Motor N20XF no Monza

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Naro-Hito
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 182
Registrado em: 03 Nov 2008, 02:03
Cidade: Colombo
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Naro-Hito »

Saudações Monzeiros!!

Meu Barão Vermelho, aprontou bonito em 2015..
Busco usar sempre peças originais, pois já tive ingratas surpresas com peças baratas e paralelas, devido a falta de conhecimento, mas o fórum tem me ajudado a fugir delas de de mexanicos engraxados... mas enfim..

Durante o ano 2014 realizei uma completa revisão e manutenção no carro, pois percebia que estava necessitando e o dono anterior não tinha tanto cuidado como imaginava...
Suspensão completa
Rolamentos
Sistema de Freios completo
Disco de Embreagem
Velas e cabos NGK
Bomba d'agua
Válvula termostatica,
Radiador, Fluido
retentores, correias
TBi e Distribuidor completo com peças delphi
bobina ignição delphi
Óleo havoline 20w50
Filtro de oleo, ar, combustivel..
bateria nova.
enfim, foi uma manutensão bem grande durante o ano, pois não queria mais dor de cabeça do dia dia e na viagem de férias...
foi oque aconteceu, nas ferias só alegria, sem problemas.. "carro redondinho"
Em março tive uma ingrata surpresa... ao levar a patroa pro trabalho, escutei um "estalo" no motor... e simplesmente o carro perder potencia, e uma cortina de fumaça branca azulada pelo retrovisor, e desanimei ao ver aquilo..
chegando em casa(o carro aguentou o dia pelo menos..kkkk) abri a tampa do filtro de ar, e tudo lambusado de oleo e a tbi toda suja de oleo tbm..
veio na cabeça, que rompeu os aneis, e subiu oleo todo pra cima..e td mais de problemas...
levei no mecanico, falou que deveria fazer uma retifica no motor, o custo seria a "ninharia" de 5k pra deixar "filé" na linguagem dele...
pulei fora e entrei em contato com alguns amigos, e comprei este "trem" ae..

ImagemIMG_20150730_165021458 by narohito guimaraes, no Flickr

ImagemIMG_20150730_165122783 by narohito guimaraes, no Flickr

ImagemIMG_20150730_165037279 by narohito guimaraes, no Flickr

ImagemIMG_20150730_165100561 by narohito guimaraes, no Flickr

ImagemIMG_20150730_165141832 by narohito guimaraes, no Flickr

ImagemIMG_20150730_165229970 by narohito guimaraes, no Flickr

ImagemIMG_20150730_165304163 by narohito guimaraes, no Flickr

O doador era um astra 2011 que levou uma pancada destruidora na traseira... no painel constava pouco mais de 30mil km... funcionava direitinho no carro ainda no teste antes de sair do carro...

Minha ideia é usar o motor completo, com a injeção efi do monza mesmo nele, pois preciso do carro rodando o mais rápido possível...
pois ja estou sem carro desde março... e só agora que achei um mecanico competente, monzeiro, que vai realizar o transplante de coração...

umas duvidas...
O castelo posso usar neste cabeçote com o comando roletado, pois vendo em alguns posts, diz que tem jeito sem problemas...
O motor ao chegar em casa, veio sem as polias, sensor de velocidade, cremalheira, bomba d'agua.. enfim..
uma duvida que tenho é a seguinte.. posso usar todas do monza nele.. certo? ou terei de comprar as polias, bombas d'agua, cremalheira do astra??

Oque devo ter atenção ao instalar este motor no carro??

*comprei o sensor da roda fonica para tampar o local do mesmo.. um carter novo, pois o do monza constatei que estava ruim tbm...
comprei uma embreagem do distribuidor lucas, que vão nos corsas efi, para ser instalada no distribuidor do monza..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -lucas-_JM

Grato pela atenção de todos!!
Naro Guimarães/b]
_______________________________________
Monza GLS 95 Vermelho Goya - N20XF 2.0 Bosch Motronic 1.5.4 - MPFI Álcool
Colombo - PR
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Opa, show mesmo Naro !!

Como ja disse, tem que fazer um novo furo na " embreagem " seistema lucas a 45º e usar oleo 5w30 , c tiver mais coisas vou lembrando com o tempo

Imagem
CREDITOS AO LEOCASTRO.

Sensato a remoçao da tampa de comando de valvulas para observar como esta o conjunto do LFVT ...
Pretende abrir o motor inteiro para verificaçao ?

A gaiola é compativel sim , use todos acessorios originais do seu antigo motor (polias etc)

Vc ja adiquiriu o sensor da roda fonica, entao nao tem que c preocupar com um " tampao " para aquele lugar.

Ja observei que seu motor veio sem o sensor de posiçao de comando de valvulas, que pelo caso vc nao vai precisar no momento, mas vai ter que " desemvolver" uma tampa para o local ou um sensor para o local, a tampa nao vai ser mto facil, afinal tem apenas um furo para parafuso, talvez teria que fazer um outro furo :? , .
Eu tenho este Sensor na gaiola e nao vou usar,(minha gaiola com tampa esta guardada, usei tudo original do 89) c tiver interesse te disponibilizo por preço de irmão (contate por MP) .

Imagem

" Talvez " , haja a necessidade de um ajuste fino na sua ie original depois de montado, ele vai ter uma pequena diferença de taxa em relaçao a um " alcool original " porem acredito que minima, facilmente corrigível com um ajuste de ponto.

Seu carro ja tem o cambio f18 ou o f16 mais moderno, vai ficar bom.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Naro-Hito
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 182
Registrado em: 03 Nov 2008, 02:03
Cidade: Colombo
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Naro-Hito »

Opa DÉCO... Valeu!
Estou na luta pra resolver isso de forma adequada e satisfatória...estou confiante...
DÉCO escreveu:.
Opa, show mesmo Naro !!

Como ja disse, tem que fazer um novo furo na " embreagem " seistema lucas a 45º e usar oleo 5w30 , c tiver mais coisas vou lembrando com o tempo

Imagem
CREDITOS AO LEOCASTRO.
Legal!! Vou realizar a modificação nesta peça para instalação no distribuidor... Não sabia deste detalhe, como era realizado, agora ficou mais simples... E obrigado ao leocastro tbm por desenvolver a ideia...
DÉCO escreveu:.
Sensato a remoçao da tampa de comando de valvulas para observar como esta o conjunto do LFVT ...
Pretende abrir o motor inteiro para verificaçao ?
Pretendo usar o motor completo, colocando apenas o castelo e os acessórios do motor antigo, visto que sao novos e trocados a pouco tempo...
DÉCO escreveu:.
Ja observei que seu motor veio sem o sensor de posiçao de comando de valvulas, que pelo caso vc nao vai precisar no momento, mas vai ter que " desemvolver" uma tampa para o local ou um sensor para o local, a tampa nao vai ser mto facil, afinal tem apenas um furo para parafuso, talvez teria que fazer um outro furo :? , .
Eu tenho este Sensor na gaiola e nao vou usar,(minha gaiola com tampa esta guardada, usei tudo original do 89) c tiver interesse te disponibilizo por preço de irmão .

Imagem
Opa... Com certeza tenho interesse sim... Podemos conversar sobre isso por MP....
DÉCO escreveu:.
Seu carro ja tem o cambio f18 ou o f16 mais moderno, vai ficar bom.
Meu monza tem o f18... Será que num ficará curta as relações das marchas??
Naro Guimarães/b]
_______________________________________
Monza GLS 95 Vermelho Goya - N20XF 2.0 Bosch Motronic 1.5.4 - MPFI Álcool
Colombo - PR
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por coy »

Vc pode usar tudo de seu Monza sim, mas tem um tampão que vai ter de providenciar pois a vareta de óleo fica em posições diferentes no Monza e no astra. Tem este desenho do tampão no meu tópico de troca de motor com todas as medidas ( crédito ao Rafaelo)
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

algumas coisa ja respondi em outras ocasioes.

não tem misterio algum nisso!

tira um motor e poem outro, liga os fio e volte a ter o motor de sempre porem melhorado, o N20XF é superior ao EFI
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

fiquei curioso do preço que possa ter pago nesse motor flex do jeito que tá, se quizer por mp responder fique avontade

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Naro-Hito
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 182
Registrado em: 03 Nov 2008, 02:03
Cidade: Colombo
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Naro-Hito »

dutra s a escreveu:fiquei curioso do preço que possa ter pago nesse motor flex do jeito que tá, se quizer por mp responder fique avontade

abs estamos ai
tranquilo... como o dono é conhecido da familia a bom tempo... o preço do motor ficou em 2k... pago em 4x... :smt023
Naro Guimarães/b]
_______________________________________
Monza GLS 95 Vermelho Goya - N20XF 2.0 Bosch Motronic 1.5.4 - MPFI Álcool
Colombo - PR
Naro-Hito
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 182
Registrado em: 03 Nov 2008, 02:03
Cidade: Colombo
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Naro-Hito »

ontem fui buscar o tampão usinado... oque pensei que seria o mais chato de alguem fazer, por ser peça unica e material nobre.. foi o mais rapido e facil...
a tornearia que julgava não fazer o trabalho, aceitou de pronto e ficou este resultado....

ImagemIMG_20150819_174458 by narohito guimaraes, no Flickr

Agradeço ao Rafaelo, que pacientemente, retirou minhas duvidas, enviou o desenho do tampão... O trabalho que ele vem realizando no Monza dele, e outros que já realizaram aqui no fórum, foi o motivador de tal projeto...

em tempo,
o barão vermelho, depois de estar parado desde abril, voltou a rodar... mas de guincho, mas o caminho desta vez foi agradavel.. sentido ao mecanico para realizar o transplante...
o bom que é um serviço de monzeiro, criterioso...
Editado pela última vez por Naro-Hito em 20 Ago 2015, 08:55, em um total de 1 vez.
Naro Guimarães/b]
_______________________________________
Monza GLS 95 Vermelho Goya - N20XF 2.0 Bosch Motronic 1.5.4 - MPFI Álcool
Colombo - PR
Responder