Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Bom pessoal resolvi criar um topico pra explicar e mostrar algumas das diferenças desses 2 cabeçotes roletado e convencional, um antigo e outro recente. no final do topico falo da experiencia superficial que vi ate o momento sobre esse cabeçote. esse cabeçote é novo completo do meu motor 2.0 2011 flexpower ultimo modelo ate o momento. aproveito pra responder algumas das duvidas que Eu e Nós temos a respeito desse "novo" sistema de acionamento das valvulas - LFVT (Low Friction Valvetrain) vulgo roletado, foi introduzido em linha nos vectra e astra desde 09 onde ouve varias modificiação no motor flexpower 140CV e uma delas esta o cabeçote. vamos pra pratica...

existem varias mudanças que foram feita nesse cabeçote, a parte fisica bloco(layout) nao foi alterada oque é bom pra quem queira usar ele em motor "monza" * seja Fase 1 ou 2.

*EFI, MPFI analogico - precisa modificar(criar o rasgo) na traseira do comando pra acionar o eixo do distribuidor. ou utilizar a bucha do distribuidor do antigo corsa. nao tem adaptaçao.
*Carburados - precisa modificar(criar o rasgo) na traseira do comando pra acionar o eixo do distribuidor. ou utilizar a bucha do distribuidor do antigo corsa, bomba eletrica, regulador de pressao(dosador), rele, fios, suporte bomba, filtros. e retrabalho no coletor do carburador Fase 1 ou 2. precisa de adaptaçao.


Oque mudou.
* Balancin
* Tucho
* Guia de valvula
* Valvula de alivio
* Valvula
* Chapeu - valvula
* Trava - valvula
* Base - valvula
* Mola - valvula
* Comando
* Cabeçote
* Duto Admissao

Oque nao mudou.
* Gaiola / Tampa
* Retentores - valvula e comando
* Duto Escape
* Perfil camara de compressao
* Layout's (bloco,coletores escape,admissao)
* Trava - comando
* Juntas

como podem ver mudou praticamente tudo, abaixo o visual de cada mudança.

Comando
- Colos de suporte: tiveram redução na largura, mas o diâmetro e lubrificação nao foram alterados.
- Cames de acionamento: foi todo reformulado sao mais estreitos, sua curva de acionamento é mais "mansa" arredondada evitando ruídos e desgaste no balancim, nao tem mais lubrificação centrifuga(sem furo de lubrificação nos cames). a lubrificação é estática, proveniente do balancim quando apertado, espirra oleo em cima do rolete.

esquerda é do roletado.
Imagem
Imagem
Imagem

Valvulas Adm e Esc
- Rasgo das travas: agora é dupla é mais fina, no resto nao foi alterado grau,diametro da aste,diametro,perfil da cabeça,altura. a valvula é a mesma so mudaram o esquema de trava.
Imagem

Balancim e Tucho
- Tucho: foi todo projetado do zero. ele é menor, tem mais drenos que o convencional, no interior um pela base e outro pela lateral, o eixo pilo é mais fino,entre outros.
Imagem
Imagem

- Balancim: esse é o famoso rolete mas nao é por rolamento e sim por um eixo interno, ele tem uma trava parcial no alojamento do tucho.
Imagem

Molas e Travas
- Molas: sao mais leves no acionamento, o arame é mais fino e tb o diametro.
- Travas: agora sao duplas como em outras valvulas de motores diferentes como do civic. se uma falhar tera a 'auxiliar'
Imagem
Imagem

Duto Admissao
- Duto: foi aumentado o diametro do duto da admissao passando dos tradicionais 33mm pra 36mm. perfil interno identicos, obs ja comecei os upgrades como visto em um dos dutos :D
Imagem

Guia de Escape
- Guia: o guia do escape encurtaram ele, ficou bem curtinho. outra hora tiro a foto.


imagens geral
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Resumo: bom oque vi foi o seguinte, seu acionamento das valvulas é extremamente leve. no cabeçote tradicional com uma mao tu nao vira ele, mas nesse roletado vira apenas usando uma mao de tao leve que ficou.(teste realizado apenas com 2V). o aumento do diametro da admissao é uma das modificações bastante importante pra quem quer aumentar a potencia principalmente aspirado.

Pontos positivos: sendo mais leve pra acionar as valvula se ganha em muita coisa. primeiro o consumo, reduzindo a força de acionamento o motor gera menos carga gastando menos e produzindo mais potencia, no quesito ruido sao mais silenciosos, sao mais eficiente,partidas a frio mais facil,toleram mais giro.

Ponto negativos:. comando esportivo no BR tem uma empresa que fabrica mas é carissimo ainda é novidade no mercado, preço do cabeçote ainda é caro em relaçao ao convencional.

entao se predente usar ele em outros motores ficam atentos a esses pontos. a instalação é possivel em qualquer monza desde que se completem esses pre requisitos citado acima. nos carburados o pessoal lembro muito bem dos desafios, o custo nao compensa por, mas nada impede a adaptação(uso cabeçote carburado). os injetados é plug and play original, isso ae :smt023


usuario que instalou de forma original sem adaptação em seu monza MPFI.
viewtopic.php?f=49&t=25706
Editado pela última vez por Rafaelo em 05 Jul 2011, 23:53, em um total de 2 vezes.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por teste »

Otimo topico show... so espera uns anos pra fica barato rs t+
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por Leocastro »

Ótimo ein Rafaelo!
E, uma dúvida, será este, o fim das batidas de tuchos?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leocastro escreveu:Ótimo ein Rafaelo!
E, uma dúvida, será este, o fim das batidas de tuchos?
pois é, meu vizinho tem um e o dele e bem silencioso. esse motor usa oleo fino 5-30 e nao bate nada quando liga.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo escreveu:
Leocastro escreveu:Ótimo ein Rafaelo!
E, uma dúvida, será este, o fim das batidas de tuchos?
pois é, meu vizinho tem um e o dele e bem silencioso. esse motor usa oleo fino 5-30 e nao bate nada quando liga. ele tem captiva e bastante silencioso.
Certo.
Vamos a um exemplo, se eu quisesse colocar no meu Monza, eu teria que usar outro tipo de óleo?

Outra dúvida, pra colocar no motor original do monza meu, preciso trocar tudo isso listado acima por ti?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por Rafaelo »

esses roletes sao feitos pra oleos mais finos ja que nao tem lubrificação ativa nos cames e sao mais delicados assim como nos 16V, como o conjunto de baixo praticamente é o mesmo talvez daria pra usar esse oleo 5w30.

a troca teria que ser completa do cabeçote. ja a gaiola é a mesma, porem o comando tem que trocar pelo reletado tb. o ideal é a troca completa do conjunto toda a parte de cima. se achar por um bom preço usado vale apena.

obs: digitei errado o vizinho é de um astraflex que usa o mesmo motor que o meu. o outro do captiva usa o 2.4 16V ecotec
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por Leocastro »

Entendido!
Porém, creio que teria problemas do coletor do carburado, ele encaixa no cabeçote?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Mensagem não lida por Rafaelo »

ah bem lembrado! sim tem esse problema. teria que fazer adaptação no coletor. nos injetados MPFI e EFI é plug and play os coletores de admissao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder