Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
jolusiri
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 297
Registrado em: 17 Mai 2008, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Mensagem não lida por jolusiri »

Olá amigos!!!

Vou compartilhar com vcs o projeto que tenho para o meu Monza Classic SE 1989.

Pretendo atualizar o sistema para injeção eletrônica programável, que será uma Megasquirt 2 V3, assim como alguns de nossos amigos aqui do fórum lc_ss e Rafaelo, os quais têm me ajudado muito virtualmente, pois aqui tenho sido considerado louco :smt101

A vítima

Imagem

Imagem

Imagem

Uma foto do "antes" de recordação

Imagem

Peças já adquiridas:

-Tanque do Monza EFI

Imagem

-Suporte da bomba de combustível e filtro

Imagem

-Cabeçote LFVT completo

Imagem

-Sofreu a primeira retífica

Imagem

-Coletor de admissão e flauta

Imagem

-Corpo de borboleta do Astra 1995

Imagem

-Coletor de escape 4x1 com rosca para sonda lâmbda, ainda sem a flange

Imagem

-Como o motor e cabeçote atuais necessitam de retífica, adquiri um motor parcial FGP 2.0 gasolina

Imagem

-Injeção programável Megasquirt 2 V3

Imagem

Imagem

Imagem



-Alguns sensores novos e usados

Imagem

to be continued... kkk
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Mensagem não lida por Rafaelo »

que lindo conjunto esse, parabéns Jonatas, respeito mesmo. o bom que tu foi pro lado correto, comprou tudo pra evitar adaptaçao, peças que vao evitar qualquer problema na instalaçao. certamente quando bem programado, montado, configurado vai ter um motor de otima eficiente, potencia, economia, etc.

sei que o custo foi bem alto ate agora, mas vai precisar do essencial que é sonda wideband. sem ela é impossível deixar o motor programado com exatidão na queima em cada area de funcionamento do mesmo.

consegue me passar alguns dados? sempre quis saber qual o volume do pistao em PMS, sabe como mede? gira o virabrequim e coloque em PMS, coloca uma chapa de vidro untado de graxa na face do bloco e gruda a chapa de vidro em um dos pistoes em PMS e com uma injeção coloque oleo numa fresta e veja quantos ML entrou. e depois meça a altura da meia lua do cabeçote pra gente saber a tua taxa atual, e quando ml tem o pistao 2.0 injetado. se possível claro... isso vai ajudar bastante tanto o teu projeto como outros que usam o mesmo bloco como EFI.

tambem ta faltando a unica adaptaçao do projeto que é a valvula ISV. fotos da adaptaçao
Imagem
Imagem
Imagem

o suporte do cabo acelerador do N20XF nao tenho em estoque, quem eu vendi e talvez nao vai usar é um amigo aqui do forum que deve ta vendendo ele. ele comprou e logo quis por um 16V C20XE hehehe talvez ele te venda.


pena que tu ja aplainou o cabeçote senao recomendaria deixar uma taxa flex 11:1, assim tu poderia escolher na MS 2 tipos de combustivel quando quiser andar com um ou com outro no tanque sem perder a eficiência.


ah, agora tu vai aprender engenharia mecanica na marra, alem de ganhar um belo motor injetado, tb ganharas conhecimento tecnico que nao se encontra em qualquer lugar :smt023

obs: essa ECU era do luiz? nao lembro desse case dele, sempre vi desmontada.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 179
Registrado em: 18 Dez 2008, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Mensagem não lida por lc_ss »

Essa mesma Rafaelo, só fiz pintar o case e colocar esse adesivo em cima. Jônatas, parabéns pelo projeto! Vai ficar show!
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Mensagem não lida por Rafaelo »

legal, como nunca tinha visto ela montada nao sabia.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jolusiri
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 297
Registrado em: 17 Mai 2008, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Mensagem não lida por jolusiri »

Oi Rafaelo! Ainda estou comprando os componentes, claro que a wideband está na lista, assim como vc o Luis também me recomendou o uso desta sonda. Também tenho que trocar outras peças importantes como radiador e embreagem, provavelmente terei que fazer uma retífica no volante do motor também que deve estar gasto, pois nunca foi trocada a embreagem desde que o carro está comigo (1999).

Quanto a medida do volume do cilindro vou demorar um pouco porque estou passando por uma pequena obra aqui em casa e estou sem espaço pra dar continuidade no projeto, está tudo guardado :( enquanto isso corro atrás do que está faltando, o bendito suporte do alternador é uma das peças que me falta, no desmanche aqui do lado de casa está para chegar uma zafira, vou esperar pra ver o que posso aproveitar dela.
Também não tenho nenhuma das mangueiras do coletor, respiro, etc, espero encontrar na GM :smt010

A adaptação no coletor de admissão já foi feita, já esta pronto para receber a válvula :smt023

Meu padrasto está mais ansioso que eu pra montar tudo :smt005
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

acompanhando amigo e torçendo pelo seu projeto.

sei monza vai ficar top de linha :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Mensagem não lida por Rafaelo »

entendi, claro, sem presa, faça no momento que tiver condições até pq é so curiosidade mesmo.

vai por alternador do monza mesmo correto?

quanto a valvula ISV tente achar a mangueira original dela, aquele joelhinho que mostro na minha imagem acima. ela tem um redutor de entrada, sem ela nao da pra por correndo risco de nao vedar ou de nao segurar a valvula.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE 1989 com Megasquit

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

Cara que legal, outro empolgado aqui para ver o resultado,
so por curiosidade ja foi quanto nesse projeto ?
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
Responder