Molas dianteira tubarao

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Molas dianteira tubarao

Mensagem não lida por Marcelino »

Ola pessoal tenho um Monza tubarão gostaria de saber se temos alternativa para substituir a mola dianteira pra deixar o carro um pouco mais baixo e macio, ouvi dizer que mola de corsa antigo da certo ou de celta alguém já fez teste assim?
Obrigado Pessoal! :wink:
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4211
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Molas dianteira tubarao

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

tenho um Monza tubarão gostaria de saber se temos alternativa para substituir a mola dianteira pra deixar o carro um pouco mais baixo e macio
Marcelino

O Monza já é um carro macio.
Se o seu não está assim pode ser por estar com molas cansadas.
Sobre substituir as molas originais por molas de outros carros, além de ser uma adaptação perigosa, pode lhe trazer problemas no campo legal.
É ilegal adaptar componentes de segurança em veículos.
Claro que você pode rodar 30 anos com um carro com molas que não são para ele, sem problema nenhum.
Mas, no caso de seu carro se envolver em um acidente grave, principalmente se houver mortes, a perícia pode achar que as molas de Corça causaram o acidente e você vai ter sérios problemas.
Voltando ao Monza, uma das características que notei nos dois Monzas que já tive é uma tendência de baixar a dianteira do lado de fora nas curvas. Nada que assuste, mas acho que uma mola mais mole vai agravar essa tendência.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Molas dianteira tubarao

Mensagem não lida por Marcelino »

É verdade né, então acho que melhor deixar as originais mesmo...
as molas estão cansadas mesmo que ta um pouco mais baixo e esta com a frente mais dura traseira esta bem macia normal.

Então obrigado pela opinião. Melhor manter original mesmo kkk
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Molas dianteira tubarao

Mensagem não lida por Marcelino »

Uma coisa q percebi não sei se é só eu mas Monza caixote parece ser mais macio que o tubarão , meu irmão tinha um ano 87 muito macio o meu comprei em 2012 e des das primeiras voltas percebi q não era tao macio quanto o caixote, mas pode ser as molas que já estão ruins mesmo :( mas não entendo o porque fica dura não seria o contrário ficar mais mole? Kkk
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Molas dianteira tubarao

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá Marcelino, sobre a maciez do seu monza, pode ser que molas estejam cansadas ou pode também ser os amortecedores com problemas. Eu tenho dois monzas classic, um tubarão e um caixote (91 e 90) o tubarão está muito mais macio. Ainda hoje fui dar uma volta com o tubarão junto com minha esposa ne ela até comentou isso. Está com amortecedores dianteiros novos e as molas traseiras também novas (fabrini). Dá gosto parece que está dentro de uma nave! Kkkk :lol:
Abs
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4211
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Molas dianteira tubarao

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

não entendo o porque fica dura não seria o contrário ficar mais mole?
Marcelino

Essa é uma daquelas coisas que nós, leigos em metalurgia, não entendemos muito bem. Mas a engenharia explica.
Eu já testei na prática isso, quando tive um Chevette por 32 anos.
Como eu instalei ar condicionado no mesmo, sacrificando as molas dianteiras, tive de substituir as molas acho que 2 vezes nesses 32 anos.
Eu percebia que as molas estavam cansadas por dois sintomas:
1- O carro ficava mais baixo.
2- Ao entrar e sentar no banco, eu não sentia mais os carro descer um tiquinho como ele descia com molas novas.

Eu notava que o carro tinha ficado mais macio, ao trocar as molas, só de sentar no banco do carro. Ele dava aquela arriadinha legal.
No Monza talvez não dê para se notar isso, visto que é um carro muito maior e mais pesado. Os amortecedores também devem ser mais rígidos que os do Chevette. Eu precisaria pesar uns 40 kg a mais para isso. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17744
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Molas dianteira tubarao

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O Monza até 90 e de 91 em diante tem calibrações de suspensão e direção diferentes.
O caixote (até 90) tem a barra estabilizadora, molas e caixa de direção hidráulica diferentes do que o tubarão (91/96).
Então, o tubarão tem sim a suspensão mais firme e DH mais pesada do que o caixote, além do que pode ocorrer entre veículos de mesmo ano ou série como explicou o Luiz Carlos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Molas dianteira tubarao

Mensagem não lida por Marcelino »

Gilmar Martins escreveu: 19 Nov 2017, 21:20 Olá Marcelino, sobre a maciez do seu monza, pode ser que molas estejam cansadas ou pode também ser os amortecedores com problemas. Eu tenho dois monzas classic, um tubarão e um caixote (91 e 90) o tubarão está muito mais macio. Ainda hoje fui dar uma volta com o tubarão junto com minha esposa ne ela até comentou isso. Está com amortecedores dianteiros novos e as molas traseiras também novas (fabrini). Dá gosto parece que está dentro de uma nave! Kkkk :lol:
Abs
Gilmar
Que legal da gosto mesmo andar num carro macio..kkk

Pois é acho que é as molas ruim mesmo, porque a frente esta mais baixa que a traseira, e os amortecedores acredito que estão bons porque não ta com vazamento e quando passo em alguma lombada se ouve aquele barulho do óleo trabalhando... Aproveitando a mola original é de qual marca? Pois pesquisei e mola recondicionada tem de monte mas acho q não presta não ne? Oque acham?
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Responder