Sistema Admissao C.A.I
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Re: Sistema Admissao C.A.I
Rafelo, reli o tópico todo, o Carlos não afirmou nada referente a sensor de temperatura do ar.
A multec 700 não leva em consideração a temperatura do ar.
Você e o Carlos escreveram a mesma coisa umas 4x, só que com palavras e exemplos diferentes :smt005
A multec 700 não leva em consideração a temperatura do ar.
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Re: Sistema Admissao C.A.I
beleza, vamos deixar por encerrado entao hehehe. mais se alguem tinha duvida sobre ja nao tem mais eu espero.RicardoDS escreveu:Rafelo, reli o tópico todo, o Carlos não afirmou nada referente a sensor de temperatura do ar.
A multec 700 não leva em consideração a temperatura do ar.
Você e o Carlos escreveram a mesma coisa umas 4x, só que com palavras e exemplos diferentes :smt005
ja deixamos claro oque é o sistema termac e sua funça, nao tem relação com a mudança do comportamento do calculo do pulso, mistura AF/R,avanço. so por isso nao faz sentido instalar um CAI pra ganhar potencia deriva do ar mais 'frio'. e que a multec 700 nao possui sensor de temperatura do ar, obvio.
vou tentar colocar novamente CAI + EFI de forma resumida.
- a instalaçao do sistema CAI nos EFI nao trazem vantagem em relaçao a captaçao de ar mais frio do que o captado pelo original dentro do cofre. parte disso se deve a multec 700 nao possuir sensor de temperatura do AR e nao possuir sonda lambda pra realizar os ajuste automaticamente na questao relação de ar mais denso(frio) e mais combustivel = maior potencia. ja que a mistura fina é regulavel manualmente potenciometro CO(relaçao A/F) e o mesmo nao sabe a temperatura do ar pra poder fazer o calculo correto. por isso nada adiantaria sua instalaçao nesse quesito.
-a vantagem esta no melhoramento do fluxo de ar que o CAI proporciona, quando bem montado e dimensionado.
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Re: Sistema Admissao C.A.I
A GM poderia ter resolvido esse problema, fazendo um módulo aparte que altera o valor da entrada de CO de acordo com uma sonda lambda e temperatura do ar, não precisaria mudar nada no sistema existente, apenas acrescentar um módulo a parte, não sei se seria viável também, mas seria uma solução, talvez não era viável e talvez nem funcione, por isso que não fizeram.
Também pode ter sido por total desinteresse por parte deles, de não quererem atualizar um carro ultrapassado.
Não sei se seria o correto, mas na minha cabecinha pequena de miolo mole, acho que seria possivel um módulo que controlaria o valor do potenciometro de CO, analisando a temperatura e a sonda lambda.
Será Rafaelo?
Também pode ter sido por total desinteresse por parte deles, de não quererem atualizar um carro ultrapassado.
Não sei se seria o correto, mas na minha cabecinha pequena de miolo mole, acho que seria possivel um módulo que controlaria o valor do potenciometro de CO, analisando a temperatura e a sonda lambda.
Será Rafaelo?
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Re: Sistema Admissao C.A.I
ela fez em partes Vinicius, mais foi depois do monza. foi no corsa EFI ja tinha um sensor desse. inclusive a base é a mesma multec 700 com algumas modificaçoes no sistema de captaçao rotação via hall,sonda lambda basica. mais ainda nao tinha o sensor IAT(intake air temperature). so contava com o CLT + MAP cargaXtemp agua pro calculo da injeçao. acredito eu que o monza taca com seus dias contados e nao fazia mais sentido evoluir, tanto é que catalizador,airbag foi tudo cancelado. nao teve uma evolução parou ali mesmo oque é uma pena. o omega tinha uma ECU bem mais avançada pra epoca do monza. mpfi digital
acho eu que nem precisaria uma expanção(modulo a parte como nos EZK da le jetronic fizeram pela falta do CPU na MainECU), eu nao tenho os dados tecnicos do processador multec 700 nao sei se tinha portas disponiveis nesse CPU pra comportar mais 2 sensores IN, lambda + IAT. capacidade tecnica eu sei que tinha 8bits. IAT+lambda trazem uma economia muito grande especialmente em dias quentes de engarrafamentos que o motor aspira muito ar quente dos outros e do proprio carro, a ECU atrasa o ponto evitando pre igniçao ja que ela deixa a mistura bem pobre,e deixa a mistura pobre evitando o consumo exagerado e desnecessario, ja que ar quente é menos denso e precisa menos combustivel. aqui entra oque discutimos antes. tudo isso é feito automaticamente e somente nesse caso teria um ganho real de ar mais denso.
sem duvida Vinicis, sem duvidas que é possivel fazer um modulo de controle de sonda lambda. eu ate ja imagino como. um PIC sim sempre ele rsrsrsrs, a entrada do sinal mv da sonda, entra no processador e envia devolta pro multec 700 no canal potenciometro. vale lembrar que é relativamente simples isso. se faz um mapa tensao lambda X mistura que sai do motor = saida de sinal pro potenciometro. só nao sei qual a taxa de atualizaçao disso no caso do potenciometro se é rapido ou lento, ate o PIC seria rapido...
acho eu que nem precisaria uma expanção(modulo a parte como nos EZK da le jetronic fizeram pela falta do CPU na MainECU), eu nao tenho os dados tecnicos do processador multec 700 nao sei se tinha portas disponiveis nesse CPU pra comportar mais 2 sensores IN, lambda + IAT. capacidade tecnica eu sei que tinha 8bits. IAT+lambda trazem uma economia muito grande especialmente em dias quentes de engarrafamentos que o motor aspira muito ar quente dos outros e do proprio carro, a ECU atrasa o ponto evitando pre igniçao ja que ela deixa a mistura bem pobre,e deixa a mistura pobre evitando o consumo exagerado e desnecessario, ja que ar quente é menos denso e precisa menos combustivel. aqui entra oque discutimos antes. tudo isso é feito automaticamente e somente nesse caso teria um ganho real de ar mais denso.
sem duvida Vinicis, sem duvidas que é possivel fazer um modulo de controle de sonda lambda. eu ate ja imagino como. um PIC sim sempre ele rsrsrsrs, a entrada do sinal mv da sonda, entra no processador e envia devolta pro multec 700 no canal potenciometro. vale lembrar que é relativamente simples isso. se faz um mapa tensao lambda X mistura que sai do motor = saida de sinal pro potenciometro. só nao sei qual a taxa de atualizaçao disso no caso do potenciometro se é rapido ou lento, ate o PIC seria rapido...
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Re: Sistema Admissao C.A.I
Cara ele fica talvez saturado com 5.000km mas com olho ele periodicamente nunca sei quanto km ele esta!!! pessoas com nós que cuidamos sempre é muito dificel deixar no Km chegar proximo da medade.Rafaelo escreveu:vlw Cleber, como advinhou? hehe ja nao saia antes imagina agora. mais como é pra ser funcional em qualquer situaçao é preciso que funcione em qualquer situação. chuva,po,barro,neve,etc. no começo eu tive a mesma ideia que tu fez no teu hatch. eu ia usar a grade do AC que é aberta ali, mais como esse filtro é um P... filtro tem 150mm X 120mm grande mesmo nao entra ali. entao foi la pra baixo pegando o ar frio que é mais denso e acaba facilitando. uma duvida teu filtro nao satura muito rapido? é bem pequeno néCleber Brogni escreveu:peguei chuva mas nunca um temporal !!!!Os teste foram muito bons mas agredito eu que você não irá sair em dia de chuva!!!!
Este filtro que uso é mais aberto espécie de uma fina grade so tranca as sujeiras mais grossas. As vezes me kako de medo quando passa um caminhão e levanta um poeira tento de tudo para sair fora.
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Re: Sistema Admissao C.A.I
Carlos, ja esta claro pra mim pelo menos.
Cleber, ate que demora bastante pra intupir. pensei que com a turbina era mais critico por sugar mais ar.
Cleber, ate que demora bastante pra intupir. pensei que com a turbina era mais critico por sugar mais ar.
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Re: Sistema Admissao C.A.I
pessoal, dando seguimento fiz mais um teste "offboard" e vou ser sincero nao gostei do resultado. mesmo com uma chuva simulada extremamente densa(compacta como essa do spray) e com velocidades alta do vento simulando o carro andando muito rapido(infelizmente nao tenho dizer qual a velocidade do vento/carro) mais utilizei 100psi é muita coisa acredito que seria +- 100-160km/h tambem fui ao limite da segurança nesse teste e esse aqui se parece mais com chuva do que os outros. como eu ja tinha previsto se eu pegasse todo o filtro iria sugar agua e foi oque aconteceu. no "onboard" nao aconteceu pq pegou estava escondido boa parte. ainda vou fazer o mesmo teste onboard...
como deu pra ver a agua fica retida no filtro como o Ze tinha observado e eu tb. eu sei que dificilmente isso aconteceria com o carro em movimento nessa configuraçao atual, mais gosto é de segurança vou providenciar a capa original desse filtro pra proteger ele. ja queria fazer isso pra nao pegar o calor do bloco irradiado e do radiador. ou faço uma ou compro original dele vamos ver oque sai melhor.
como deu pra ver a agua fica retida no filtro como o Ze tinha observado e eu tb. eu sei que dificilmente isso aconteceria com o carro em movimento nessa configuraçao atual, mais gosto é de segurança vou providenciar a capa original desse filtro pra proteger ele. ja queria fazer isso pra nao pegar o calor do bloco irradiado e do radiador. ou faço uma ou compro original dele vamos ver oque sai melhor.
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