Sistema Admissao C.A.I

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

nessa quantia nao. precisaria muito mais que isso, se observarem demorou muito pra juntar aquela agua no aspirador. e o pouco seria expelido pelo escapamento como acontece quando um motor queima a junta ou agua em excesso no combustivel. nada arriscado essa agua, porem nao é legal acontecer isso, quando eu desliguei o aspirador a agua retida pelo vacuo caiu.... se resolve colocando uma capa no filtro. mais ainda quero fazer o mesmo teste com ele montado novamente e com a saia SR

Ronaldo, pode fazer oque falamos antes via msn
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

VIDEO DA SIMULAÇAO COM PO DE CIMENTO. SATURAÇAO


as partículas totais em suspensão (PTS) tem 0 a 100 μm. e o cimento 10 a 40 μm. entao o teste foi muito parecido com "po" PTS. a cor do cimento cinza fica mais facil pra visualizar otimo pra testes simples desse de baixa eng.


vejam o estado do filtro pos saturação, foi depois de desligar o vacuo. ainda esta com excesso grudado a ele....
Imagem
Imagem
Imagem


aspirador nao apresentou coleta de cimento
Imagem


pano de amostragem confirmou um pouco de cimento aspirado. a quantida é minima toleravel.
Imagem
Imagem


aqui depois de bater o filtro pra tirar o que ficou grudado ao filtro, oque ficou foi o que o filtro reteve
Imagem


parte interna do filtro, vejam que esta limpo,nao transpassou praticamente nada.
Imagem
Imagem


tubulaçao do CAI, nao reteve 100% das particulas como ja era de se esperar, mais nenhum filtro é 100% eficiente e esse aqui(filtro de menor retençao) o proprosito dele nao é de reter tudo oque aspira. pela quantidade de po que foi usado me parece bom, reteve muita coisa.
Imagem
Imagem


lavanto o filtro, com ele ainda saturado de cimento(pó)
Imagem
Imagem



conclusao, gostei muito do resultado, filtros de boa qualidade como esse retem a maior parte do PTS, pela quantia que foi usado no teste achei muito satisfatorio só essa pequena quantia nao ter sido retida. um filtro normal de um carro tambem nao retem tudo sempre passa algo. é claro bem menos que esses "esportivos". a questao toda esta no pocisionamento do filtro, a proteçao, a exposiçao, marca,modelo,tamanho entre outros fatores. sempre bom lembrar que o pouco que passa de po é retida pelos dutos interno do motor devido a oleosidade interna, na mangueira de ar aspira o vapor de oleo do motor. uma carbonização desprendida pode ser muito mais prejudicial que um simples po desse. recomendo essa marca

sempre ouvir e li bem sobre esse Simota e agora confirmo vale apena o investimento em filtro de marca e qualidade, o K&N faria a mesma coisa, porem ele é muito mais caro e limitado.

proximo passo é compra a capa original, pra barrar a agua frontal,po,barro,etc e evitar o calor do motor tambem. ja era pra ter comprado antes, mais falto os reais :) 50,00 só a capinha. é isso ae
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Poh parabens mas que teste hem!!!!!
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

vlw Cleber, filtro bem honesto esse Simota como ja tinha lido bem sobre ele e como eu sou do tipo do cara que gosto de por aprova tudo que tenho esse foi mais um pra lista dos aprovados. vale apena. so ta faltando a capa do filtro pra nao pegar agua de frente e da mais proteçao. eu fiquei surpreso foi com o po, atirei literalmente de "pa" e o bixo segurou muito,passou quase nada. oque é normal pra filtro de alta vazao como esses.

o melhor que é so lavar,nao precisa da frescura de oleo e talco dos K&N balaca mode on :D
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

atualizando. fiz um novo polimento mais abrassivo ja que meu coletor e escape é todo polido resolvi tirar o escovado do CAI e fiz polido total tambem, assim combina com o restante e gostei bem mais assim polido hehehehe.

fiz uma pequena mudança no suporte do tubo CAI, com solda melhorada e o suporte e solda polidos tambem.
Imagem
Imagem
Imagem

tambem fiz um alinhamento melhor contornando bem a curva da caixa de roda, e estiquei mais o tubo.
Imagem

geral esta faltando a capa do filtro tive preguiça de gastar nisso agora. e o coletor e escape sao mais importante no momento.
Imagem

o sistema de filtragem agora ta terminado. so faltando a capa do filtro e as abraçadeiras.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por luiz sle »

Muito bonito polido! Projeto extremamente profissional, Rafaelo. Parabéns!

E esse escape aí? Tem mais detalhes?

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

obrigado Luiz, é, inox foi feito pra brilhar mesmo. é bem legal passar na maquina que polimento. o coletor e a junção estao feitas, so estou esperando chegar do CNC de um amigo as flanges feitas no soft e soldar na TIG. as flanges(coletor formato original desse motor + 2 triangular formato original 2.5" + 2 triangular formato original 2") todas sao 10mm 304 material muito dificil de se usinar. a qualidade dessas flanges sao eternas, nao empenam,nao enferrugem,etc. tudo de bom.

assim que terminar a montagem do coletor e da sessao flexivel eu faço um topico. vo colocar so uma previsa do que ja fiz. ta muito bunito e o principal bem construido esta bem como o soft disse.

nao esta soldado, apenas encaixado e com ponto de soldas. definitivo somente quando tiver as flange.


posição de fixação sera essa. utilizando o suporte e o local original do monza porem modificado pra esse sistema novo.
Imagem

todas as peças sao inox 304 incluindo suporte da sonda angular,flexivel,etc. a saida do flexivel faz a redução de 2.5" pra 2" o escape todo do carro sera nessa medida padrao aspirado. as flanges de 2.5 e 2" vai nessa peça do flexivel ao coletor e flexivel ao intermediario.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por luiz sle »

Muito bem construído Rafa! Meu pai tem todo esse material na firma, e realmente o que você está fazendo está ficando muito bom. As curvas já comprou pronta e apenas soldou, certo?

Qual solda tu usou?

Meu pai gostou muito do trabalho. Quando chegou perto do computador até arregalou os olhos. hahaha

Parabéns, Rafaelo.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder