quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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luiz sle
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Rafaelo escreveu:faça o polimento somente na porta do escape. na admissao pode dar problema na fase fria especialmente alcool por baixa emulsao, aumentar a rampa da sede na admissao é uma boa como os roletado fizeram, isso estrangula menos em alta rpm. a taxinha ja vai fica show. e nao deve custar muito caro. vale lembrar que so em casa que trabalha com cabeçote. isso nao é com retifica ou mecanico da vida.

pois é o caso do Jose foi de arrepiar, depois que vi o maluco segurando '2000 rpm' com tucho seco me doeu rsrsrs. e depois da taxa 'extra' que era culpada ae foi demais pra cabeça.

Luiz, existe uma marca de "plainagem" no meio do cabeçote. o cabeçote STD convencional GM familia 2 tem 1.5mm de margem, um roletado tem 1.3mm ja que esse é mais rebaixado de fabrica pra pegar +0,2:1 de taxa passando de 11,3:1 pra 11,5:1. é só medir com o aste do paquimetro consegue saber quanto rebaixaram esse cabeçote :smt023

polimento em dutos de carburador nao pode ser feito. é pior que no EFI. ainda mais alcool. é pedir lenta instavel. 130cv em carburador consegue com comando maior. ate onde sei a minha bomba zero do fase 3 2009 é identica a tua. tanto fisicamente como em pressao.
Menos trabalho pra mim só polir escap. kkkkkkk

Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.

Vou dar uma olhada nas fotos do teu motor pra ver a bomba. Quanto sai uma nova? (Lá vem pancada...)
Diego Paiva escreveu:
luiz sle escreveu: Meio que desvirtuando o tópico, vou tirar outra dúvida. Quando ligo o carro, ouço um barulho meio feio, nada de batidas ou algo anormal, apenas um ronco grosso do motor, acredito que seja a bomba de óleo.

Abraços.
Cuidado, pode ser barulho de folga no virabrequim... como dizem... pode ser "folga no eixo". Geralmente esse ruido "grosso" como vc falou, vem da parte de baixo.... e pelo que vc descreveu, parece ser o vira...
Vou tentar captar num vídeo. O barulho é mais evidente na primeira partida. Quando a bomba pressuriza depois de uns 2 segundos para. Mas tenho a impressão de ter um ruído não muito saudável lá pelos 2~3 mil rpm.

EDIT: acabei de ver um vídeo no YouTube de um Vectra motor Monzatech com folga de vira. É muito diferente do meu, não são estalos, é um barulho do motor mesmo, nada de batidas ou estalos. Talvez seja algo da minha cabeça ou a bomba, pois o SL/E do meu pai não faz.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por lc_ss »

Rafaelo escreveu:luis se é gasolina a taxa dele é 8:1 fase 1 8:1 gasolina oque é ridiculo diga de passagem. muito fraquinho, lembro no meu 1.6 metade ta gasolina era disperdiçada nessa bagaça.

Tens razão, F1 é isso mesmo, os F2 carburados é que tem um pouco mais de taxa. De qualquer forma é muito pouco pra queimar nossa alcolina!
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

luiz sle escreveu: Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.
Eu tirei 2mm do cabeçote que está na blazer e ainda dava para tirar mais 0,5mm (folga para uma futura plaina tranquilo).

Agora, você precisa definir o que quer no projeto. Pode refazer as contas aí, mas de cabeça eu acho que com este rebaixo, tem que rodar com álcool (vai lá para perto dos 12:1 com pistões do à gasolina 9,2:1).
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por roger vasconcelos »

amigos quanto mais ou menos fica o preço.de. fazer este tipo.de.modificaçao em meu cabeçote?
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

Se não for meter a mão na graxa, vai gastar com:

Mão-de-obra para tirar e colocar o cabeçote (oficina mecânica)
Rebaixo do cabeçote (retífica de cabeçotes)
Jogo de juntas superior

E dependendo do estado das peças, pode ter que aproveitar e trocar correia dentada, esticador, bomba dágua, etc.

Financeiramente, o ideal seria aproveitar a necessidade de uma revisão no cabeçote para já fazer tudo.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

luiz sle escreveu: Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.

Vou dar uma olhada nas fotos do teu motor pra ver a bomba. Quanto sai uma nova? (Lá vem pancada...)
a bomba GM ultimo modelo deve esta +-250,00 acho eu. na verdade tem que pesquisar

vai depender de quanto quer de taxa. 13.5:1 é uma boa margem pra uso urbano continuo. como o teu é domo qualquer coisa que tirar ja sobe muito a taxa. talvez pegue isso com apenas -1.3mm nao sei teria que calcular tambem. -1.3 sobrariam 2 decimos pra uma nova retifica.

verdade Luiz, 10:1 seria o ideal como os novos motores estao vindo gasolina.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por lc_ss »

Eu faria essa revisão no cabeçote, dava uma geral nas bombas como mencionaram, tensor, correia dentada, polia... Aproveitava q checava que pistão tá sendo usado pra poder calcular o quanto de taxa vai obter com x rebaixo de cabeçote... Enfim, não dá pra ficar estipulando taxa sem saber que cabeçote tá usando. Pra ter idéia, no meu caso uso o pistão do F2 gasolina carburado, o que me dá 8,8 de taxa original. Pra chegar nos teóricos 10:1 tive que rebaixar em 1mm o cabeçote e usar a junta do astra flex, sem a folha do meio o que me deu um rebaixo na junta que ficou com 0,5mm. Só assim ou trocando pistão o que não compensaria.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

500EF escreveu:
luiz sle escreveu: Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.
Eu tirei 2mm do cabeçote que está na blazer e ainda dava para tirar mais 0,5mm (folga para uma futura plaina tranquilo).

Agora, você precisa definir o que quer no projeto. Pode refazer as contas aí, mas de cabeça eu acho que com este rebaixo, tem que rodar com álcool (vai lá para perto dos 12:1 com pistões do à gasolina 9,2:1).
STD vem com 2,5mm?

Falaram da revisão de bombas etc. A d'água está como nova e é original Gm ainda. combustível vou mantê-la, só sobra bomba de óleo, troquei a correia não faz nem 50km, o carro quase não roda. Tirando 2mm e mantendo ele no álcool, a taxa subiria lá pros 13,5:1? A Junta usaria original?
Rafaelo escreveu:
luiz sle escreveu: Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.

Vou dar uma olhada nas fotos do teu motor pra ver a bomba. Quanto sai uma nova? (Lá vem pancada...)
a bomba GM ultimo modelo deve esta +-250,00 acho eu. na verdade tem que pesquisar

vai depender de quanto quer de taxa. 13.5:1 é uma boa margem pra uso urbano continuo. como o teu é domo qualquer coisa que tirar ja sobe muito a taxa. talvez pegue isso com apenas -1.3mm nao sei teria que calcular tambem. -1.3 sobrariam 2 decimos pra uma nova retifica.

verdade Luiz, 10:1 seria o ideal como os novos motores estao vindo gasolina.
Preço menor do que eu pensava. Se eu conseguir achar por R$200,00 já estou satisfeito. Tenho medo dessa bomba quebrar, aí já viu...

Esses 13,5:1 de taxa alcançaria tirando quanto do cabeçote? 14:1 fica muito alta dependendo do comando? Algum perigo de quebra? Os picos de torque o potência de mantêm no mesmo lugar?


Abraços.
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