Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapida)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapida)

Mensagem não lida por Rafaelo »

pessoal, como alguns ja sabem estou com o motor montado de forma original sem adaptaçoes entre Motor <-> ECU, fixação, peças, etc a pelo menos 1 mes que venho fazendo todo o processo de cadastramento original do N20XF em minha ECU(MS2 extracod original usa), ja esta praticamente tudo finalizado em alguns setores. como aceleraçao rapida quente,rampa descida rpm, mapa rpm alvo, mapa fase aquecimento, fase aquecido, mapa combustivel, mapa igniçao, mapa sonda wideband, arranque em todas as temperatura, injetor frio <20°,etc ainda mais outros setores da ECU com o "motor estatico" sao muitas funções a serem programadas pra usar como original de fabrica ate pq estou usando dados tecnico desse motor original de fabrica e alguns otimizados que tenho hehehe.


dados motor:
oleo: 5W30 sintetico castrol
combustivel: E100
sistema escape: inox 304 4.1 curto sem restriçao(direto provisorio)
sistema monitoramento queima: wideband bosch + ODG condicionador
gerenciamento unico: ECU MegaSquirt MS2 extracod original USA - perfil de instalaçao original GM(sem adaptaçao) sensores/periféricos/bloco,etc
sistema filtragem: CAI 2.5" alto fluxo
cabeçote: dutos polidos e taxa original 11.5:1
TB: corpo acelerador mecanica 2.5" original GM sem adaptaçao pra monza.

retirei o texto que postei no video.
Parte da programação da ECU: Aceleração Rápida com motor.

teste de aceleração rápida com motor quente 80°C, o motor ja esta operando em closedloop na parte da mistura com ele quente + 76°C, a sonda agora é uma Wideband(sonda lambda banda larga) e ODG(condicionador de sinal). sistema de admissão CAI 2.5" sem restrição - dutos cabeçote ADM-ESC polidos - coletor 4.1 direto curto 304 polido. esse sistema visa a alta velocidade da admissão e queima. isso se mostra claramente no video. as passagem forem de apenas +- 350mseg muito rapido pra um motor 2.0 "quadrado" como o familia 2 de 1 TB. e tem passagem de 0.250ms hehehe quando cai o giro e sobe novamente, ah nao existe delay... TB mecanica tem essa maravilha. o unico delay é a "demora" que se abre o TP ate o ar ser sugado, o que é natural essa demora.

*rotação maxima atingida no teste: 5000 RPM
*TPS máxima atingida no teste: 72%
*Carga máxima atingida no teste: 96.5kpa @ 3933 RPM
*DC(duty cycle) do injetor, maxima atingida no teste: 96% de tempo em aberto @ 3933 RPM
*Fator Lambda : 0.850 @ 3933rpm- dc96% - 96.5kpa(alta carga) - pressao combustivel 3.5 bar
*combustível E100
*temperatura agua 80°C

o motor esta muito bem afinado, tanto na rapida como na lenta com ele quente e frio, a sonda wideband é um sensor de banda larga onde a precisão é muito ampla(255 valores variados), é como um analisador de gases. a potencia teorica estimada com base nos valores do LOG esta com 170cv teóricos ou seja os injetores entraram em saturaçao, ou vao passar no momento que atingir a rotaçao de pico de potencia a 5600 rpm e 97kpa e 0.85 lambda... por um lado é bom pq isso mostra que o sistema ta muito forte, por outro lado é ruim pq preciso trocar os injetores como eu ja a via visto antes mesmo de ligar o motor, ja sabia dessa possibilidade devido oque eu projetei.

sem log.



obs: tem o mesmo video com o log incorporado, assim fica facil visualizar o log sincronizado ao som e a realidade.


imagens do Log, os numeros estao ae.
Imagem
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapi

Mensagem não lida por WALDSR »

Só para confirmar.
No teste estava usando álcool combustível?
Bonito coletor inox, bem trabalhado e o som do escape na tocada tá bem agardável.
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapi

Mensagem não lida por rafael_club »

show d+ motor lindo não tem um grão de poeira ae velho! aceleração super rapida faz um 0 a 100 dps?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapi

Mensagem não lida por Rafaelo »

WALDSR escreveu:Só para confirmar.
No teste estava usando álcool combustível?
Bonito coletor inox, bem trabalhado e o som do escape na tocada tá bem agardável.
sim, E100 alcool puro sem mistura. todo o processo de programaçao e funcionabilidade esta baseado em E100 agora. depois que montar o arquivo E100 e finalizar o ajuste fino, faço o arquivo gasolina, assim vou ter 2 arquivo pro modo flex original dele. optando quando quiser a troca ja que a ECU estará prepara pra atender os 2 sem nenhuma modificação mecanica.

vlw, o coletor é apenas uma parte do sistema, eu projetei e fiz ele e as outras peças montado em software e CNC de produçao em 100% 304 vai ate a saida todo em 2" inox polido, suportes, flexivel, juntas tudo em inox etc, é de uso original ou seja o sistema é montavel e desmontavel pra monzas hatch com carter de aluminio como o meu, utilizei a engenharia original do monza pra isso, manutenção original sem adaptaçao. no momento esta reto sem silenciosos que esses serao colocados em breve, falta o catalisador tb. essas peças sao muito caras e tem que se colocado aos poucos rsrsrs

pessoalmente ta bem mais legal, a pressao sonora que sai é muito boa porem nao da pra sair na rua assim, o giro depois que o motor encheu é so um toque e pula la pra cima a rpm, se perceber nas ultimas tocadas foram mais alta e rapidas, dae é onde faz toda a diferença do sistema de alta vazao que começa la pelo filtro - cabeçote - escape... sem contar o sistema roletado com oleo super fino que ajuda muito, valeu todo o investimento e projeto. sem contar que o motor ainda ta duro pq é zero.
rafael_club escreveu:show d+ motor lindo não tem um grão de poeira ae velho! aceleração super rapida faz um 0 a 100 dps?
pois é rafael, esta tudo novo o cofre, e sou bem chato pra limpeza, isso que so foi ate 5000, nao quis ir mais pq ainda ta em estudo e acerto e o motor é novo, entao vou me limitar a isso. so que nao tenho injetor pra isso. ficou pequeno 30 lbs/h original amarelinho bosch flex a 3.5bar pra esse motor hehehe ta pedindo mais boia. ja ta dando "batente" sem nem ter chegado a 6000 rpm com carga total constante.

0-100 vai demora bastante tempo ainda. falta caixa,rodas,suspensão dianteira. tem que ir aos pouco preciso terminar o escape, depois vem a caixa e por ae vai.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapi

Mensagem não lida por Rafaelo »

sistema de escapamento que eu avia comentado.

como disse antes, fiz todo ele em inox 304(nao enferruja), sistema modular, aplicação e peças original, flanges feita no CNC 9.5mm, dutos de 1.5mm parede polidos. o 4.1 é do tipo curto, a junção é bem antes, isso faz com que os gases nao esfriem e tao pouco percam arrastro de fluxo(nao compromete o torque). esse tipo de sistema é muito usado nos carros de fabrica hoje em dia. demoraram pra esses eng se tocaram :D isso ja se fazia a pelo menos 30 anos atras srsrsrsrs.

Imagem
Imagem
Imagem

coletor 4X1 + downpipe modular.
Imagem

sonda bosch wideband lambda - sonda banda larga no monitoramento dos gases 100% de precisao - com esse sistema em inox a sonda nao estraga por contaminantes e o calor que fica estocado la dentro aumenta muito a precisão e a vida util da mesma. :smt023
Imagem

main pipe, utilizando o perfil original, apos a flange ficará o catalisador.
Imagem

main pipe.
Imagem

ponteira final ja desenhada e instalada, so a espera so silencioso específico.
Imagem

curva do eixo e suporte, modelo original.
Imagem
Imagem

vai uma abraçadeira especial de escapamento em inox 304 importada, esse era so um teste de fixação. a unição do silencioso ponteira e o restante é feito por encaixe como o original monza. ah se alguem tem interesse fabrico e projeto escapamentos especiais pra monza, pra monza hatch é sem adaptaçao, e pra monzas sedan é com adaptação ja que nao tenho um modelo aqui na garagem hehe.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapi

Mensagem não lida por rafael_club »

rafaelo vc poderia min informar se o monza tem caixa pra 220 ou até 240?.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapi

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao sei cara hehehe acho que nao...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jma77
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Dez 2009, 17:31
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Hatch Custom N20XF MegaSquirt MS2 (aceleração rapi

Mensagem não lida por jma77 »

Cara, que serviço mais bem feito, ficou excelente, este escape ficou sensacional e fora o trabalho na troca da injeção.

Todo bom projeto por mais que dificultoso começa por uma boa elaboração e muito estudo, muito mesmo.

Cara, seus tópicos tem sido de grande valia para mim, quando você posta tenho um respeito muito grande por suas considerações, digo isto não para puxar o saco ou coisa assim, é para mostrar para você que tem a admiração de varios aqui.

Grande abraço e continue postando hein ???

João
Responder