Só para não deixar em aberto, aqui vão alguns números que podem ajudar (tentei fazer bem passo-a-passo para ficar mais fácil de entenderem as contas):500EF escreveu: Da para calcular por diferença, usando os dados de fabrica num motor Std para um a álcool e para um a gasolina.
Como os cabeçotes são iguais e eu acredito que a altura da junta esmagada também seja, a diferença do volume calculado para as duas câmaras vai ser a diferença da cava para a bolha.
Só que agora acossei pelo iPad e é ruim demais de tentar fazer isso por ele.
Se alguém quiser tentar pesquisar, tem estas contas nos meus tópicos espalhados pelo fórum. Aí é só comparar os volumes de câmara dos dois motores.
Volume do cilindro = ((TT x D2) / 4 ) x h.
(( 3,1416 x 86 x 86 ) / 4 ) x 86 = 499558,3824 = 499,56ml
Volume da câmara = X
Dados do 2.0 à gasolina EFI: Taxa STD = 9,2:1
(499,56+X)/X = 9,2
499,56+X=9,2X
499,56=9,2X-X
499,56=8,2X
X=60,92ml
Dados do 2.0 à álcool: Taxa STD = 12:1
(499,56+X)/X = 12
499,56+X=12X
499,56=12X-X
499,56=11X
X=45,41ml
Obs: Eu considero como câmara tudo que sobra de espaço quando o pistão está em cima, com as válvulas fechadas (cava / bolha do pistão, junta, ponta da vela, etc).
Portanto, considerando que juntas, cabeçote, válvulas são iguais nos dois motores, mudando somente o formato da cabeça dos pistões, a diferença em ml da câmara de um motor 2.0 STD à gasolina para um 2.0 STD à álcool é de 60,92-45,41 = 15,51ml.