Trocando BLFA por um 2E

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
radialistagabriel
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2018, 13:30
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por radialistagabriel »

Fala Turma do Monzeiros, um excelente dia a todos.
Sou o feliz proprietário de um SL/E 1986-1986, estou com ele desde Dezembro/2017.
Já li, reli, voltei e busquei várias coisas para executar tal adaptação. O que me ocorre é o seguinte:
No meu carro, tem um carburador BLFA 30/34 (ÁLCOOL)que pelo ano do carro, e tabela da BROSOL, é original esse carburador dele.
Levei ele ao meu mecânico de confiança para fazer uma limpeza e o posterior ajuste do carburador, e até ele se espantou quando viu o BLFA lá, mas tudo bem nós procedemos no trabalho.
A gente se bateu (muito) pra poder regular ele. Ficamos das 14h30 às 17 pra poder acertar a regulagem, e ele ainda não deu marcha lenta. Por ele ser um carburador considerado Gastão pela maioria dos usuários (tem colegas que fazem no máximo 2,5 por litro com ele), e ele já estar no final da vida, decidi trocar o mesmo por um BROSOL 2E seguindo o conselho do mecânico, dos colegas, e visando a facilidade que a gente acha vídeos e peças pra ele (O carburador também estava num Monza 1.8 Álcool de um colega aqui do Monzeiros Curitiba).

Eu já adquiri:
Carburador (já limpei tudo e troquei kit de juntas todos)
Flange para adaptação do 2e na admissão do BLFA
Parafusos prisioneiros pra segurar o 2e na flange.
Cabo do Acelerador Monza 87-91
Junta da admissão do Motor Fase 1 (82 ao 86) (sim, as admissões são diferentes do 87 pra frente)

Ainda não instalei por falta de tempo, vou executar o trabalho na proxima segunda feira dia 16/07/2018, vou tirar a admissão e levar pro torneiro fazer as roscas na admissão pra segurar a flange.
Essa é a parte mais delicada, por isso deixei por último rs.

Estou fazendo tal adaptação pelo fato de o carro estar fazendo 5KM/L, e andar amarrado (O carburador mesmo tá zoado)

Alguém já fez tal adaptação também ? Também aceito críticas e sugestões construtivas dos amigos.
Meu primeiro tópico por aqui. Valeuu
Gabriel Koligowski - Curitiba/PR
Atual Monza GLS 95/96

Monzeiros Curitiba

Ex Monza L 1984-1984 - Verde Ouro Metalizado
Ex Monza SL/E 1986-1986 Prata Andino
Ex Ipanema GL 94/95 - Branca
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Fiz uma adaptação dessas num Classic 86 e ficou show. Coloquei um Brosol 2E com giclagem de 2.0 álcool, e apesar disso ficou econômico (5/6 km/l cidade 9/10,5 km/l estrada. O BLFA não deu regulagem na lenta nem com "reza braba", só gastei dindim e passei nervoso, foi para o lixo com prazer.
Rodei 8 anos e não tive nenhum problema.
Foi adaptada uma flange entre a base do carburador e o coletor de admissão, trocada também a caixa do filtro do ar que tem 3 parafusos e não 4 como o anterior.
Depois, poste para nós.
Abraços e seja bem vindo.
Gilmar
Vectra 97 GLS
radialistagabriel
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2018, 13:30
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por radialistagabriel »

Fala Gilmar, beleza? Obrigado pelo incentivo.
Pelo que vi a giclagem desse carburador tá um pouquinho mais fechada, a minha ideia inicial era reduzir o consumo também então vou jogar e ver que bicho que da. Vou postando as atualizações. O meu BLFA não da lenta de jeito maneira, e eu já tive o prazer de destruir o outro BLFA reserva na marretada (fiz até vídeo) hehehe
Gabriel Koligowski - Curitiba/PR
Atual Monza GLS 95/96

Monzeiros Curitiba

Ex Monza L 1984-1984 - Verde Ouro Metalizado
Ex Monza SL/E 1986-1986 Prata Andino
Ex Ipanema GL 94/95 - Branca
radialistagabriel
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2018, 13:30
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por radialistagabriel »

Fala Turma, boa semana a todos. Cá estou eu, novamente, com novidades na mão rs.
Como prometido, última segunda feira dia 16/07/18 fiz toda a correria para colocar a 2E no bicho.
Caso alguém queira fazer, estou aberto a dúvidas a todos os amigos.

7h da manhã já tirei a admissão fora. Pra tirar ela tem que soltar as mangueiras de água atrás da AD (se o carro for a álcool), mangueira do hidro vácuo do freio e a mangueira do marcador de vácuo lá do painel (se essa tiver meio difícil de soltar por estar dura, é só passar um pouco um isqueiro pra amolecer a mangueira, tiro e queda). Do outro lado, solta-se o alternador, e também o parafuso do suporte na admissão, feito isso é só soltar os parafusos da admissão, e com ela solta vai ter que empurrar o alternador um pouquinho pra trás pra ela poder sair tranquilo.

1- Levei num amigo soldador, que tirou os 4 parafusos que seguravam o velho suporte do BLFA na admissão.
2-Próximo passo foi levar a FLANGE e a AD na tornearia para fazer as roscas (Agradecimento ao Marcos, da EQUITEC Curitiba pelo serviço)
Os prisioneiros eu fiz com uma BARRA ROSCADA de 10mm, essa vende em lojas de ferragens em geral (60cm de rosca por 5 pila, muito barato)
3-Flange na Admissão sem vazamentos, hora de instalar o 2E na Flange com os prisioneiros.
Medi os tamanhos do parafuso, cortei e coloquei o baquelite e as juntas mais carburador na bancada mesmo.
4-hora de colocar a AD no cabeçote de novo, só fazer o procedimento reverso lá de cima (Vai necessitar de uma junta nova, ok?)
5-Ligar as mangueiras corretamente no carburador (aqui no fórum mesmo tem vários tópicos que falam sobre o assunto), junto com cabo do afogador e também o do acelerador
A única coisa que tive que trocar foi o CABO DO ACELERADOR, que é relativamente fácil a troca, e ele é diferente do que já tem. Pra comprar, basta procurar pelo cabo do MONZA DO 87 AO 91, que foram os carros que sairam com 2E original.
Como o meu carro é um 1.8, dei a sorte de encontar um carburador que estava em um monza 87, com motorização gêmea. Como sei que geralmente o povo mexe nos giclês, conferi e está com a giclagem correta para 1.8.

Carburador instalado, funcionando verifiquei se não há vazamento de combustível nas mangueiras e dei prosseguimento no ajuste da lenta (pro motor aquecer e ajustar a mistura).
Ventoinha ligou e desligou 2 vezes fiz o ajuste da mistura. Para a minha surpresa, tinha uma entrada de ar lá atrás na admissão (perto dos tubos de água), isolei com mangueira de combustível e aquele parafuso maroto no meio, e também troquei a mangueira do hidro vácuo que estava rachada. Ok, sem entradas de ar, 2E Regulado.

Quais foram as principais mudanças que senti andando com o carro ?
Tem uma resposta mais rápida ao acelerador, parece que ele está aproveitando mais o combustível.
Consequentemente, o carro anda melhor.
Ao meu ver, o consumo de combustível diminuiu, ainda não tenho números pois não tive tempo de fazer uma média.

Aqui vão umas fotos do procedimento
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Gabriel Koligowski - Curitiba/PR
Atual Monza GLS 95/96

Monzeiros Curitiba

Ex Monza L 1984-1984 - Verde Ouro Metalizado
Ex Monza SL/E 1986-1986 Prata Andino
Ex Ipanema GL 94/95 - Branca
radialistagabriel
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2018, 13:30
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por radialistagabriel »

Mais algumas fotos do 2E instalado.
Vou Adaptar a minha própria panela do filtro de ar mesmo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Gabriel Koligowski - Curitiba/PR
Atual Monza GLS 95/96

Monzeiros Curitiba

Ex Monza L 1984-1984 - Verde Ouro Metalizado
Ex Monza SL/E 1986-1986 Prata Andino
Ex Ipanema GL 94/95 - Branca
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Sentiu a diferença? É outro motor! Arranque é bem maior, não? Só que vc teve coragem de pegar um 2E usado! Mas aproveite troque a caixa do filtro também, o investimento compensa, fica bem mais legal. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -3e-gm-_JM
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Mas mata minha curiosidade, que alternador está em seu Monza?
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocando BLFA por um 2E

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sobre o consumo e desempenho, tem que levar em conta que trocou um carburador ruim ou com defeito por outro em boas condições.
Creio que os dois carburadores em boas condições e cada um ajustado para o seu devido motor, não deve ter grandes diferenças.
Vale lembrar que o Solex H30 34 BLFA é para motores fase I (até 86) e o Brosol 2E7 é para motor fase II (de 87 a 91) e, há muitas diferenças construtivas entre os motores fase I e fase II.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder