tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 94?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
kinsmarte
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 44
Registrado em: 13 Jan 2015, 03:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 94?

Mensagem não lida por kinsmarte »

tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 94? Precisa fazer alguma GRANDE adaptação?
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 9

Mensagem não lida por jorgeAP »

Difícil amigo! Omega tem tração traseira, e Monza tração na dianteira.
O motor do omega é longitudinal por isso o enorme capô.
Precisa adaptar um eixo traseiro no Monza com diferencial, o que vai deixar o Monza da altura de um trator, a menos que faça um recorte no assoalho do Monza. A caixa de marchas vai entrar no console do Monza.
Sei lá né! Porque da mudança?
Compra um Omega. Mas compra com 6 cilindros (3.0 ou 4.1), porque Omega 2.0 ou o 2.2 é muito pesado para o motor fazer andar.
Monza 91 automático (o melhor)
Adrianno Sakamoto
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 481
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 9

Mensagem não lida por Adrianno Sakamoto »

kinsmarte escreveu:tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 94? Precisa fazer alguma GRANDE adaptação?
É o mesmo motor do monza amigo. O que muda sistema de injeção que é multiponto, a transmissão e a posição de instalação longitudinal.

Abraçõs.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn

Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 9

Mensagem não lida por DÉCO »

.
concordo com o Adriano, o motor em si, cabe sim, mas tbm fiquei curioso : por que instalar este motor ?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 9

Mensagem não lida por jorgeAP »

DÉCO, o motor do Omega dá para coloca-lo na transversal? O escapamento teria que usar o mesmo do Monza.
Esse motor só tem 116 cv com o multiponto Omega. No caso se ganharia mais com um motor Astra, que tem se não me engano 133 cv com gasolina, e é ainda FLEX. No caso de usar um motor mais antigo do Astra se consegue 121 cv, ainda melhor que o Omega.
OBS. Dados retirados do teste do MONZA CLUB, que testou o MONZA 2.0 SL/E em comparação com o OMEGA GLS 2.0

Porém na ficha técnica da WEB consta que o OMEGA 2.0 a Álcool tem 130cv, Ai fiquei na dúvida quem tem razão. Porque mesmo o teste do MONZA CLUBE tendo sido feito no carro a Gasolina, no Álcool não pularia para 130 cv.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 9

Mensagem não lida por 500EF »

O motor em si (bloco + cabecote) é o mesmo de qualquer outro transversal da mesma época.

Motor de vectra, motor de astra, motor de o ega, motor de S10, na verdade sao todos GM familia 2.

O que pode mudar entre um e outro é comando, taxa e modelo de injeçao, dependendo do ano.

Obviamente, nos tracao traseira muda transmissao e posicao de montagem no cofre. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 9

Mensagem não lida por Rafaelo »

não tem relaçao alguma a forma de montagem.

pode ser colocado ate num cortador de grama, a forma da instalação nao altera a engenharia do motor, vai continuar sendo um família II da GM herdado desde o monza 1.6 82 isso no brasil. por isso eu sempre me refiro ao nome tecnico do motor, e nunca pelo apelido popular como o povo gosta de chamar(motor de vectra, de astra, de monza, etc). sao da mesma familia porem de varias gerações. a ultima delas é a do meu motor do meu monza o N20XF.

tecnicamente falando esse motor é um C20NE, o mesmo motor do omega 2.2 C22NE mesma classe de injeçao eletronica, que diga por sinal é bem atrasada, tecnologia dos anos 85. igual do meu omega C30NE 3.0 6 cil injeçao muito antiga que ainda usava distribuidor, VAF, nao tinha KS, era 8 bits lerdo e limitado, baixa velocidade do clock, era CPU apenas, malha narrow, bobina asfaltica simples, semi, sem contar a limitaçao de potencia, entre outras coisa que faziam dela bem fraca pra epoca do lançamento do carro.

o C20NE foi usado no astra e vectra A, e tambem é derivado do monza,kadett MPFI. e que mais antigamente era derivado do Opel como ja expliquei milhoes de vezes aqui, a GM importou sucata nos anos 90 no brasil. nessa epoca nao existia eng de injeção eletronica no brasil, foi tudo meio que corrido pra atender a novas regras ditas pelo collor. ja era meio que se esperar isso... tudo oque é feito nas coxas da m... no final rsrsrsr

C30NE no omega 94 era refugo na europa tecnologia de 1985
C20NE no astra,vectra A era refugo na europa tecnologia de 1985

na verda era a mesma ECU, so que no C30NE era mais dois cilindros, a engenharia era exatamente a mesma.

injeção motronic com tecnologia dos anos 80 em carros anos 90.

assim foi com a multec 700 tecnologia dos anos 80 em carros anos 90.

------------------------------

ao autor do topico, se tu quer algo bom, confiavel, com tecnologia atual, com peças novas a disposição, com mais de 150cv, com economia de um monza EFI e mais de +50cv. compre um motor N20XF atual e use uma das minhas ECU desenhadas pra monzas c/N20XF. sou fabricante e projetista de ECU e essa em especial foi feita pra esse motor, como se trata de um produto genuíno 100% original , nao tem nenhuma adaptação, se teu carro for um EFI é claro ja que esse meu produto foi desenhado pra esse carro original.. se for carburado vai ter que adaptar a elétrica

-----------------------------

minha opinao tecnica eu nao gastaria dinheiro com atrasos tecnológicos. muito custo, pra pouca coisa.

no meu monza 82 eu tenho um motor completo N20XF novo, com uma ECU fabricada so pra ele motor, produto ECU OEM original. a ultima mediçao desse meu motor(que na Bosch 7.9.9 rende apenas 140cv alcool) estava dando mais de 160cv no alc, tanto é que sequei os 4 injetores flex rsrsrsrs faltou "bico".


nada mal pra um motor, com taxa original, comando original, polia original, coletor adm original.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: tem como colocar um motor de omega 2.0 em um monza 2.0 9

Mensagem não lida por PedroCTR »

jorgeAP escreveu:DÉCO, o motor do Omega dá para coloca-lo na transversal? O escapamento teria que usar o mesmo do Monza.
Esse motor só tem 116 cv com o multiponto Omega. No caso se ganharia mais com um motor Astra, que tem se não me engano 133 cv com gasolina, e é ainda FLEX. No caso de usar um motor mais antigo do Astra se consegue 121 cv, ainda melhor que o Omega.
OBS. Dados retirados do teste do MONZA CLUB, que testou o MONZA 2.0 SL/E em comparação com o OMEGA GLS 2.0

Porém na ficha técnica da WEB consta que o OMEGA 2.0 a Álcool tem 130cv, Ai fiquei na dúvida quem tem razão. Porque mesmo o teste do MONZA CLUBE tendo sido feito no carro a Gasolina, no Álcool não pularia para 130 cv.
Na verdade, o acerto de injeção dos omegas 2,0 era semelhante ao acerto dos Kadett GSi e dava 122cv no modelo gasolina, e aquela versão álcool, que foi desenvolvida exclusivamente pro Omega e que por alguns anos foi o motor 2,0 de aspiração natural mais potente do mundo ao seu tempo e dava 130cv.
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Responder