quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

luiz sle escreveu: Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.

Vou dar uma olhada nas fotos do teu motor pra ver a bomba. Quanto sai uma nova? (Lá vem pancada...)
a bomba GM ultimo modelo deve esta +-250,00 acho eu. na verdade tem que pesquisar

vai depender de quanto quer de taxa. 13.5:1 é uma boa margem pra uso urbano continuo. como o teu é domo qualquer coisa que tirar ja sobe muito a taxa. talvez pegue isso com apenas -1.3mm nao sei teria que calcular tambem. -1.3 sobrariam 2 decimos pra uma nova retifica.

verdade Luiz, 10:1 seria o ideal como os novos motores estao vindo gasolina.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 179
Registrado em: 18 Dez 2008, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por lc_ss »

Eu faria essa revisão no cabeçote, dava uma geral nas bombas como mencionaram, tensor, correia dentada, polia... Aproveitava q checava que pistão tá sendo usado pra poder calcular o quanto de taxa vai obter com x rebaixo de cabeçote... Enfim, não dá pra ficar estipulando taxa sem saber que cabeçote tá usando. Pra ter idéia, no meu caso uso o pistão do F2 gasolina carburado, o que me dá 8,8 de taxa original. Pra chegar nos teóricos 10:1 tive que rebaixar em 1mm o cabeçote e usar a junta do astra flex, sem a folha do meio o que me deu um rebaixo na junta que ficou com 0,5mm. Só assim ou trocando pistão o que não compensaria.
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

500EF escreveu:
luiz sle escreveu: Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.
Eu tirei 2mm do cabeçote que está na blazer e ainda dava para tirar mais 0,5mm (folga para uma futura plaina tranquilo).

Agora, você precisa definir o que quer no projeto. Pode refazer as contas aí, mas de cabeça eu acho que com este rebaixo, tem que rodar com álcool (vai lá para perto dos 12:1 com pistões do à gasolina 9,2:1).
STD vem com 2,5mm?

Falaram da revisão de bombas etc. A d'água está como nova e é original Gm ainda. combustível vou mantê-la, só sobra bomba de óleo, troquei a correia não faz nem 50km, o carro quase não roda. Tirando 2mm e mantendo ele no álcool, a taxa subiria lá pros 13,5:1? A Junta usaria original?
Rafaelo escreveu:
luiz sle escreveu: Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.

Vou dar uma olhada nas fotos do teu motor pra ver a bomba. Quanto sai uma nova? (Lá vem pancada...)
a bomba GM ultimo modelo deve esta +-250,00 acho eu. na verdade tem que pesquisar

vai depender de quanto quer de taxa. 13.5:1 é uma boa margem pra uso urbano continuo. como o teu é domo qualquer coisa que tirar ja sobe muito a taxa. talvez pegue isso com apenas -1.3mm nao sei teria que calcular tambem. -1.3 sobrariam 2 decimos pra uma nova retifica.

verdade Luiz, 10:1 seria o ideal como os novos motores estao vindo gasolina.
Preço menor do que eu pensava. Se eu conseguir achar por R$200,00 já estou satisfeito. Tenho medo dessa bomba quebrar, aí já viu...

Esses 13,5:1 de taxa alcançaria tirando quanto do cabeçote? 14:1 fica muito alta dependendo do comando? Algum perigo de quebra? Os picos de torque o potência de mantêm no mesmo lugar?


Abraços.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luis retirar 1.3mm de um pistao alcool(domo) é diferente que tirar 1.3 de um pistao gasolina(cava). ou seja nao se aplica em nada. tem que calcular pra fazer a coisa correta antes de dar um problema serio. o teu como é domo precisa tirar menos pra conseguir mais.

