Rafaelo escreveu:Surfin escreveu:Teria algum prejuízo colocar esse modelo sem o sistema, captando somente ar frio o tempo todo?
nao teria, mais a fase fria dele embolaria, ainda mais sendo EFI e ser for alcool pior, esse tipo de coisa nao faz o motor apagar e tal é so um complemente mesmo. essa funçao de fornecer ar quente é so pra melhorar a lenta e aquecer mais rapido o motor com ele frio.
os mpfi modernos de hoje em dia nao utilizam mais isso pq tem um sistema de injeçao individual e a mistura se ocorre na valvula e tem a ignição dupla aquecendo mais rapido o motor sem fazer ele falhar mesmo em dias congelatantes.
Rafaelo, tem como fazer um sistema igual ao original do EFI, daria pra fazer até melhor, o problema seria a portinhola e como automatizar-la.
Daria pra fazer uma interligação com o relé do aquecedor do coletor, assim que damos a partida no motor, o relé do aquecedor é ligado, ativando assim o aquecimento no coletor de admissão, seria fazer um paralelo com ele, pois o aquecedor fica ligado até que o motor saia da faixa azul de temperatura. Instante que julgo ser o ideal para também fechar a admissão de ar quente.
Porém o mais complicado seria COMO fazer fechar a captação de ar quente, que atuador usar alí, um motor de regulagem elétrica do farol do monza serveria pra isso, esses motorzinhos tem bastante pra comprar, tem de corsa também, que julgo ser o mesmo. Daí seria fazer uma conexão Y em que ao acionar o relé de aquecimento do coletor de admissão, acionaria também o motorzinho para fechar a captação de ar frio e captar somente ar quente, vindo do coletor de escape, depois do motor aquecido, desligaria e o motorzinho voltaria uma "borboleta" a posição original, vedando assim a captação de ar quente, e admitindo somente ar frio, vindo diretamente da frente do carro...
Aliás no EFI não precisa de muita coisa pra fazer isso, nem precisa usar outra mufla no TBI nem nada, dá pra usar o panelão mesmo, é só colocar um tubo na ponta do nariz da panela e colocar lá embaixo, proximo da grade perto da placa, colocar uma grade com espaçamento de 1cm pra evitar de entrar objetos grandes, e pronto, tem uma captação de ar frio melhor que o original, e mantém o sistema de aquecimento...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.