Mecanica 2.0 16v N/A

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por Rafaelo »

pneu que patina é desperdício de pneu, combustivel e energia. negocio é tracionar, senao tracionar nao serve pra nada(investimento).

que uma dica? abandone o sistema 16V (carter,defletor,pescador,ponte,balanceador) é caro, nao vai achar todas as peças, e so vai te encomodar. faça o mais simples como é os 8V. eu vou te passar o meu N20XF que é completo e original. veja como é simples

apenas use o defletor do N20XF e o pescador e o carter aluminio, vareta de oleo, junta carter.
Imagem
Imagem
Imagem

todas essas peças sao baratas e facil de achar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, entendo sua posição e respeito muito também seu conhecimento técnico.

Mas acho que o motor 16V mesmo "roubando" mais potência do motor que um 8V comum seja melhor pro caso dele pois, ele vai montar o carro pra pista praticamente, não é carro de uso diário, veja que nem bancos originais o carro terá, no máximo o do passagueiro, o resto nenhum acabamento terá...

Pensando por esse lado, acho que os benefícios que ele terá com esse "motor multi-válvulas" em altos giros valha a pena em detrimento de todo esse argumento técnico que você está usando pra ele montar o "roletado".

Veja bem, volto a falar, tu sabe que eu respeito muito tua opinião e conhecimento, e sabe também que seu eu pudesse eu taria de roletado no meu carro, só não estou porque realmente não encontrei nem pedaços dele aqui na cidade (fiquei quase 1 mês procurando), mas analise pelo seguinte pressuposto, o carro dele, no caso esse chevette, não será um carro igual o meu de uso diário em que, preciso de, o máximo de conforto, torque em baixa, máximo de economia possível de combustível, nem igual ao seu, customizado em cima de peças originais.

Esse chevette dele será praticamente um carro de pista, com alívio de peso e tudo mais, portanto os regimes de giro que esse carro irá andar serão MUITO além dos giros que um cidadão comum anda, mesmo aqueles que acham que dirigem esportivamente.
Pensando por esse lado que um carro em trackday anda com giro sempre no pico de potência o 16V sem sombra de dúvidas é a melhor escolha JUSTAMENTE por respirar MELHOR em altas rotações.

Bom acho que me fiz entender!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por 500EF »

Concordo.

E o próprio rafaelo tinha escrito em algum lugar aí para trás que se fosse para este objetivo, o 16v se sairia bem.

Tanto o motor quanto o restante do projeto tem sempre que ser adequado ao objetivo.

A única coisa que eu faria diferente, é que eu partiria para uma preparação turbo neste carro. Mas mesmo aspirado, ele já deve ficar bem legal. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por Rafaelo »

voces nao sabem ler nao? voces sempre interpretam errado as coisa que falo...

que uma dica? abandone o sistema 16V (carter,defletor,pescador,ponte,balanceador) é caro, nao vai achar todas as peças, e so vai te encomodar. faça o mais simples como é os 8V. eu vou te passar o meu N20XF que é completo e original. veja como é simples

apenas use o defletor do N20XF e o pescador e o carter aluminio, vareta de oleo, junta carter.

não falei pra ele desistir do 16v, so pra desistir do sistema de baixo do 16v. que repito, é caro, nao vai achar facil, e é cheio de porcaria ponte disse, carter divido ao meio(2 peças), arvore balanceadora e esses treco todo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por vrsilva »

Agora entendemos direito Rafaelo... kkkkkk!!!

Mals aew!!

Mas cara, essa parte debaixo não é tipo "necessário" por conta do sistema superior? Principalmente essa arvore balanceadora? Pergunto como leigo mesmo tentando analisar a coisa...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Mas cara, essa parte debaixo não é tipo "necessário" por conta do sistema superior? Principalmente essa arvore balanceadora? Pergunto como leigo mesmo tentando analisar a coisa...
nunca foi, eles inventaram isso pra tentar "remover" a pessima R/L que esse motor tinha 2.4 16v e acho que tb saiu nos 2.2 16V(nao tenho certeza). é um peso a mais no sistema alem dos 16V de praxe.

no caso dele é um motor "N20XF" pela metade. ou seja um 2.0

entao nao precisa disso, e tao pouco ele precisa de sensor de oleo(carter dividido em duas partes)

por isso que falei, coloque o sistema 8V carter que é mais pratico e funcional. alias, ficaria mais completo o "N20XF" dele
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por 500EF »

Eu já tinha entendido que agora estava falando só da parte de baixo da parte de baixo... rsrsrs :D

Só reforcei que na outra discussão que tivemos sobre 8v vs 16v, já tínhamos concordado que dependendo do projeto, o 16v poderia ser viável.

E os 2.2 16v também tinham a árvore de balanceamento. A função é neutralizar vibrações, às custas de aumentar o peso das partes móveis (inércia).

No 2.0 também acho desnecessário. Ele não vibra nem lá perto dos 7k. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Mecanica 2.0 16v N/A

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:E os 2.2 16v também tinham a árvore de balanceamento. A função é neutralizar vibrações, às custas de aumentar o peso das partes móveis (inércia).
suspeitei desde o principio!
é vai demorar mais pra responder com isso. tira de um lado e poem de outro, nao tem volta quando é concepção errada.
500EF escreveu:No 2.0 também acho desnecessário. Ele não vibra nem lá perto dos 7k. ;)
eu que diga, esse N20XF gira ate mais rapido que um 1.0 e mal encosta no pedal pra isso. nunca imaginei que seria tao suave um funcionamento de um motor. e mesmo em cima do cavalete o carro nem treme, é fantastico esse tipo de coisa. ainda mais sendo zero

diferente do omega 3.0 6cil demora muito tanto pra subir, como tb resposta. agora me imagino aquele motor de navio 4.1 com pistao que parecem panelas rsrsrs é bem pior.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder