quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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500EF
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

500EF escreveu: Da para calcular por diferença, usando os dados de fabrica num motor Std para um a álcool e para um a gasolina.

Como os cabeçotes são iguais e eu acredito que a altura da junta esmagada também seja, a diferença do volume calculado para as duas câmaras vai ser a diferença da cava para a bolha.

Só que agora acossei pelo iPad e é ruim demais de tentar fazer isso por ele.

Se alguém quiser tentar pesquisar, tem estas contas nos meus tópicos espalhados pelo fórum. Aí é só comparar os volumes de câmara dos dois motores.
Só para não deixar em aberto, aqui vão alguns números que podem ajudar (tentei fazer bem passo-a-passo para ficar mais fácil de entenderem as contas):

Volume do cilindro = ((TT x D2) / 4 ) x h.
(( 3,1416 x 86 x 86 ) / 4 ) x 86 = 499558,3824 = 499,56ml

Volume da câmara = X

Dados do 2.0 à gasolina EFI: Taxa STD = 9,2:1
(499,56+X)/X = 9,2
499,56+X=9,2X
499,56=9,2X-X
499,56=8,2X
X=60,92ml

Dados do 2.0 à álcool: Taxa STD = 12:1
(499,56+X)/X = 12
499,56+X=12X
499,56=12X-X
499,56=11X
X=45,41ml

Obs: Eu considero como câmara tudo que sobra de espaço quando o pistão está em cima, com as válvulas fechadas (cava / bolha do pistão, junta, ponta da vela, etc).

Portanto, considerando que juntas, cabeçote, válvulas são iguais nos dois motores, mudando somente o formato da cabeça dos pistões, a diferença em ml da câmara de um motor 2.0 STD à gasolina para um 2.0 STD à álcool é de 60,92-45,41 = 15,51ml.
Eduardo Rettore
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Eu acho que o motor a álcool vai começar a ter problemas com rebaixamento, quando este passar do limite estipulado pela fábrica, ou seja, se o cabeçote tem 1,5mm de margem pra retíficas, acho que o motor a álcool vai ter problemas se o rebaixamento passar desses 1,5mm...

Posso estar enganado, mas acho o raciocínio mais lógico.

E é como o Rafaelo disse, se um tucho por um acaso começar a ter problemas e o cabeçote for rebaixado ao extremo, qualquer variação no tucho, já irá bater a válvula no pistão...

Nas minhas fotos não dá pra ver o tamanho do lóbulo pois está com óleo nas cabeças dos pistões... Mas é bem avantajadinho até...
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é, o problema é a valvula admissao colidir com o domo em uma enventual baixa pressao(valvula preguiçosa) dae colidir ou pq retirarem material demais. mesmo a valvula de admissao tem a area de acomodaçao do domo. aquele concavo nao é atoa.

de qualquer forma uma medição fisica é obrigatorio. a parte de calculo o Eduardo ja explicou, mais nao basta. vamos supor que queira uma taxa de 14:1 foi averiguado que precisa tirar 1.5mm. dae eu pergunto será que tirando 1.5mm nao vai colidir? por isso que tem que ficar esperto.

intendam como valvula preguiçosa aquela que sai de sincronia com o comandoXpistao o certo nesse caso seria tucho mecanico. isso evitaria essa possivel falha.
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500EF
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

Se não me engano, no kadett gsi do ze_bob foram usados pistoes do a alcool + rebaixo grande no cabeçote.

E como a injeção dele tem KS, com certeza foram mantidos os tuchos hidráulicos.
Eduardo Rettore
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

qual o valor do rebaixo? seria bom ter esse valor pra ajudar. a questao do tucho mecanico é pra evitar isso que falei das valvula murcharem e "sair de sincronia" com a parte de baixo... isso pode acontecer descarregamento alta rpm prolongado, ou baixa pressao de oleo. oque pode acontecer é a velocidade do abrimento e fechamento da valvula ser mais lento e acontecer isso. mais isso só acontece se tirar mais que o recomendavel.

um geito simples de medir isso na pratica é tirar a gaiola com os tuchos todos carregados, monta a gaiola em uma mesa, apertar com morças a gaoila contra o cabeçote. e acionar a valvula medindo sua extençao total.

depois o PMS do bloco e fazer as contas.

isso pode acontecer com comandos de maior levante. eu sempre recomendo que rebaixem a cabeça da valvula. em um a cabeçote que preparei e esta com o Luiz Carlos fiz isso, da margem pra fazer muita coisa. -1mm em cada valvula.
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luiz sle
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

500EF escreveu:
500EF escreveu: Da para calcular por diferença, usando os dados de fabrica num motor Std para um a álcool e para um a gasolina.

Como os cabeçotes são iguais e eu acredito que a altura da junta esmagada também seja, a diferença do volume calculado para as duas câmaras vai ser a diferença da cava para a bolha.

Só que agora acossei pelo iPad e é ruim demais de tentar fazer isso por ele.

Se alguém quiser tentar pesquisar, tem estas contas nos meus tópicos espalhados pelo fórum. Aí é só comparar os volumes de câmara dos dois motores.
Só para não deixar em aberto, aqui vão alguns números que podem ajudar (tentei fazer bem passo-a-passo para ficar mais fácil de entenderem as contas):

Volume do cilindro = ((TT x D2) / 4 ) x h.
(( 3,1416 x 86 x 86 ) / 4 ) x 86 = 499558,3824 = 499,56ml

Volume da câmara = X

Dados do 2.0 à gasolina EFI: Taxa STD = 9,2:1
(499,56+X)/X = 9,2
499,56+X=9,2X
499,56=9,2X-X
499,56=8,2X
X=60,92ml

Dados do 2.0 à álcool: Taxa STD = 12:1
(499,56+X)/X = 12
499,56+X=12X
499,56=12X-X
499,56=11X
X=45,41ml

Obs: Eu considero como câmara tudo que sobra de espaço quando o pistão está em cima, com as válvulas fechadas (cava / bolha do pistão, junta, ponta da vela, etc).

Portanto, considerando que juntas, cabeçote, válvulas são iguais nos dois motores, mudando somente o formato da cabeça dos pistões, a diferença em ml da câmara de um motor 2.0 STD à gasolina para um 2.0 STD à álcool é de 60,92-45,41 = 15,51ml.
Perfeito, Eduardo! Muito obrigado. Será que apenas aquela bolha diminui 15 ml da câmara? Bastante coisa.

Bom, vendo pelo lado de aumentar de mais a taxa e correr risco de ter uma válvula preguiçosa e acabar ficando na rua, prefiro não arriscar. Tiro até pouco antes da margem, mas vou tentar alcançar os 13.5:1.

Como eu poderia fazer o teste físico? Vi um vídeo uma vez, onde os caras colocaram uma camada bem fina de massinha nas válvulas e giraram uma volta o motor para o teste físico, é assim mesmo que se faz?

Abraço.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz, como o teu tem o domo e camara é super apertada, qualquer coisa que tirar ja vai aumentar muito a taxa. por exemplo 0.8mm deve aumentar bastante.

a tecnica da massa de criança é uma, tem a que te falei em tirar o cabeçote e medir o levante da valvula e medir o domo em PMS + junta esmagada valor. uma coisa que tu pode fazer é tirar o cabeçote, tirar a junta, montar o cabeçote e girar o motor pra ver se bate.

a junta esmagada senao me engano tem 1.3mm entao seriam -1.3mm possiveis entedeu? se bater valvula nao pode tirar isso, senao bater otimo. é facil ate. vale lembrar que precisa tar sincronizado e parafusos encostados nao com torqueados.

aquele domo é alto, motor alcool é unico que atropela valvula :smt023 flex,gasolina impossivel pode girar ambos livres fora se sincronia que nada acontece.
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500EF
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

luiz sle escreveu: Perfeito, Eduardo! Muito obrigado. Será que apenas aquela bolha diminui 15 ml da câmara? Bastante coisa.
Os à gasolina têm uma cava profunda. Os flex são retos. E os à alcool são retos e ainda têm uma bolha. Por isso a diferença.

Nunca medi para ver se a junta esmagada dos à álcool tem espessura diferente das dos à gasolina. Mas não creio.

Então a diferença calculada pelos dados de fábrica ficaria toda por conta do formato do pistão.
Bom, vendo pelo lado de aumentar de mais a taxa e correr risco de ter uma válvula preguiçosa e acabar ficando na rua, prefiro não arriscar. Tiro até pouco antes da margem, mas vou tentar alcançar os 13.5:1.
Eu faria assim: Primeiro tem que preencher completamente a câmara do cabeçote desmontado, numa bancada nivelada, com uma vela colocada no lugar e torqueada e válvulas fechadas com algum líquido (normalmente se usa um óleo fino para isso). Aí, como você já sabe quantos ml tem a câmara do motor STD, calcula quantos ml tem que tirar do cabeçote para a taxa pretendida e vai puxando com uma seringa. Quando atingir o valor calculado, mede com paquímetro quanto baixou.
Como eu poderia fazer o teste físico? Vi um vídeo uma vez, onde os caras colocaram uma camada bem fina de massinha nas válvulas e giraram uma volta o motor para o teste físico, é assim mesmo que se faz?

Abraço.
Isso funciona para ver se o pistão está atropelando as válvulas em condições normais. Mas dentro deste limite que estamos falando, eu não acredito que chegue nem perto delas... A menos que algo saia errado, como uma correia arrebentada, por exemplo. Mas se for ficar com muito medo, daqui a pouco vai é destaxar o motor... Acende uma vela aí e deixa o treco andar... kkkkkkkk
Eduardo Rettore
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