Nossa cara, que zica ein!!René escreveu:É o balancim, que é acionado pelo tucho de um lado e aciona a válvula do outro lado - eu utilizava um mais fino, nao sei se era de chevette ou corsa antigo, so sei que ele quebrou, os pedaços travaram outras valvulas que tambem tiveram seus respectivos balancins quebrados (04 de um total de 08), empenou 04 valvulas, deslocou as guias dessas valvulas empenadas, etc... por estar na belem-brasilia proximo da cidade de Fatima-TO, nada pude fazer do que gastar 300 pilas para recuperar esse cabeçote (que ficou uma b@#$%ta) e seguir viagem. Sobre essa magnifica sacada que foi colocar o cabeçote roletado, eu acredito que nao seja necessario fazer aquele furo, visto que é so vc refazer a distribuição dos cabos de vela, fasando-a em 45 graus, ou seja, adiantando no sentido anti-horario somente os cabos....no caso o cabo do primeiro cilindro seria no lugar do terceiro, e assim por diante, visto que o rotor do distribuidor, com a furação original da peça, ficaria apontando para a posição que seria o terceiro cilindro. A posição do distribuidor ficaria a mesma, conforme marcação do avanço anteriormente feita. Somente movimentando a mesa, concordo com vc, nao daria certo, pois a mesma nao tem curso suficiente para avançar os 45 graus da diferença da furação. Abraço e parabens pela grande sacada que foi encontrar uma forma de colocar esse cabeçote moderno sem adaptações (as peças, ainda que sejam de outros modelos de carros, sao originais)!
Quem me deu essa grande dica do cabeçote roletado foi o Rafaelo aqui do fórum! Quanto a alterar a posição dos cabos de vela na tampa do distribuidor, cara, pensei em "N" possibilidades e, essa não me veio a cabeça, creio que daria certo sim! Depois eu tento, visto que tenho uma peça dessa de reserva!