quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Legal agora entendi 100%...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Rafaelo escreveu:Luiz, como o teu tem o domo e camara é super apertada, qualquer coisa que tirar ja vai aumentar muito a taxa. por exemplo 0.8mm deve aumentar bastante.

a tecnica da massa de criança é uma, tem a que te falei em tirar o cabeçote e medir o levante da valvula e medir o domo em PMS + junta esmagada valor. uma coisa que tu pode fazer é tirar o cabeçote, tirar a junta, montar o cabeçote e girar o motor pra ver se bate.

a junta esmagada senao me engano tem 1.3mm entao seriam -1.3mm possiveis entedeu? se bater valvula nao pode tirar isso, senao bater otimo. é facil ate. vale lembrar que precisa tar sincronizado e parafusos encostados nao com torqueados.

aquele domo é alto, motor alcool é unico que atropela valvula :smt023 flex,gasolina impossivel pode girar ambos livres fora se sincronia que nada acontece.
Quanto eu comprar o cabeçote farei os testes com certeza. Vou ver faço um passo-a-passo pra ajudar quem queira fazer o serviço em casa.

Em média, quanto custa um cebeçote desses num desmanche? Uns R$150,00?

Valeu, Rafa.
500EF escreveu:
Os à gasolina têm uma cava profunda. Os flex são retos. E os à alcool são retos e ainda têm uma bolha. Por isso a diferença.

Nunca medi para ver se a junta esmagada dos à álcool tem espessura diferente das dos à gasolina. Mas não creio.

Então a diferença calculada pelos dados de fábrica ficaria toda por conta do formato do pistão.
Oremos pra que seja a mesma junta. rs
Eu faria assim: Primeiro tem que preencher completamente a câmara do cabeçote desmontado, numa bancada nivelada, com uma vela colocada no lugar e torqueada e válvulas fechadas com algum líquido (normalmente se usa um óleo fino para isso). Aí, como você já sabe quantos ml tem a câmara do motor STD, calcula quantos ml tem que tirar do cabeçote para a taxa pretendida e vai puxando com uma seringa. Quando atingir o valor calculado, mede com paquímetro quanto baixou.
Vi um vídeo da MVS no YouTube algum tempo atrás,medindo a taxa de compressão. Vou fazer algo parecido.
Isso funciona para ver se o pistão está atropelando as válvulas em condições normais. Mas dentro deste limite que estamos falando, eu não acredito que chegue nem perto delas... A menos que algo saia errado, como uma correia arrebentada, por exemplo. Mas se for ficar com muito medo, daqui a pouco vai é destaxar o motor... Acende uma vela aí e deixa o treco andar... kkkkkkkk
Sem medo... No máximo umas válvulasinhas, sem problemas. kkk Mas acho que vai dar tudo certo sim, com essa grande diferença pro à gasolina, acho que vou ter que tirar pouco para alcançar a taxa desejada.

Abraço galera.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Luiz, cabeçote de monza é uns 300 e se for pegar de astra e cia, é uns 500 se der sorte acha por menos como eu que achei o meu de um astra 2008 por 300 conto... Standard ainda...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

vrsilva escreveu:Luiz, cabeçote de monza é uns 300 e se for pegar de astra e cia, é uns 500 se der sorte acha por menos como eu que achei o meu de um astra 2008 por 300 conto... Standard ainda...
Tem que ter encaixe pra coletor de carbura. Tem que ser de Monza mesmo. R$300,00 é muita coisa!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

luiz sle escreveu:Em média, quanto custa um cebeçote desses num desmanche? Uns R$150,00?
150,00 dificil achar, se procurar bem acha retificado 250 a 350,00 fase 2 carburado.

luiz é certo que tu pega 13.5:1 sem bater valvula. oque falei é uma alerta pra nao tirar demais e errar nas contas. é certo que tirando -1mm nao da cabeçada. so que nao sei oque represente -1mm ae pra ti agora.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

vrsilva escreveu:O meu cabeçote já voltou da retifica, só foi feito limpeza... Devem ter tirado nem 0,5mm...
0,5? Numa retífica tiram mt pouco, talvez 0,1mm, vulgarmente falam que tiram um fio de cabelo.... como vc disse é só uma limpeza. Pra tirar 0,5mm, tem que tá mt empenado....
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

luiz sle escreveu:Em média, quanto custa um cebeçote desses num desmanche? Uns R$150,00?
Cara, faz isso no teu mesmo. Compensa muito mais.... Se quiser, compra um cabeçote novo e guarda, pra caso um dia queira voltar ao original. Complicado comprar esses cabeçotes usados, se vier com trinca, já era. Um novo vc deve achar por uns 500~600. Paguei 550 no meu, 0km...

Veja bem, vc compra um cabeçote desses por 150 no FV, gasta 300 de retífica, sai quase o preço de um novo. Se vc comprar um numa retífica, nem sempre vão te dar garantia... se der pau, vc fica no prejuízo, pq vão dizer que foi erro de montagem, carro mal usado, etc.... Não vale a pena.... Só vale a pena, se vc comprar de uma pessoa realmente de confiança.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Diego, mas o caso do Luis é que o cabeçote do carburado parece ser diferente dos injetados...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder