Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Leandro530
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Jan 2018, 21:30
Cidade: São Bernardo do Camp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Mensagem não lida por Leandro530 »

Ola.
Boa noite pessoal. Sou novo aqui e tenho algumas perguntas a fazer se me permitirem.

1- comprei um kit 4 bico completo do Kadett completo cabeçote chicote tudinho.... Pois bem... Gostaria de saber se no motor do Monza já existe a roda fônica e é só furar para colocar o sensor ou não tem a roda Fônica?

2- Me disseram que se colocar o distribuidor do corsa EFI no lugar do Monza já resolve o problema. Será que é verdade?


Gostaria de opiniões de que fazer.


Furo o Bloco?

Coloco Roda fônica externa?

Ou esse distribuidor do Corsa resolve?

Obrigado a todos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Gostaria de saber se no motor do Monza já existe a roda fônica e é só furar para colocar o sensor ou não tem a roda Fônica?
O Monza não tem a roda fônica e também não tem o furo no bloco para colocar o sensor de rotação.
Se pretende fazer a adaptação da IE MPFI digital GM, como original no Kadett 97/98, Vectra 97... Se mantendo o motor original terá de abrir o motor, colocar a roda fônica no virabrequim fazer um furo no bloco. Isso terá de ser muito bem feito, caso contrário vai perder o bloco nessa adptação.

Com relação as demais perguntas eu não tenho informações, mas acredito que todas essas suas dúvidas já foram comentadas aqui no fórum. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leandro530
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Jan 2018, 21:30
Cidade: São Bernardo do Camp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Mensagem não lida por Leandro530 »

Bom dia Carlos.
É eu sei dessa informação que passou, porém, queria ter algo sem fazer isso, pois pensou perder o bloco? Ai teria um grande trabalho para dar baixa, achar outro bloco, cadastrar... Então ouvi algumas pessoas falando dessas outras formas de se fazer. A do Celta me deixou empolgado pois é original do Celta ter a roda fônica externa o alguns Corsa também é assim.

Mas agradeço seu comentário amigo.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Mensagem não lida por 500EF »

Não vejo como ela irá funcionar com distribuidor. Os sinais gerados pela roda fônica são completamente diferentes dos gerados pelos distribuidores.

A opção menos complicada é tentar adaptar uma roda externa na polia do virabrequim mesmo. Mas apesar de mais simples, ainda assim é um serviço de extrema precisão. Qualquer diferença na posição dela em relação ao eixo vai informar errado para a ECU e daí em diante, tudo vai dar errado (tempos de injeção e de ignição).

Ah! A sua injeção de kadett é digital (motronic), né? Porque se for a do GSi, não precisa de roda fônica mesmo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Eider
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Mensagem não lida por Eider »

Leandro conseguiu colocar a injeção do Kadett 98 no Monza? Eu tbm estou querendo fazer isso, meu bloco e fgp já com roda fônica , se conseguiu me fale como foi instalar o módulo do Kadett na ignição do Monza e se teve q mudar MT coisa ! Ficarei grato
GustavoXavier
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 15 Mar 2014, 18:52
Cidade: SAO LUIS
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza Class
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Mensagem não lida por GustavoXavier »

No meu monza eu pus externa. Tirei a polia de acessórios que vai parafusada no virabrequim, comprei uma rodafonica GM daquelas que vai dentro do bloco mesmo, levei em um torneiro, ele centralizou e soldou. Fiz um suporte pro sensor e bingo!
MONZA CLASS 93 - 2.0 16v
FUELTECH FT300
4X1 DIMENSIONADO
GustavoXavier
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 15 Mar 2014, 18:52
Cidade: SAO LUIS
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza Class
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Mensagem não lida por GustavoXavier »

Quem tiver dúvidas, me chama no Whatsapp 98 98121-1141
MONZA CLASS 93 - 2.0 16v
FUELTECH FT300
4X1 DIMENSIONADO
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Adaptação roda fônica no motor Monza 2.0

Mensagem não lida por 500EF »

A maneira de adaptar externamente é esta mesma.

Tem fotos?

E como fez para alinhar com precisão a "janela" (dentes faltando) da roda fônica com a posição do virabrequim?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder