Sistema Admissao C.A.I

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

Surfin escreveu:Teria algum prejuízo colocar esse modelo sem o sistema, captando somente ar frio o tempo todo?
nao teria, mais a fase fria dele embolaria, ainda mais sendo EFI e ser for alcool pior, esse tipo de coisa nao faz o motor apagar e tal é so um complemente mesmo. essa funçao de fornecer ar quente é so pra melhorar a lenta e aquecer mais rapido o motor com ele frio.

os mpfi modernos de hoje em dia nao utilizam mais isso pq tem um sistema de injeçao individual e a mistura se ocorre na valvula e tem a ignição dupla aquecendo mais rapido o motor sem fazer ele falhar mesmo em dias congelatantes.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fred Santos
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 77
Registrado em: 10 Nov 2011, 12:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Fred Santos »

Rafelo o que que voçê acha desta Injeção aqui:
http://www.megasquirtracing.com.br/megasquirtxmsr.html
parece ter um processador de mega mais alguns recursos.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fred Santos escreveu:Rafelo o que que voçê acha desta Injeção aqui:
http://www.megasquirtracing.com.br/megasquirtxmsr.html
parece ter um processador de mega mais alguns recursos.
Fred essa é a MS brasileira. ja comentei aqui no forum
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo escreveu:
Surfin escreveu:Teria algum prejuízo colocar esse modelo sem o sistema, captando somente ar frio o tempo todo?
nao teria, mais a fase fria dele embolaria, ainda mais sendo EFI e ser for alcool pior, esse tipo de coisa nao faz o motor apagar e tal é so um complemente mesmo. essa funçao de fornecer ar quente é so pra melhorar a lenta e aquecer mais rapido o motor com ele frio.

os mpfi modernos de hoje em dia nao utilizam mais isso pq tem um sistema de injeçao individual e a mistura se ocorre na valvula e tem a ignição dupla aquecendo mais rapido o motor sem fazer ele falhar mesmo em dias congelatantes.
Rafaelo, tem como fazer um sistema igual ao original do EFI, daria pra fazer até melhor, o problema seria a portinhola e como automatizar-la.

Daria pra fazer uma interligação com o relé do aquecedor do coletor, assim que damos a partida no motor, o relé do aquecedor é ligado, ativando assim o aquecimento no coletor de admissão, seria fazer um paralelo com ele, pois o aquecedor fica ligado até que o motor saia da faixa azul de temperatura. Instante que julgo ser o ideal para também fechar a admissão de ar quente.
Porém o mais complicado seria COMO fazer fechar a captação de ar quente, que atuador usar alí, um motor de regulagem elétrica do farol do monza serveria pra isso, esses motorzinhos tem bastante pra comprar, tem de corsa também, que julgo ser o mesmo. Daí seria fazer uma conexão Y em que ao acionar o relé de aquecimento do coletor de admissão, acionaria também o motorzinho para fechar a captação de ar frio e captar somente ar quente, vindo do coletor de escape, depois do motor aquecido, desligaria e o motorzinho voltaria uma "borboleta" a posição original, vedando assim a captação de ar quente, e admitindo somente ar frio, vindo diretamente da frente do carro...

Aliás no EFI não precisa de muita coisa pra fazer isso, nem precisa usar outra mufla no TBI nem nada, dá pra usar o panelão mesmo, é só colocar um tubo na ponta do nariz da panela e colocar lá embaixo, proximo da grade perto da placa, colocar uma grade com espaçamento de 1cm pra evitar de entrar objetos grandes, e pronto, tem uma captação de ar frio melhor que o original, e mantém o sistema de aquecimento...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Daria pra fazer uma interligação com o relé do aquecedor do coletor, assim que damos a partida no motor, o relé do aquecedor é ligado, ativando assim o aquecimento no coletor de admissão, seria fazer um paralelo com ele, pois o aquecedor fica ligado até que o motor saia da faixa azul de temperatura. Instante que julgo ser o ideal para também fechar a admissão de ar quente.
Vinicus o problema dessa forma que nao seria progressivo. seria ligado ou desligado... no EFI é uma valvula termica nao? ou seja ela varia conforme a temperatura sobe ou desce, entao a entrada de ar quente é variada, dando mais conforto no funcionamento. e teria o problema de filtragem do ar, ja que o ar quente é sugado depois do filtro do CAI e nao antes como o original.
vrsilva escreveu:Aliás no EFI não precisa de muita coisa pra fazer isso, nem precisa usar outra mufla no TBI nem nada, dá pra usar o panelão mesmo, é só colocar um tubo na ponta do nariz da panela e colocar lá embaixo, proximo da grade perto da placa, colocar uma grade com espaçamento de 1cm pra evitar de entrar objetos grandes, e pronto, tem uma captação de ar frio melhor que o original, e mantém o sistema de aquecimento...
sem duvida, seria efetivo se a ECU trabalha-se com temperatura do ar admitido. senao trabalha nada ajuda. como ja expliquei aqui a multec nao possui calculo e recursos com o MAT. uma pena, pq isso é oque faz toda a diferença. um motor durar mais,poluir menos,consumir menos,e ter um desempenho sem perdas.

a nao ser que seja um EFI com uma MS utilizando o MAT, ae sim estamos falando de algo realistico.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por vrsilva »

Com o MAT a central iria retardar o ponto de ignição de acordo com a temperatura?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Com o MAT a central iria retardar o ponto de ignição de acordo com a temperatura?
isso, de acordo com a temperatura aspirada(MAT manifold air temp) esse é um recurso que precisa do sensor MAT. nao tem nada a ver com temperatura da agua CLT.

efeito pratico pra ilustrar isso: verao >35°C + trafigo pesado urbano + asfalto quente subindo calor na aspiração + marcha baixa e velocidade + combustivel ruim = batida de pino ou aquecimento do motor...

com o retardo de avanço o motor fica menos sensivel na pre detonaçao e no aquecimento do motor. deixando ele atrasado ao seu estado normal reduz muito o risco de quebra,e de desgaste do motor como junta cabeçote,oleo,etc.

o meu MAT é o que fica em cima do coletor de plastico. que na verdade alem de MAT é MAP ou seja mesma peça com dupla funçao.


existem outros recusos que utiliza o MAT, na fase fria do motor. CLT + MAT "frio" = igniçao mais forte e avanço acima do normal... isso ajuda aquecer o motor :) existem outros tb como na proprio calculo da injeçao...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder