Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Edelbrock
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Fev 2013, 09:24
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por Edelbrock »

Rafaelo escreveu: 01 Mar 2012, 12:32
mk_pontes escreveu:Gostaria de saber dos mestres do que mudanças seria necessárias para o usar o cabeçote roletado flex no meu Monza EFI e para eu rodar com álcool, que mudanças teria que fazer?
faça uma leitura completa no tópico, está respondido nele. Todo sistema de ignição via distribuição(eixo de comando) EFI, carburado, MPFI analógica GM tem que fazer rasgo da chaveta. No álcool não tem problema ele é flex e aceita qualquer um dos dois combustíveis.

Não vejo um investimento interessante roletado em um motor de Monza convencional. Ele é caro e tem que trabalhar a ponta do comando para acoplar o distribuidor e o ganho não será eficiente, já que injeções EFI são de baixo rendimento comparada a essa do flex 09-2011.
O ganho de potência seria muito baixo em um EFI 2.0 a álcool?
Mesmo colocando um comando Carlini e um coletor 4x1, por exemplo?
E alívio do volante compensaria tb?
Jachamposki
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Abr 2020, 00:48
Cidade: São José dos Pinhais
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Jachamposki »

Se os comandos são iguais nos diâmetros, por que não posso usar ele no cabeçote roletado? Não seria mais fácil do que fazer rasgos e adaptações?
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Jachamposki escreveu: 27 Abr 2020, 13:07 Se os comandos são iguais nos diâmetros, por que não posso usar ele no cabeçote roletado? Não seria mais fácil do que fazer rasgos e adaptações?
A parte traseira dos comandos, são diferente do roletado e os demais. A curva de avanço e etc, não sei responder.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Leocastro »

O came do convencional tem quase o dobro de largura do roletado. E também tem os furos de lubrificação, que nos roletados não tem.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Edelbrock
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Fev 2013, 09:24
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por Edelbrock »

Edelbrock escreveu: 27 Jun 2019, 21:29
Rafaelo escreveu: 01 Mar 2012, 12:32
mk_pontes escreveu:Gostaria de saber dos mestres do que mudanças seria necessárias para o usar o cabeçote roletado flex no meu Monza EFI e para eu rodar com álcool, que mudanças teria que fazer?
faça uma leitura completa no tópico, está respondido nele. Todo sistema de ignição via distribuição(eixo de comando) EFI, carburado, MPFI analógica GM tem que fazer rasgo da chaveta. No álcool não tem problema ele é flex e aceita qualquer um dos dois combustíveis.

Não vejo um investimento interessante roletado em um motor de Monza convencional. Ele é caro e tem que trabalhar a ponta do comando para acoplar o distribuidor e o ganho não será eficiente, já que injeções EFI são de baixo rendimento comparada a essa do flex 09-2011.
O ganho de potência seria muito baixo em um EFI 2.0 a álcool?
Mesmo colocando um comando Carlini e um coletor 4x1, por exemplo?
E alívio do volante compensaria tb?
Alguém saberia responder?
Responder