eu nao tenho o valor de quanto é ocupado o espaço do domo senao daria pra calcular. talvez o Eduardo tenha esse valor, alias sempre quis saber quanto espaço ocupa o pistao alcool. o pistao flex(reto) ocupa apenas 5ml(dentro da junta fica a cabeça do pistao)

nao, o pico de torque muda de lugar vem mais cedo, mais é pouca coisa. ja o da potencia nao sei acredito que mude um pouco mais cedo tambem. da pra por 14:1 tambem sem problemas, porem o cabeçote tem que esta 100% intacto sem trincas,sistema de arrefecimento em otimo estado que da pra rodar sim. quanto a remoçao do material so calculando como expliquei nao da pra saber ao certo.

sempre é bom falar que a parte de baixo tem que esta ok sem estar batendo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Bater não bate, motor é STD ainda, cento e pouco mil rodados só. Apenas a bomba me deixa com uma pulga atrás da orelha, acho o rungido dela quando liga o motor muito feio, e, acredito que seja ela o rungido aos 2500 rpm. Vi um vídeo do LCD no YouTube onde o S/R dele estourou o bloco pela falta de lubrificação da bomba e ele comenta que essas bombas dos primeiros motores Gm fase II davam problema, pra aliviar isso quero chutar ela do meu carro logo.

Sistema de arrefecimento vou dar uma geral, só troquei aditivo e ceboão do radiador. Tem até mangueira de Monza com AC no meu carro! Vou tentar colocar tudo novo e original, mas vou esperar esse aditivo vencer primeiro o que ocorre lá pelo meio desse ano, aí na desmontagem já faço tudo de uma vez.

Já o cabeçote, o Edu provavelmente mexeu no cabeçote antes de colocar o caracol, vamos ver se ele sabe algo sobre o domo dos pistões álcool.

Valeu, Rafa.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

bom se descartou o bloco ok sem crise pode por 14:1 so nao sei te dizer o quanto(mm) se tira pra conseguir isso, so calculando fisicamente pra saber senao é chutometro. coloque uma bomba 2012 zero que nao vai te arrepender. equipa muito mais carros que monzas e isso é desde 2005 ate 2012
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

luiz sle escreveu:Bater não bate, motor é STD ainda, cento e pouco mil rodados só. Apenas a bomba me deixa com uma pulga atrás da orelha, acho o rungido dela quando liga o motor muito feio, e, acredito que seja ela o rungido aos 2500 rpm. Vi um vídeo do LCD no YouTube onde o S/R dele estourou o bloco pela falta de lubrificação da bomba e ele comenta que essas bombas dos primeiros motores Gm fase II davam problema, pra aliviar isso quero chutar ela do meu carro logo.

Sistema de arrefecimento vou dar uma geral, só troquei aditivo e ceboão do radiador. Tem até mangueira de Monza com AC no meu carro! Vou tentar colocar tudo novo e original, mas vou esperar esse aditivo vencer primeiro o que ocorre lá pelo meio desse ano, aí na desmontagem já faço tudo de uma vez.

Já o cabeçote, o Edu provavelmente mexeu no cabeçote antes de colocar o caracol, vamos ver se ele sabe algo sobre o domo dos pistões álcool.

Valeu, Rafa.

Abraço.
Da para calcular por diferença, usando os dados de fabrica num motor Std para um a álcool e para um a gasolina.

Como os cabeçotes são iguais e eu acredito que a altura da junta esmagada também seja, a diferença do volume calculado para as duas câmaras vai ser a diferença da cava para a bolha.

Só que agora acossei pelo iPad e é ruim demais de tentar fazer isso por ele.

Se alguém quiser tentar pesquisar, tem estas contas nos meus tópicos espalhados pelo fórum. Aí é só comparar os volumes de câmara dos dois motores.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

é verdade por reversao da pra saber o volume ocupado pelo pistao alcool. so que isso nao basta, como o pistao é domo nao sabemos qual o valor maximo permetido de rebaixo, sem isso pode a ver colisao se retirar demais, especialmente se um tucho der problema e nao endurecer, isso pode acontecer e tirar de sincronia por nao pega pressao e da cabeçada entre pistao e valvula adm. isso nao acontece em motores flex(pistao reto), gasolina (pistao cavado).

acho que um valor seguro é ate -1mm mais como falei isso so fazendo teste fisicamente com massas,etc. nao achei esses valores na net :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder