Motor N20XF no Monza

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

juro que nem ia me entrometer , mas vou ter de falar umas coisas aos amigos ,

a maioria dos sistemas de admissao de ar dos carros hoje ( brasileiros ) /populares originalmente aspiram sim ar quente , tanto como o sistema original do freire como o do rafaelo mais avançado , vou explicar porque , mas tem de ler tudo rsrsr

desconsiderando uma central de injeçao original ou progamavel , o fato é que o percurso do ar ate a borboleta ira capitar a temperatura da tubulaçao queiram ou nao , e nisso nao iram obter 100% de eficacia do ar totalmente frio , a nao ser que a pessoa so viaje com o carro e a noite
no transito nao tem como escapar do ar quente envolvido pelo motor , pois a tubulaçao ou frigideira sempre estaram aquecida , seja de aluminio /fibra ou que for sem contar o coletor que sempre estara quente seja efi ou mpfi /carbura / metal ou ``plastico`` etc.....

todos os testes , modificaçoes , gambiarras etc...das mais grosseiras pra captar ar mais frio pra obter eficiencia maxima com relaçao a densidade do ar eu fiz , até aba de boné eu usei pra desvio de ar e nem queiram saber como tinha ficado , portanto no meu ver só achei 2 pontos onde se pode ter eficacia com ar frio e 1 termo de adpataçao

eu nao tenho vergonha de mostrar nada como todos ja sabem , mas se quer ar frio 100% , ou se fura o capo e deixa um filtro a mostra , ou puxe um tubo vindo da churrasqueira cortando a parede corta fogo como eu fiz , tudo bem que em questao de originalidade nao tem nada , mas garanto que tem eficacia e o termo de adaptaçao é usar um intercooler com resfriamento dentro de uma caixa de ar ou seila

o sistema efi , pega todo ar quente que se acumula na panela , o sistema mpfi é da mesma forma por fazer mais curva , o do rafaelo é uma boa pedida porque pega de frente porem vai saturar mais rapido e nem pode sonhar em chuvas fortes com enchente pois o meu tava da mesma forma e olha que era mais alto o filtro , o do freire suja mais rapido por dentro por causa do vapor de oleo quando desliga o motor capta ar mais quente , sistemas carburados tambem sao da mesma forma ,

tudo bem que existe a questao de velocidade de fluxo de vacuo que da uma variada na temperatura de ar , más onde voces moram ? como é o tranzito ? usam o carro todo dia e noite ? fica parado muito em transito ou só viaja ? tudo faz diferença e é relativo e cada um usa o termo que achar melhor nos carros , eu mesmo fui lá furei com serra copo e pronto, nao vai para em enchentes , nao vai sujar tao rapido e capta o ar mais frio possivel , foi gambiarra ? foi sim ,mas teve eficacia melhor que de fabrica e com segurança , nao posso dizer que ficou melhor esteticamente de muitos originais ou nao, mas pra mim foi ótimo e tive a resposta que eu queria

é isso
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, não gosto do visual desse filtro mesmo sendo como você disse. Gosto do visual dos compartimentos de filtro de ar do veículos mais novos, que é muito parecido com os do Monza MPFI, que é aquela caixa quadrada ao lado do motor, diferente da "frigideira" que comentou e não me incomoda. Desde que esteja em bom estado.
Para mim além de funcionar bem, o visual é importante e tem que agradar. Já estou fulo da vida com radiador aletado que coloquei que alterou o visual, pois não encontrei O Delphi brasado para reposição.

Só uma pergunta... Não tem medo de o motor aspirar água com filtro posicionado nesse local?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Naro-Hito
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 182
Registrado em: 03 Nov 2008, 02:03
Cidade: Colombo
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Naro-Hito »

Eita...
Uma foto usada como exemplo, rendeu um bom debate...
Gostei, pois pude aprender mais ainda sobre este assunto, importante também...
Vou conversar com o mecanico a respeito disso... pois, como foi levantada a viabilidade do uso da mufla.. na minha opinião, tem de ficar algo bem feito e nada parecido como gambiarra... E se, e somente se, ficar igual ao a imagem usada como exemplo, será algo provisório, pois também acho ele naquela posição da foto, um tanto estranho e agora mais ainda, devido o "sugar ar quente do motor"... Coisa que menos quero agora, é este motor der pau...

A idéia do uso da caixa do filtro de ar do kadett mpfi, me parece uma solução "menos gambiarra" usando a mufla no conjunto... Estarei procurando esta peça, pois as que achei na região, foram apenas do astra, vectra e as mesmas são bem maiores para o local destinado...

Aquela panela frigideira do monza além de horrivel esteticamente, não vejo ela como o melhor para o EFI.. é apenas uma opinião.. mas enfim, cada um tem a sua e respeito as divergencias, faz bem para o debate, e gera conhecimento...

Vale ressaltar:
O motor estará sendo instalado, e neste momento usando a injeção EFI... Se a Dilmãe e os deputados não ferrarem ainda mais o brasil... 2016 estarei buscando viabilizar a injeção MPFI nele, para aproveitar o melhor deste motor...
*rafaelo, gostaria de conversar a respeito da MS dae..

Vamos que vamos..
Sugestões são sempre bem vindas, e gosto qdo elas são vindas de debate que gera conhecimento para todos...

Em breve, fotos do monza... Espero que o projeto fique bem satisfatório, eficiente e que sirva de exemplo para outros que estejam com ideias semelhantes...

abraço a todos!!
Naro Guimarães/b]
_______________________________________
Monza GLS 95 Vermelho Goya - N20XF 2.0 Bosch Motronic 1.5.4 - MPFI Álcool
Colombo - PR
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 587
Registrado em: 20 Out 2008, 18:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Surfin »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, não gosto do visual desse filtro mesmo sendo como você disse. Gosto do visual dos compartimentos de filtro de ar do veículos mais novos, que é muito parecido com os do Monza MPFI, que é aquela caixa quadrada ao lado do motor, diferente da "frigideira" que comentou e não me incomoda. Desde que esteja em bom estado.
Para mim além de funcionar bem, o visual é importante e tem que agradar. Já estou fulo da vida com radiador aletado que coloquei que alterou o visual, pois não encontrei O Delphi brasado para reposição.

Só uma pergunta... Não tem medo de o motor aspirar água com filtro posicionado nesse local?

Abs,

Carlos Freire
Meu gosto é parecido com o do Carlos, prefiro os sistemas que o filtro fica guardado dentro da caixa, seja quadrado ou redondo.

Meio off-topic, mas como foi mencionado sobre o radiador brasado, quando meu Valeo quebrou o bocal, comecei a pesquisar e achei os Notus, como o preço era bom resolvi arriscar.
Quando chegou fiz uma comparação e embora seja aletado, ele tem 30mm de espessura contra os 22mm do Valeo (também aletado), além das paredes de plástico (pelo menos do bocal) serem mais grossas também.
Como na caixa dava a entender que foi fabricado na China (nada contra, sendo bem feito tá valendo) e eles fornecem o brasado para Vectra, mandei um e-mail sugerindo a disponibilização do brasado também para o Monza, explicando que era o original desde 91 e nossa dificuldade em encontrar o mesmo (pensei: se a fábrica/fornecedor já faz o brasado pro Vectra... pq não do Monza?), em alguns minutos (menos de meia hora) recebi uma resposta dizendo que até janeiro eles pretendem ter os radiadores brasados para a linha Monza/Kadett disponíveis, assim como uma linha ´Racing´ de alta performance.
Senti firmeza, agora é esperar pra ver se/quando estará disponível.
Monza: SL/E 1993
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Legal saber disso Surfin.

O radiador aletado no Monza tubarão, sendo fino ou mais grosso não fica legal. Ele fica exposto e por isso deve fazer parte do visual. Já nos modelos caixote o radiador fica escondido.
Além desse aletado ficar exposto, qualquer coisa ele amassa as beiradas das aletas na parte de cima, e piora ainda mais o visual. Então até em manutenção e e limpeza tenho que ter cuidado, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Talvez o que eu vou dizer crie polêmica, mas como isso é um fórum, e fórum é o lugar onde se discute determinados assuntos,permitam-me discorrer um pouco sobre admissão de ar quente.

Nos motores carburados, ali na altura do venturi do carburador, onde a pressão do ar cai muito, pelo aumento da velocidade do mesmo, o problema que vejo é o contrário, isto é o ar entrar no coletor muito frio, fazendo com que suas paredes esfriem e parte do combustível que passa por ali condense nas paredes. Nos carros com injeção direta ou alguns MPFI mais modernos, o combustivel não passa pelo coletor (tanto que agora eles são de plástico), portanto não existe o problema de condensação. Nossos 'velhos ' Monzas carburados e EFI mantém a escrita antiga. :(
No fusca chegava a gelar, o motor estava quente e o pé do carburador estava gelado.
Em alguns motores há circulação de água pelo coletor, como nos Chevettes e Monzas, que evita essa condensação.
Na fase fria, quando a água ainda está fria, colocou-se o recurso da válvula termac, que abre uma entrada para o ar que circula em torno do coletor de escape, por aquela defletor de metal.
No meu jurássico Renault Gordini havia uma borboleta no coletor de escape, que, na fase de aquecimento do motor, desviava gases do escape para aquecer o coletor, já que não havia circulação de água no mesmo.
Sobre a influência do ar que está entrando no desempenho do motor, acho (opinião pessoal minha) que não influencia, pelo menos na prática. O ar, depois de comprimido pelo cilindro, no momento final da compressão está com temperatura altíssima. Lembrem-se de que a razão de compressão gira em torno de 12 por 1 (ou mais, nos motores à álcool).
Nos motores de avião, onde a compressão é de 9 por um (motor Allison T-56 do C-130), o ar comprimido sai do último estágio do compressor a mais de 300 graus centígrados (600 F). acho que uma diferença de poucos graus na entrada não vai mudar muita coisa. :smt017
Em motores turbo a coisa é muito pior. Tanto que inventaram o intercooler para aliviar a coisa. :D

Eu não acho a caixa de filtro original do Monza feia (mas isso é coisa de gosto pessoal, ninguém discute), e acho ela bem funcional. Filtros circulares podem ser girados de tempos em tempos, para que a parte mais limpa fique alinhada com a entrada. Alguns manuais de prorietário mandam girar o filtro depois de determinada quilometragem. Eu, qdo compro filtros novos, faço 3 marcas nele, para ter uma referência na hora de fazer o rodízio.

É isso. Como eu disse, muitos não vão concordar com o que eu escrevi, mas é a minha opinião, baseada no que eu aprendi na minha profissão.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Ja to "upando" no youtube um video que acabei de fazer la no meu carro falando sobre as opçoes que eu pensei .
Aparentemente esta chegando a um quase consenso sobre instalar uma caixa igual ao dos MPFI, mas a captaçao, do ar antes da caixa (nao consegui identificar onde ele capta o ar) daria para buscar ar para a caixa atravez de uma "mangueira" ou duto la na frente do radiador, como mostro no video que ja ta quase pronto.
até ja
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Ta aqui o video com comentarios sobre o assunto :



abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder