Sistema Admissao C.A.I

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por 500EF »

Mesmo assim.

Aspirar ar quente significa menor massa de ar admitida (= perda de desempenho) e aumenta o risco de detonação.

Isso num dia bem quente, trânsito bem ferrado, ventoinha ligada jogando muito calor no filtro e gasoroba aditivada com solvente, pode causar problemas...

Mas, o pior é como eu disse no post anterior. É bastante comum ver este tipo de montagem, com o filtro captando ar dentro do cofre, mesmo em carros bem mais novos, inclusive flex (acrescenta taxa "alta" na listinha aí de cima e está feita a bomba, pronta para explodir... hehehe).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

o original carburado é ruim da mesma forma, nao muda muita coisa nao. ja viu onde fica o boquinha de entrada? em cima do coletor de escape. ar quente sobe nao desce. na pratica nao muda nada deixa ele ali. o melhor mesmo é o mais proximo da rua. e em baixo onde o ar é frio e nao quente. nao é a toa que os carro tem a captaçao na linha do parachoque(omega 3.0) alguns tem problemas de projeto como os da fiat rsrsrs sugam o pano do capo.

detonaçao certamente aumenta o risco como no original tambem. senao tem controle de retardo de avanço(toda a frota monza) nao tem, é ruim de qualquer forma. o meu por exemplo tem controle de retardo avanço, quando para e pega trafigo pesado o ar aspirado maior que >70°(risco detonaçao precose) ele começa debitar no mapa de igniçao variando conforme o mapa MAT pra previnir batida de pino.

nao tem esse problema nos novos nao... como falei. essas ECU tem a função de retardar o avanço quando começam a aspirar ar quente. agora toda vez que entra o timing retard a perda de desempenho isso sim é uma realidade. mais é melhor que perde um motor rsrsrsrsr é so arrancar que ja esfria o ar admitido :wink: acho uma das funçoes originais mais importante do motor. e o KS tambem, dae ja é combustivel adulterado. porem faz o mesmo papel que esse do ar quente. retardo de avanço...


a titulo de curiosidade função de retardar o avanço quando começa a aspirar ar quente. essa é da minha MS
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por vrsilva »

Chique isso...

O Corolla tem entrada de ar logo acima dos farois... O monza tubarão também admite ar logo acima do farol do lado do carona..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por 500EF »

Os MPFI também pegam entre o radiador e o farol.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
lucaspogg
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 456
Registrado em: 14 Out 2011, 18:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por lucaspogg »

Rafaelo escreveu:
500EF escreveu:Mas só para não deixar passar, quando a ventoinha armar, este aí da foto vai admitir um ar bem quente...
pouco importa Eduardo, é carburador, nao faz autoajuste de mistura como nas ECU modernas. o apelo é mais estetico do que funcional. talvez melhore um pocado em um sistema 4.1 mais no original é so estetico mesmo
e no EFI ajudaria um pouco isso?
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por vrsilva »

No EFi também não muda muito Lucas, claro que não é bom ar quente, mas a central não faz nada, já que ela não tem sensor de temperatura do ar admitido.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
lucaspogg
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 456
Registrado em: 14 Out 2011, 18:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por lucaspogg »

porem o filtro original tmb pega um pouco de ar quente tmb nao? e se ficar um sistema pra fazer o intake dele com o filtro virado pra baixo?
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

o motor aspirar ar quente nao é um problema, problema é quando começa aspirar ar muito quente acima de >70°C e pra isso ele tem que estar parado,temperatura de ventoinha,verao,congestionamento. senao ele nao aspira esse ar quente assim nao... o maior problema disso nos motores que nao possui função pra controlar a igniçao como os monzas é so um, detonação antecipada o "batida de pino" ainda mais nos gasolina comum. isso sim é perigoso. desempenho pouco importa ne pessoal, desempenho parado? so se fizer rolinho parado rsrsrs com ele em movimento a temperatura do cofre baixa bastante a niveis seguros.

injeções com sensor de ar admitido tem um papel fundamental no bom funcionamento de um motor, o prolongamento,economia,anti poluiçao. ah casos que o motor quando esta sugando ar muito aquecido, a debito no pulso da injeçao. ou seja deixa a mistura super pobre, isso é pra economia de combustivel mesmo e anti poluiçao, ela trabalha em conjunto com a funçao que falei acima do retardo de igniçao. acho fantastico isso, e a MS tem isso tb. ela nao é so baseada na temperatura do motor.


imagem do Logviewer do motor do luis carlos que tem uma MS2 extra + cabeçote roletado. ele mora em MA sao luis, la e quente tempo todo, o filtro dele ta na caixa de roda agora. reparem na variavel MAT(manifold air temperature) em amarelo. e reparem no mesmo quadro o CLT 93°C da agua do motor ou seja motor bem quente. com ele andando nao tem problema nao chega nem a 70°C é claro se ele parar vai subir. acho que ele ainda nao configurou essas funçoes de segurança. no videolog eu tenho a variaçao dela com o carro em movimento baixando cada vez mais com ele em movimento.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder