quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

vrsilva escreveu:O meu cabeçote já voltou da retifica, só foi feito limpeza... Devem ter tirado nem 0,5mm...
0,5? Numa retífica tiram mt pouco, talvez 0,1mm, vulgarmente falam que tiram um fio de cabelo.... como vc disse é só uma limpeza. Pra tirar 0,5mm, tem que tá mt empenado....
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

luiz sle escreveu:Em média, quanto custa um cebeçote desses num desmanche? Uns R$150,00?
Cara, faz isso no teu mesmo. Compensa muito mais.... Se quiser, compra um cabeçote novo e guarda, pra caso um dia queira voltar ao original. Complicado comprar esses cabeçotes usados, se vier com trinca, já era. Um novo vc deve achar por uns 500~600. Paguei 550 no meu, 0km...

Veja bem, vc compra um cabeçote desses por 150 no FV, gasta 300 de retífica, sai quase o preço de um novo. Se vc comprar um numa retífica, nem sempre vão te dar garantia... se der pau, vc fica no prejuízo, pq vão dizer que foi erro de montagem, carro mal usado, etc.... Não vale a pena.... Só vale a pena, se vc comprar de uma pessoa realmente de confiança.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Diego, mas o caso do Luis é que o cabeçote do carburado parece ser diferente dos injetados...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Diego Paiva escreveu:
luiz sle escreveu:Em média, quanto custa um cebeçote desses num desmanche? Uns R$150,00?
Cara, faz isso no teu mesmo. Compensa muito mais.... Se quiser, compra um cabeçote novo e guarda, pra caso um dia queira voltar ao original. Complicado comprar esses cabeçotes usados, se vier com trinca, já era. Um novo vc deve achar por uns 500~600. Paguei 550 no meu, 0km...

Veja bem, vc compra um cabeçote desses por 150 no FV, gasta 300 de retífica, sai quase o preço de um novo. Se vc comprar um numa retífica, nem sempre vão te dar garantia... se der pau, vc fica no prejuízo, pq vão dizer que foi erro de montagem, carro mal usado, etc.... Não vale a pena.... Só vale a pena, se vc comprar de uma pessoa realmente de confiança.
Minha idéia era levar na retifica de cabeçote e fazer teste de trinca lá, depois pagava.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Luiz... melhor vc fazer isso no seu mesmo. Se o seu tiver com tudo em ordem, melhor fazer nele. Vai ser pouco provável que vc queira tirar esse cabeçote do carro. E se precisar de um cabeçote novo, acredito que esses cabeçotes serão facilmente encontrados por vários anos! =)
vrsilva escreveu:Diego, mas o caso do Luis é que o cabeçote do carburado parece ser diferente dos injetados...
"Diferente"... pq a câmara de combustão do cabeçote dos carburado é em formato de coração.... é conhecido assim no meio dos mecânicos. Mas nada impede de colocar o cabeçote dos mais novos, o que vai acontecer é um pequeno acréscimo na taxa de compressão.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Diego Paiva escreveu:"Diferente"... pq a câmara de combustão do cabeçote dos carburado é em formato de coração.... é conhecido assim no meio dos mecânicos. Mas nada impede de colocar o cabeçote dos mais novos, o que vai acontecer é um pequeno acréscimo na taxa de compressão.
Diego, ele teria que adaptar o coletor ja que é diferente o formato oval e redondo e tambem a distribuiçao dos entre furos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Diego Paiva escreveu:Luiz... melhor vc fazer isso no seu mesmo. Se o seu tiver com tudo em ordem, melhor fazer nele. Vai ser pouco provável que vc queira tirar esse cabeçote do carro. E se precisar de um cabeçote novo, acredito que esses cabeçotes serão facilmente encontrados por vários anos! =)
vrsilva escreveu:Diego, mas o caso do Luis é que o cabeçote do carburado parece ser diferente dos injetados...
"Diferente"... pq a câmara de combustão do cabeçote dos carburado é em formato de coração.... é conhecido assim no meio dos mecânicos. Mas nada impede de colocar o cabeçote dos mais novos, o que vai acontecer é um pequeno acréscimo na taxa de compressão.
Eu tenho é dó de estragar um cabeçote STD, como eu acredito que seja. Mas depois que eu retirar ele e já tiver um passe grande de outras retificas, vai ele mesmo.

Meu medo é a quebra, mas vou fazer com muito cuidado, nada vai dar errado. Espero que fique bem espertinho, com esse trabalho no cabeçote, comando e 4x1 espero conseguir chegar nos 130cv pelo menos.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Olha se o cabeçote tem 1,5mm de margem para retífica pelo menos nesses 1,5mm não bate nada, já que é a margem que a engenharia projetou para serviços de retífica, agora se passar disso, aí que eu queria saber...

Seria interessante um motor com o cabeçote só colocado em cima sem junta, e pelo orifício de uma válvula colocar uma haste até ela encostar no lóbulo de um pistão que esteja em APMS (de motor álcool) e prender essa haste nessa posição e tirar o cabeçote para "ver" até onde o lóbulo entra no cabeçote... Assim daria pra medir até quanto é possível tirar de material do cabeçote... Acho que seria o estudo mais preciso neste caso.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder