúvidas, não é bom passar de 6.500RPM.

Pelo que vi na sua assinatura, você fez um teste de aceleração com o Monza, mas por que foi a apenas 5.000RPM? A potência máxima bem acima disso, esticando mais as marchas seu tempo vai baixar bastante.
Editado pela última vez por TheRipper em 30 Jul 2008, 15:28, em um total de 1 vez.
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor Malagoli » 30 Jul 2008, 14:13

Ripper...
Meu Monza fez 0-100 em 12.4 Segundos, e considerando que ele é um 1.8 Standard, achei isso uma boa marca..
Levei até os 5.000 Rpm apenas por questão de segurança (Foi a primeira vez que fiz isso), não sabia se o motor iria aguentar (Ainda não conheço muito bem as limitações desse carro).

O motor está bom, em arrancadas eu deixo 1.6 16v comendo poeira (O último foi um Sephia de 107cv), mas já dei pau em muito Palio, Courier, Peugeot.. hehe

Será que eu consigo tirar mais potencia dele então? Não é arriscado de mais chegar a 6.000 Rpm com um motor já cansado?

vlw!
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor RicardoDS » 30 Jul 2008, 14:20

Motor foi feito pra girar, arriscado é tentar passar de 7000rpm no motor original.
Só toma cuidado aí, por que o carburado não tem corte de giro.
E outra, não vai ficar olhando só para o conta-giros ao fazer isso, olha pra estrada também :smt005
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor TheRipper » 30 Jul 2008, 15:34

Malagoli escreveu:Ripper...
Meu Monza fez 0-100 em 12.4 Segundos, e considerando que ele é um 1.8 Standard, achei isso uma boa marca..
Levei até os 5.000 Rpm apenas por questão de segurança (Foi a primeira vez que fiz isso), não sabia se o motor iria aguentar (Ainda não conheço muito bem as limitações desse carro).

O motor está bom, em arrancadas eu deixo 1.6 16v comendo poeira (O último foi um Sephia de 107cv), mas já dei pau em muito Palio, Courier, Peugeot.. hehe

Será que eu consigo tirar mais potencia dele então? Não é arriscado de mais chegar a 6.000 Rpm com um motor já cansado?

vlw!


A potência máxima do seu Monza, salvo engano, é atingida a 5.800RPM, ou seja, girando apenas 5.000rpm você está subaproveitando seu motor, pois ele não chega nem perto da potência máxima. Em uma tocada mais esportiva, o correto é trocar de marcha sempre ACIMA do giro de potência máxima, o quão acima depende da curva de potência do motor e do escalonamento do câmbio. Se você não está muito seguro quanto ao estado do motor, pode passar marcha em 6.000rpm, só vai quebrar se estiver realmente com muita folga, e nesse caso estaria batendo/fumando. Pra você ter idéia, eu passo as marchas entre 6.300 e 6.400rpm (configurei meu corte em 6.500rpm), e nunca tive nenhum tipo de problema.
Se você deixou pra trás em arrancada um Pug 1.6 16v ou outro similar, pode ter certeza de que o cara não soube tocar o carro, pois o 0-100km/h desses modelos gira em torno dos 10 segundos, e também levam vantagem em velocidade final.
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor 500EF » 30 Jul 2008, 16:05

Compra um 3step ODG... hehehe

http://www.odginstruments.com.br/3_step_2.php
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor TheRipper » 30 Jul 2008, 17:27

500EF escreveu:Compra um 3step ODG... hehehe

http://www.odginstruments.com.br/3_step_2.php


Junta mais R$150, compra uma MegaSquirt e colocar pra gerenciar ignição logo :P
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor Malagoli » 30 Jul 2008, 19:08

500EF escreveu:Compra um 3step ODG... hehehe

http://www.odginstruments.com.br/3_step_2.php


Velho... gostei desse bagulho hehe
Funciona bem no meu Monza mesmo sendo carburado? Sabe onde é que ele vai ligado?
Se esse aí der pra escolher a rotação pra cortar, eu colocaria no 5800 e boa.. imagina como deve ser lindo Monza cortando nessa rotação? Além de bonito não detona o motor hehe

:smt023

Ripper... mega-squirt é oq e como funciona? eu não entendo nada disso nao..
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor TheRipper » 30 Jul 2008, 23:48

Malagoli escreveu:
500EF escreveu:Compra um 3step ODG... hehehe

http://www.odginstruments.com.br/3_step_2.php


Velho... gostei desse bagulho hehe
Funciona bem no meu Monza mesmo sendo carburado? Sabe onde é que ele vai ligado?
Se esse aí der pra escolher a rotação pra cortar, eu colocaria no 5800 e boa.. imagina como deve ser lindo Monza cortando nessa rotação? Além de bonito não detona o motor hehe

:smt023

Ripper... mega-squirt é oq e como funciona? eu não entendo nada disso nao..



Esse aparelho da ODG funciona interrompendo a bobina de ignição. Quando chega na rotação programada, ele começa a cortar a ignição de forma intermitente, para não deixar que o giro passe daquela marca.
Mas cortar a 5.800rpm não tem graça nenhuma :P
Bom é dar limitador a quase 7.000rpm na orelha dos APzeiros heheheh
Para você ter idéia de como não é tão perigoso quanto você pensa, nenhum dos carros injetados da GM que saíram com esse motor cortam giro com menos de 6.400rpm.

MegaSquirt é um módulo de injeção eletrônica programável, uso um em meu carro, é parecido com a FuelTech, só que é mais completo, mais preciso e mais barato. Você pode colocar um no seu carro para controlar apenas ignição, mapeando o ponto digitalmente e fazendo corte de giro. Quando estiver com mais disposição $$$, troca o carburador por um coletor de injeção eletrônica, de preferência multiponto :wink:
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor Malagoli » 15 Ago 2008, 20:29

Ripper! Esse será meu proximo "Up" grande no Monzão;

Um sistema completíssimo de Injeção eletrônica da BOSCH / GM; Isso vai ser o toque final no Monzão daqui uns anos, precisamente no dia que eu for refazer o motor.

Atualmente meu motorzinho está "nos conformes", parecendo motor com 120.000 km rodados e bem cuidados (Só que este tem meros 338.000 km hauhaua) ... ou seja, vou deixar do jeito que está, no máximo com um limitador de giro, pra poder rodar mais uns aninhos tranquilo :wink:
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor TheRipper » 15 Ago 2008, 21:10

Malagoli escreveu:Ripper! Esse será meu proximo "Up" grande no Monzão;

Um sistema completíssimo de Injeção eletrônica da BOSCH / GM; Isso vai ser o toque final no Monzão daqui uns anos, precisamente no dia que eu for refazer o motor.

Atualmente meu motorzinho está "nos conformes", parecendo motor com 120.000 km rodados e bem cuidados (Só que este tem meros 338.000 km hauhaua) ... ou seja, vou deixar do jeito que está, no máximo com um limitador de giro, pra poder rodar mais uns aninhos tranquilo :wink:


Esse sistema BOSCH a que voce se refere é o mesmo usados nos Monza Classic 500EF? Se for, ele não controla ignição e também não tem corte (exceto o modelo usado no Kadett GSI, este com ignição mapeada digitalmente e corte de giro).
Além de ser um sistema analógico, que não permite reprogramação, e usa peças caras. Sinceramente, não vale a pena colocar a menos que estejam te dando as peças de presente! Se for injetar, coloque uma programável, mas atente ao detalhe de que o coletor não encaixa no seu cabeçote, a furação é diferente :wink:

Abraços.
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Re: Dúvidas! Monza "Corta giro"?

Mensagempor renanzim » 16 Set 2008, 21:27

ó
tudo bem que o monza do meu pai é 2.0
mas ele deu 172km/h a 6,200rpm gritando(carro lotado{7 pessoas rsrs}e portamala cheio)
parecia que o carro ia desmontar(motor original)
axo que vc indo a 5,800 ta de bom tamanho
logico que pode guentar mais
mas é bom não judiar
falowwww
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