quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Diego Paiva escreveu:"Diferente"... pq a câmara de combustão do cabeçote dos carburado é em formato de coração.... é conhecido assim no meio dos mecânicos. Mas nada impede de colocar o cabeçote dos mais novos, o que vai acontecer é um pequeno acréscimo na taxa de compressão.
Diego, ele teria que adaptar o coletor ja que é diferente o formato oval e redondo e tambem a distribuiçao dos entre furos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Diego Paiva escreveu:Luiz... melhor vc fazer isso no seu mesmo. Se o seu tiver com tudo em ordem, melhor fazer nele. Vai ser pouco provável que vc queira tirar esse cabeçote do carro. E se precisar de um cabeçote novo, acredito que esses cabeçotes serão facilmente encontrados por vários anos! =)
vrsilva escreveu:Diego, mas o caso do Luis é que o cabeçote do carburado parece ser diferente dos injetados...
"Diferente"... pq a câmara de combustão do cabeçote dos carburado é em formato de coração.... é conhecido assim no meio dos mecânicos. Mas nada impede de colocar o cabeçote dos mais novos, o que vai acontecer é um pequeno acréscimo na taxa de compressão.
Eu tenho é dó de estragar um cabeçote STD, como eu acredito que seja. Mas depois que eu retirar ele e já tiver um passe grande de outras retificas, vai ele mesmo.

Meu medo é a quebra, mas vou fazer com muito cuidado, nada vai dar errado. Espero que fique bem espertinho, com esse trabalho no cabeçote, comando e 4x1 espero conseguir chegar nos 130cv pelo menos.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Olha se o cabeçote tem 1,5mm de margem para retífica pelo menos nesses 1,5mm não bate nada, já que é a margem que a engenharia projetou para serviços de retífica, agora se passar disso, aí que eu queria saber...

Seria interessante um motor com o cabeçote só colocado em cima sem junta, e pelo orifício de uma válvula colocar uma haste até ela encostar no lóbulo de um pistão que esteja em APMS (de motor álcool) e prender essa haste nessa posição e tirar o cabeçote para "ver" até onde o lóbulo entra no cabeçote... Assim daria pra medir até quanto é possível tirar de material do cabeçote... Acho que seria o estudo mais preciso neste caso.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Vinicius sabe qual o problema? nao existe cabeçote alcool. ou seja esse é o mesmo da gasolina, entao é a margem pra gasolina e nao tem uma especificada pra alcool.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Teria que medir com a própria válvula pela cabeça dela ficar mais fundo do que uma haste por exemplo. Mas isso é fácil de fazer e quando for fazer o cabeçote farei esse tipo de teste físico. Se a junta esmagada tem 1,3mm, sem ela o pistão ainda não pode bater na válvula pois faltam 0,2mm. Pela lógica acho que é isso. Na nota do carro tem nota de garantia e verificação do porque o carro consumir óleo, provavelmente esse cabeçote já foi retirado e foi dado passe. Creio que ainda tenha algo em torno de 1,3mm.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

exatamente Luiz,entendeu muito bem. é so instalar sem a junta, colocar na sincronia,correias,aperta os 10 parafusos, e girar o motor 2x. a junta deve representar um acrescimo de +1.2 a 1.5mm com ela esmagada. senao bater sem a junta, nesse medida fica facil de saber o quanto pode retirar de material com o motor montado nesse cabeçote com pistao alcool domo.

pra saber é so medir a marca de passe. eu tenho o STD fase 1 do 1.6 e ainda tem la seus 1.5mm
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, o que eu quis dizer era exatamente isso, montar o cabeçote num motor com pistão a álcool e fazer o que eu falei, medir pelo canal de uma das válvulas até onde o lóbulo do pistão chega no cabeçote, óbvio que seria necessário tirar uma válvula, isso seria interessante de fazer quando fosse retificar um.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu sei Vinicius, mais o que eu falei é diferente da tua forma seria a forma final do motor com gaiola travada,tuchos acionados,etc,etc. dae ficaria bem realista o teste sem a junta oque nos daria um valor de 1.3mm de margem de rebaixo. mais da tua forma é valida tambem so é outro meio. o bom que nao precisa desmontar nada é so montar sem junta e girar o vira e ver se colide.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder